Discussão:Omeprazol

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O fármaco Omeprazol está incluído no grupo de inibidores da bomba de protões (IBP), que são inibidores da secreção ácida gástrica. Outros inibidores da bomba de protões incluem: Esomeprazol, Pantoprazol, Rabeprazol e Iansoprazol; todos eles são compostos benzimidazólicos. O Esomeprazol é um isómero do Omeprazol, pelo que deveria ser mais potente e ter menor espectro de reacções adversas do que este, mas tal não acontece: a potência é semelhante bem como o espectro de reacções adversas. Estes fármacos inibem de forma irreversível a bomba de protões, e consequentemente o seu efeito é de alguns dias, apesar da semivida destes medicamentos ser de cerca de duas horas. Necessitam de se converter numa forma protonada, devendo por isso ser administrados em jejum ou antes das refeições - o meio ácido do estômago facilita a formação da forma protonada.


Mecanismo de acção dos IBP's[editar código-fonte]

1)Os inibidores da bomba de protões são bases lipofílicas fracas, pelo que são transportados através das membranas das células parietais para o meio ácido canalicular

2)O meio ácido, faz com que os fármacos captem iões H+,convertendo-se na forma protonada, tornando-se sulfenamidas protonadas 3)Formam então uma ligação covalente com a bomba de protões (H+/K+-ATPase), efectuando uma inibição irreversível que dura alguns dias.

O Rabeprazol forma uma ligação parcialmente reversível e é activado num intervalo amplo de pH. Todos os fármacos são bem absorvidos via oral.

Reacções Adversas dos IBP's[editar código-fonte]

As mais frequentes são: cefaleias, diarreia, rash, náuseas e obstipação. As reacções adversas mais graves são muito raras (ex: hepatite e nefrite). Em tratamentos muito prolongados, a absorção de vitamina B12 pode diminuir.

Eficácia e Tratamento[editar código-fonte]

São fármacos muito eficazes na redução da produção de HCl, sendo utilizados na doença do refluxo gastroesofágico, na úlcera gástrica/duodenal, na gastrite e síndroma de Zollinger-Ellison. A sua eficácia na dispepsia é menor.

No tratamento da esofagite erosiva: Usa-se Lansoprazole 30 = Esomeprazole 40 = Pantoprazole 40 = Omeprazole 40

Para o alívio sintomático, utiliza-se: Lansoprazole 30 e Omeprazole 20 ou Pantoprazole 40 e Esomeprazole 40

Para a manutenção utiliza-se: Rabeprazole 10 ou 20 = Omeprazole 20