Saltar para o conteúdo

Discussão:Novo São Joaquim

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

HISTÓRICO DE NOVO SÃO JOAQUIM Professor Jerônimo David Dias de Campos E-mail: profcampos@ig.com.br

Primeiros Colonizadores

O território era primitivamente habitado pelo povo indígena Xavante, os primeiros homens-brancos que aventuraram-se à região foram o Sr João David e família, principalmente o Sr Pedro David e Sr Manoel Pereira Brito, em 1960, Sr Damásio Moreira Lima e Sr Paulo Brito, em 1961 e Sr José Gery David, em 1962.

Povoado da Gleba Aldeia

Durante a década de 60 formou-se um pequeno povoado em um local onde havia uma pequena aldeia indígena chamado de Gleba Aldeia, onde se encontrava vários moradores, destacando-se Sr José Nunes da Silva, sua esposa e filhos, principalmente o Sr Divino Nunes da Silva, que foi o primeiro professor leigo do povoado e proprietário da única casa de produtos Farmacêuticos da localidade. Mas esse produto não prosperou, indo logo após a decadência. No ano de 1965, houve uma Invasão de Terras na Região de Cachoeira da Fumaça, dando origem posteriormente ao assentamento da Cachoeira da Fumaça.

Povoado de São Joaquim do Rio Manso

A fundação de Novo São Joaquim deu-se com o início do povoado de São Joaquim do Rio Manso no dia 29 de Junho de 1972, onde o Sr Olímpio José Martins, procedente da Cidade de Novo São Joaquim, no Estado de Goiás. A origem do povoado de São Joaquim do Rio Manso foi escolhido em homenagem ao doador dos lotes, Sr Joaquim Rodrigues Sôto, e pelo fato da empresa de ônibus, que fazia linha da Cidade de Barra do Garças para o Distrito de Toricueje, que era a Vila mais próxima, chama-se Viação Rio Manso. Os registros demonstram que a primeira Escola para o ensino regular funcionou em 1976, com o nome de Escola Municipal de 1º Grau Machado de Assis, da Prefeitura Municipal de Barra do Garças, tendo como primeiros professores a Sra Ana Ferreira Martins, Sra Aparecida de Jesus e Sra Amélia. No ano de 1977 trocou-se o nome da Escola Municipal de 1º Grau Machado de Assis, passando a sua responsabilidade para a esfera do Estado de Mato Grosso.

Criação do Distrito de Novo São Joaquim

Na década de 80 houve grande desenvolvimento, principalmente com a criação do Distrito de Novo São Joaquim, em 29 de 1981, com a Lei Estadual nº 4.322. O Distrito de Novo São Joaquim recebeu forte influência de colonização desenvolvida pelo moderno movimento de migração patrocinado pelos incentivos fiscais do governo federal e devido a correção do solo do cerrado trouxe várias pessoas de todos os cantos do país, principalmente dos Estados do Sul, Nordeste e Centro-Oeste.

Criação do Município de Novo São Joaquim.

A resposta do rápido crescimento veio com a criação do Município de Novo São Joaquim, que deu-se em 13 de Maio de 1986, com a Lei Estadual nº 5.007. A instalação oficial deu-se com a posse do Sr Jerônimo de Carvalho David como primeiro prefeito eleito, Sr Sebastião Rodrigues Roque como vice-prefeito e os vereadores: Sr Antônio Andrade, Sr Divino Nunes da Silva, Sr Florentino Alves Moreira, Sr João César Lopes Araújo, Sr Miguel Mesquita Marques, Sr Paulo Alves de Brito e Sr Sebastião Pereira da Silva. Ainda no ano de 1989 a Prefeitura Municipal de Novo São Joaquim em convênio com a Secretaria de Estado de Educação, inaugurou o novo prédio da Escola Estadual na cidade de Novo São Joaquim, passando à rua Divina Madalena nº 332, centro, mudando o seu nome para Escola Estadual de 1º e 2º Graus Diniz Alves de Toledo e transferiu seus alunos do antigo prédio. Ainda no ano de 1989 houve a oficialização da Lei de doação do Terreno do Município de Novo São Joaquim para o Estado de Mato Grosso, onde localiza-se e funciona a Escola Estadual de 1º e 2º Graus Diniz Alves de Toledo.

