Discussão:Mouros
Adicionar tópicoMouras e Mouros
[editar código-fonte]Questão de Ega
[editar código-fonte]Mouras não tem nada a ver com mouros. Mouras são figuras do maravilhoso popular Português, mouros são os Arabes. —o comentário precedente não foi assinado por Ega (discussão • contrib.) em 27 Jul 2006, às 02:51 (UTC)
Resposta de Vitor Madeira
[editar código-fonte]Olá Ega! Presumo que esteja a referir-se directamente ao artigo das Mouras encantadas. Caso assim seja, permita-me que disce da sua opinião, uma vez que todo o território sul e algum do território centro de Portugal foi efectivamente ocupado por povos denominados Mouros, o que poderia explicar, em parte, a origem do termo. De qualquer das maneiras, se consultar o artigo, verificará que existem várias explicações para a origem do termo.
Por outro lado, e em relação ao termo Mouro, julgo que o artigo aqui na Wikipédia está incompreensivelmente parcial e a necessitar de revisão, o que poderá explicar a sua corrente de pensamento. Cumprimentos, --Vitor Madeira 08:54, 27 Julho 2006 (UTC)
Resposta de Ega
[editar código-fonte]Obrigado Vmadeira, você está a me dizer para eu consultar as varias definições que eu coloquei na pagina das mouras encantadas!!? Você apenas reescreveu o meu texto (não tinha nenhuma contibuição anterior antes de eu ter criado a pagina). O comentario acima é para alertar que existe uma necessidade de diferenciar a moura (lenda) da moura (muçulmana). Parece que estamos a andar ás voltas neste assunto. Ega 09:14, 28 Julho 2006 (UTC)
Caucasóides?
[editar código-fonte]Acho que esta questão está equivocada, as populações do norte da África não são Caucasianas (brancos vindos da região do Cáucaso), e sim em sua maioria semitas, os semitas não são negros, mas também estão longe de serem brancos. A conquista total da região norte da África ocorreu sob a Dinastia Omiada do Império Árabe, uma dinastia que era originária de Meca, mas não era ligada ao profeta por laços sanguineos. A população do norte da Africa é majoritariamente semita de origem Árabe, porém, o contato com povos Camitas (Africanos subsaharianos) e a conversão desses povos ao Islã promoveu uma interação entre eles, uma miscigenação mesmo. Consequentemente muitos dos chamados Mouros eram sim negros. Só pra citar o exemplo, o Imperador de Mali Sundiata Keita era negro, se converteu ao Islã e liderava um império no norte da África no séc. XIII, as caravanas comerciais Malinesas iam e viam por todo sahara, o ouro da cidade malinesa de Tombucto circulava por todo o deserto, e os comerciantes malineses tbm eram chamados de Mouros. Outro exemplo que podemos citar é o caso do Egito Antigo, que sempre teve dentro de seu império populações nubias (negros), sendo inclusive provável e até já existem historiadores que trabalham com a informação de que houverem faraós negros, tal é a aproximação entre os africanos subsaharianos dos saharianos. Sem dúvida, a maioria da população mourisca não era negra, mas falar em população branca também é forçar demais.
vergonha de sua ancestralidade
[editar código-fonte]tanto os povos da Espanha quanto de Portugal, da Itália e Grécia, Turquia e Egito, são povos mediterrâneos, não são escandinavos. Achar que os mouros não poderiam ter a pela da cor branca, mesmo não sendo descendentes dos suecos é imbecilidade.
Por que há tão pouco sobre os mouros em português? os portugueses tem vergonha de sua ancestralidade?
Fontes: VERNET, Juan. As Origens do Islã. FERRO, Marc. História das colonizações. CARDOSO, Ciro Flamarion. O Egito antigo.
João Guilherme Alves Bastos Professor de História—o comentário precedente deveria ter sido assinado por 187.24.213.141 (discussão • contrib) 03h08min de 15 de maio de 2011 (UTC)