Discussão:Norma-padrão

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Para mim esta exclusão foi muita, deixo o aviso para que não caia no esquecimento e alguém mais entendido possa separar os fatos das opiniões pessoais.--pédiBoi (discussão) 01h47min de 29 de Julho de 2008 (UTC)

Por quê apagaram o que estava escrito neste artigo ? Acho que o texto, o artigo em si ficou muiiito vago, com muita pouca informção. Antes de apagarem estava bem melhor. Tinha muitas informações. Uma parte que eu gostei de ler foi da diferença de norma culta e norma padrão, que já foi apagada. Espero que alguém melhore este artigo. --Leandro Moreira Nascimento (discussão) 00h18min de 3 de Outubro de 2008 (UTC)

Ficheiro:Evelyn
Bilhiro

Norma culta vs. norma padrão.[editar código-fonte]

Não somente condordo com o Leandro acima, como também adiciono que, vendo as versões antigas da página, o problema não era pesquisa original, e sim carência de fontes. A diferenciação entre normas culta e padrão é algo que o Bagno faz há eras, e que provavelmente foi deletado apenas por puristas (leia-se, o equivalente lingüístico dos Normais


Mudança no nome da página e atualização do conteúdo[editar código-fonte]

Embora o conteúdo atual das discussões não deixe claro isso, pelo que vejo já houve uma discussão sobre a questão da nomenclatura norma culta e norma-padrão (por um usuario não assinado). Eu movi a página bem como atualizei o emprego do termo no artigo todo devido ao fato de que o uso do termo norma culta é preconceituoso, inadequado, e inaceitável nos tempos atuais. Eu coloquei um pouco da discussão do termo e dos argumentos no corpo do artigo, uma vez que é diretamente relevante para seu conteúdo. Algumas referências tive que atualizar, uma vez que as antigas fontes não se encontravam mais disponíveis.

Acredito que alguém precisaria atualizar aquela tabela, também, e remover aquela coluna de "dialetos não-padrão", que ao meu ver não faz o menor sentido (ou ajustar para que faça sentido). Da forma que se encontra me parece enganoso e reafirma preconceitos puristas. Bruno Moreira Guedes (discussão) 21h15min de 29 de Dezembro de 2019 (UTC)