Discussão:Osho

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Veja, eu não sou seguidora de Osho, mas acho que o conteúdo deste artigo deveria ser mais biográfico, o que vocês acham?

Deveria, se fosse o artigo sobre Rajneesh. Quando foi criado, era um artigo sobre o título "Osho" de que ele se apropriou indevidamente. Luis Dantas 19:02, 24 Janeiro 2007 (UTC)

Eu sou discípula de Osho - seguidores ele não tem -, e a bem da verdade relato:

'Osho' é uma palavra japonesa que significar "comunhão com a existência". Quando um Mestre é reconhecido assim, significa que ele e a Existência são um só.

Mundialmente, o título é mais divulgado por seu uso para o Mestre Osho - conhecido oficialmente como Mohan Chandra Rajneesh, o Mestre tornado polêmico pela mídia e alguns governos ocidentais.

O fato da palavra 'osho' ter sido usada por budistas na antigüidade, não significa que seja uma palavra com reserva de mercado.

E tampouco torna legítimo o uso fraudulento - e mentiroso - desse título pelo Rajneesh ou por seus discípulos... Luis Dantas 19:02, 24 Janeiro 2007 (UTC)

Osho nunca foi budista, nem teve qualquer outra religião, mas se você quiser compreender o budismo terá necessariamente de ler os livros de Osho sobre os Mestres Budistas - esta opinião que reproduzo neste trecho, é de mestres do zen, no Japão. Quando ele comenta os velhos textos dos budas antigos, ele não se refere ao budismo formal aprendido popularmente, mas ao significado profundo dos ensinamentos de Gautama, O Buda - ensinamentos que foram banidos da Índia pela elite hinduísta, a qual Buda não deu apoio nem poderia dar.

Decida, ele fala ou não em nome do Budismo? E se não fala, por que usar um título budista para ele? Luis Dantas 19:02, 24 Janeiro 2007 (UTC)


Do mesmo modo, Osho não deu nenhum apoio a seja qual for a religião conhecida no momento. Sabendo-se o poder de todas as religiões, fica mais fácil saber porque Osho foi tão tremendamente banido do meio do povo e tão caluniado. Atualmente, ele está reservado aos que têm condição de buscar, aos que já compreenderam que tudo o mais é puro mercado religioso. Mas ele pode ser encontrado em livros, vídeos, DVDs, K7s, e no site oficial: www.osho.com - e outros ligados a discípulos fora da Índia, como: www.iis.com.br/~samashti e www.osho_brasil@uol.com.br .

Num de seus discursos sobre o Zen, precisamente no livro não publicado em português "Zen: The Diamond Thunderbolt" (Zen: O Raio Diamantino)no capitulo 2 - Liberto, finalmente -, lê-se o seguinte:

"'Osho' é uma palavra muito respeitosa. É um modo de chamar alguém quase de divino. Ela é, em essência, tão respeitosa, que somente um discípulo chama um mestre de "Osho"." Foi devido a isso que, quando ele abandonou todos os seu nomes e títulos, alguns discípulos começaram a chamá-lo de "osho", e todos nós aderimos ao título, pois já havíamos ouvido a origem do título.

Osho nunca mostrou crer em Deus. Portanto, essa seria a última coisa que ele diria de si mesmo. Ao contrário, ao invés de dizer "Deus é Amor", ele disse "Amor é Deus" ( Leia em "Zarathustra: A God That Can Dance", Da Virtude Dadivosa, segunda parte ).

Amor, Liberdade e Consciência são suas propostas existenciais. De tanto sermos dependentes da palavra "Deus", ele não poderia deixar de citá-la, mas tentou de todos os modos - PRINCIPALMENTE FORNECENDO OS MEIOS PARA AMPLIARMOS NOSSA CONSCIÊNCIA - fazer-nos compreender que essa palavra é apenas um truque da antigüidade. Sim, ele disse que todos os homens são deuses esquecidos de si. E criou os meios para nos lembrarmos disso, não ficou na pregação. Eis por que ele é tão perigoso para o "status quo".

"Ficou conhecido na 'midia' como o guru do sexo e dos ricos - em função da frota de 91 Rolls-Royces que existia em sua comuna. Acusado de perversão, realização de lavagem cerebral e sonegação de impostos, foi deportado dos Estados Unidos para a Índia, onde morreu de Aids."