Dados Geográficos

O Município de Cuiabá deu origem ao Município de Araguaia, Araguaia deu origem ao Registro do Araguaia, Registro do Araguaia deu origem a Araguaiana, Araguaiana deu origem a Barra do Garças e Barra do Garças deu origem a Novo São Joaquim.

O Município de Novo São Joaquim localiza-se na região leste do Estado de Mato Grosso, no Médio Vale do Araguaia. No centro da região Centro Oeste do Brasil. Com as coordenadas 14º 54’22’’ latitude sul e 53º 00'57’’ longitude Oeste de Greenwich. Limita-se ao norte com o Município vizinho de Campinápolis, à Nordeste com Nova Xavantina ao Sul com General Carneiro, à Sudeste com Barra do Garças, à Sudoeste com Poxoréo, à noroeste com Paranatinga e à Oeste com Primavera do Leste e Santo Antonio do Leste.

Novo São Joaquim possui um clima quente e subúmido, apresentando quatro meses de seca, entre os meses de Maio à agosto.

Precipitação média das chuvas dentro do ano aproximadamente 1.750 mm, com intensidade máxima em Dezembro à Fevereiro. A temperatura média anual é de 24ºC, máxima de 38ºC e mínima de 0ºC.

O relevo predominante é o planalto, com Chapadas que constituem o planalto Central Brasileiro, seu solo quando corrigido é ótimo para tocar lavoura, já a região da Cidade de Novo São Joaquim apresenta-se cheia de ondulações. A região localiza-se dentro da Depressão do Araguaia.

A vegetação predominante é o cerrado típico de clima tropical, com presença de manchas de Cerradão, matas ciliares e matas de encostas. A flora de Novo São Joaquim é muita rica, cantando com várias espécies vegetais do Cerrado e outros do Cerradão.

A fauna é composta de animais do cerrado e Cerradão, é riquíssima, apresentando grande números de espécies de animais.

As águas do Município de Novo São Joaquim contribuem para as grandes bacias Amazônica e Tocantins - Araguaia, tendo como principais Rios Culuene e Rio das Mortes.

O município é um dos maiores do Estado de Mato Grosso, representando aproximadamente 10% da Área do Estado e 1% da área do Brasil.

Feriados e Datas Comemorativas

Os feriados Municipais ocorrem no dia 13 de Maio, onde se comemora as solenidades do Aniversário da Cidade de Novo São Joaquim e eventualmente, com o falecimento de alguma autoridade ou pessoa pioneira.

Algumas datas se tornaram tradicionais como:

• 06 de Janeiro, Santos Reis • 20 de Janeiro, São Sebastião • 13 de Maio, Aniversário da Cidade • 13 a 29 de Junho, Festa Junina • 04 de Julho, Divino Pai Eterno • 05 de Agosto Festa do Peão

Economia

O município de Novo São Joaquim está caracterizado como Município eminentemente agrícola, predominando os produtos: soja, algodão , milho, arroz e banana.

No ano de 2002, segundo o IBGE, a área plantada das principais culturas agrícolas foram:

• Soja = 58.200 Hectares • Algodão = 12.360 Hectares ( 10º maior produtor de Mato Grosso ) • Milho = 5.250 Hectares • Arroz = 1.700 Hectares • Banana = 952 Hectares

Em relação à pecuária, a criação de bovinos prevalece sobre suínos, aves e eqüinos.

No ano de 2002, segundo o IBGE, existiam:

• Bovinos = 194.713 cabeças • Aves = 25.417 cabeças • Suínos = 4.405 cabeças • Eqüinos = 2.469 cabeças

O setor industrial, ainda tímido, mas com aceleração, vem despontando, embora esteja ligada muito à agricultura, principalmente com Laticínios.

No ano de 2002, segundo o IBGE, existiam:

• Vacas ordenhadas = 3.911 cabeças • Produção de leite = 2.780.721 litros

População

No ano de 2000, segundo o IBGE, a população residente do Município de Novo São Joaquim era 7.583 habitantes, sendo 4.127 homens e 3.456 mulheres e 3.324 pessoas residente na zona urbana e 4.259 pessoas na zona rural.

Iniciar uma discussão sobre Novo São Joaquim

Iniciar uma discussão