Assim seus inimigos, os que querem preservar seu poder nesta terra, dizem para o homem incauto e medroso. Ele foi realmente acusado de tudo isso, pelo governo americano. E denunciou tudo isso a seguir, todo o absurdo que viveu naquela que era conhecida como a democracia na terra. Atualmente quase todos sabemos que não é bem assim.

"Nos EUA, respondeu por 35 acusações e foi condenado a dez anos de prisão com sursis. Foi expulso também da Grécia, foi rechaçado da Alemanha e da Espanha, só conseguiu entrar na Irlanda porque seu piloto alegou ter um doente a bordo. Sua secretária Sheela Birustiel-Silvermann (Ma Anad Sheela) foi extraditada da Alemanha, onde estava no cárcere em Bühl, e foi condenada pelo tribunal federal de Portland (Oregon), em 86, a quatro anos e meio de prisão, por fraude e envenenamento alimentar. A investigação revelou que centenas de jovens mulheres foram constrangidas a aceitar uma operação de esterilização."

É desrespeitante esta linguagem!


Parece que os budistas têm muito medo do desarranjo que Osho pode trazer à suas "tradições"...

É verdade, eu tenho mesmo aversão a picaretas mentirosos. Luis Dantas 19:02, 24 Janeiro 2007 (UTC)

Eles fazem coro com o governo americano, ONDE O BUDISMO TRADICIONAL É MUITO BENQUISTO, pois parece que todos já sabemos como funciona a Justiça Norte-americana: sempre há como fazer um trato.

Calúnias, calúnias... Luis Dantas 19:02, 24 Janeiro 2007 (UTC)

Nos seus discursos logo após sua "expulsão" dos EUA, ele contou tudo detalhadamente e nunca foi rebatido. Seus advogados fizeram um trato com o Procurador da República de lá e ficou resolvido que Osho deveria aceitar ter cometido 40 transgressões à lei, pagar milhões de dólares e sair sem poder voltar por 5 anos. Tudo isso foi feito.

O que os budistas acima não contam, é que Osho foi envenenado com metais pesados e que morreu disso, 5 anos depois.

O tálio radiotivo é lenda urbana, kemosabe. História para glorificar e apresentar Rajneesh como "vítima do sistema". Se fosse verdade Rajneesh seria completamente calvo como consequência. Procure ler mais e de autores mais imparciais. Luis Dantas 19:02, 24 Janeiro 2007 (UTC)

Os sintomas são muito parecidos com os da AIDS - deficiência imunológica, fraqueza e dores em geral. Esses sintomas deveriam tê-lo morto em 2 anos. Foi quando publicaram de repente, em todos os jornais do mundo, que Osho estava com AIDS. Mas a coisa foi muito outra. Os que sabem o que acontece com envenenamento por Talium - como disseram os laboratórios da Inglaterra, do Japão, da Índia e mais outros -, sabem como a coisa se passa.

Leia acima. E me diga, por que será que o principal Ashram de Rajneesh até hoje exige exames de HIV de quem lá entra? Como você pode saber se ele tinha ou não AIDS? Luis Dantas 19:02, 24 Janeiro 2007 (UTC)


Em nome da verdade. Delba Monducci.

Sim, em nome da verdade, e contra lendas urbanas interesseiras e oportunistas. Luis Dantas 19:02, 24 Janeiro 2007 (UTC)

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Osho" Categorias de páginas: Budismo | Ministros de culto religioso

Já existe um artigo sobre Rajneesh. Este aqui se tornou indevidamente o que na Wikipedia inglesa é chamado de "POV Fork" e descaracteriza a intenção original, que é comentar o título Zen Budista, e não o picareta que dele se apropriou.

Recomendo reverter à versão de 28 de janeiro de 2006 e transferir alguma eventual informação que tenha sido acrescentada desde então para o artigo correto, ou seja, Rajneesh. Luis Dantas 19:06, 24 Janeiro 2007 (UTC)]

Texto longo, sem wikis, com linguagem literária, não usual na Wikipedia. Típico de "ctrl+C/ctrl+V". Yanguas 16:27, 21 Maio 2007 (UTC)

Correto. [1] [2] Jayen466 21h04min de 7 de Junho de 2007 (UTC)