Discussão:Palestina (região)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

- Sou novato e não sei bem como proceder. De qualquer forma acho que o artigo é simplório em face da quantidade de vezes que a palestina frequenta o noticiário dos diários. - Contribuo com informe histórico que se extrai do próprio nome 'palestina' que se originou de 'philistaius' que era o povo Filisteu, de que trata a Bíblia no episódio de Sansão e Dalila, erroneamente tido por povo semita. - Mas segundo Toynbee, Anequin e outros, este povo tem ancestrais creto-micenianos e foram impulsionados pelas sucessivas invasões gregas a se deslocar para o sul do mediterâneo se estabelecendo na atual Faixa de Gaza à época em que os Jebuseus ainda eram senhores de Jerusalém, antecedendo portanto ao estabelecimento dos judeus na região. - A atual cultura árabe teria decorrido da respectiva dominação posterior.

- Temendo não estar autorizado à edição, colsulto o autor para, se julgar relevante o informe, acrescê-lo.


Os autores dos artigos somos todos nós. Pode contribuir a vontade, só não é permitido copiar para cá texto de outro autor que não seja de domínio público ou licenciado pela GFDL. Sugiro que você se registre na wikipedia, para isso clique em entrar no canto superior direito.
Atenciosamente,
gbitten 20:24, 8 Dez 2004 (UTC)

Parágrafo desnecessário[editar código-fonte]

-"Há alguns anos, porções dispersas dessas duas áreas foram oferecidas por Israel e passaram a ser administradas pela Autoridade Palestina, mas, devido à estratégia defensiva de expansão territorial e seus ataques violentos contra os terroristas palestinos, esses territórios e sua população estão sob constante ameaça." -Este parágrafo está confuso e desnecessário, acredito que seria melhor remove-lo.

ocupadas militarmente por Israel em 1967, após uma crise militar desencadeada pelos serviços secretos da União Soviética

Alguém tem alguma referência pra essa informação? Vou editar o artigo mais tarde (a "crise militar desencadeada pela USSR" costuma ser chamada de Guerra dos Seis Dias").

  • trata-se, evidentemente, de eufemismo proleptico.
  • enfim alguém se anima a aclarar os fatos tais como ocorreram.
The Soviet Union, wanting to involve Egypt as a deterrent to an Israeli initiative against Syria, misinformed Nasser on May 13 that the Israelis were planning to attack Syria on May 17 and that they had already concentrated eleven to thirteen brigades on the Syrian border for this purpose. In response Nasser put his armed forces in a state of maximum alert, sent combat troops into Sinai, notified UN Secretary General U Thant of his decision "to terminate the existence of the United Nations Emergency Force (UNEF) on United Arab Republic (UAR) soil and in the Gaza Strip," and announced the closure of the Strait of Tiran.

Extraído de [1]

O texto en:Six day war também faz menção a essa manobra soviética do dia 13 de Maio.

Já tinha ouvido isso de outras fontes, também.

Enfim, fica aqui a confirmação. Por outro lado, o assunto é tão complexo que este artigo será uma tarefa delicada. Vamos com calma. --Joaotg 19:55, 3 Jun 2005 (UTC)

Obrigado, João. Podemos incluir de volta, mas do jeito que estava escrito, parecia que não houvera nenhuma guerra, e a frase "(...) desencadeada pela USSR" dá a entender que os países árabes não tinham intenção de atacar Israel. Rcaetano 06:44, 5 Jun 2005 (UTC)


Pois é, é um assunto muito delicado. Não insisto nesse ponto. Quem quiser completar o artigo que o faça com cuidado. --Joaotg 07:15, 5 Jun 2005 (UTC)


sobre a Palestina ...[editar código-fonte]

O Sr. Joaotg vai mostrando a que veio... está aqui não para esclarecer efetivamente, mas para obscurecer a questão com informações irrelevantes para uma discussão honesta. A sua atitude ao tentar desqualificar outras posições, só demonstra a sua dissimulada parcialidade: os seus aflitos comentários sobre o "anónimo", acusando-o levianamente de anti-semita, demonstram claramente que é um membro da insidiosa patrulha sionista em ação.

Alfredo Braga


P.S.:

A página "anti-semita" à qual o Sr. Joaotg quer se referir, certamente é o excelente ensaio da Comissão Justiça e Paz, A Palestina.


A página que o anónimo tentou promover foi uma página de onde consta entre outras coisas isto:

"Em todas as nações onde estão instalados — atropelando os órgãos competentes, como o Ministério Público e o Poder Judiciário, e em grosseira afronta aos governos e às instituições nacionais — surgem inúmeras organizações judaicas como a fascista Liga Anti-Difamação, a hipócrita Beth-Shalom e centenas e centenas de outras, com as mais variadas aparências e fachadas, mas cuja implícita função — além da disseminação de informações deturpadas e de contra-informação — é monitorar e patrulhar os cidadãos comuns que tenham opiniões diversas daquelas da conveniência e dos interesses judaicos.
As ações de intimidação dessas "entidades religiosas", nem sempre dissimuladas, vão desde insinuações maldosas, dificuldades e empecilhos criados no ambiente de trabalho — com estratégias semelhantes às do assédio moral — até à perda de cargos e empregos, ou mesmo destruição de carreiras profissionais — o que é uma espécie de lento assassinato — e por fim, a assassinatos, como o de Naji Al-Ali.
Os recursos para sustentar essas organizações parasitas não vêm — como se faz entre as pessoas honestas — das suas comunidades e associações judaicas, ou dos abarrotados cofres dos banqueiros judeus, mas são ladinamente subtraídos dos nossos próprios bolsos, através de certas "leis de incentivo" e de outras brechas e desvãos, por onde se exaurem aqueles recursos públicos que deviam ser destinados ao bem-estar e à educação do nosso povo.

(os destaques a negrito são meus)

O Sr Alfredo Braga parece querer lançar a confusão referindo uma outra página à sua escolha. Esta estratégia da mentira tem poucas chances de sucesso na Wikipédia, onde os actos dos usuários são transparentes. É só consultar os historiais das páginas. Deixo clara a minha posição: anti-semitismo e racismo não serão tolerados na Wikipédia. --Joaotg 23:30, 5 Jun 2005 (UTC)


A Wikipédia não é uma plataforma para spam de anti-semitas, neo-nazis ou racistas. Pouca sorte, Sr. Braga. --Joaotg 10:08, 6 Jun 2005 (UTC)


E também não pode ser uma plataforma para divulgação das ideias semitas--HistoriaReal 01:54, 12 Dezembro 2006 (UTC)


Gostaria de acrescentar os seguintes comentários e pedir que não sejam retirados, pois não são para proselitismo pessoal como os do sr. joaotg.


São explicações "históricas" como a desse sr. citando "Toynbee, Anequin e outros" (quase justificando a expulsão de um povo inteiro de dentro da sua própria pátria para esses pequenos territórios, agora guetos por trás de muralhas) que vão confundindo o público e escondendo a brutalidade com que os judeus investem por toda a Palestina. A frase de Gandhi: "A Palestina pertence aos palestinos, da mesma forma que a Inglaterra pertence aos ingleses, ou a França aos franceses.", parece que não surte efeito na mente dessas pessoas "aparentemente" tão bem intencionadas...


O anónimo que escreveu o texto acima é que teve o descaramento de apagar os textos nesta página. Quanto a proselitismo, para quem não tiver ainda entendido (poucos, certamente) este anónimo está a tentar à viva força colocar um link na Wikipédia para uma página com textos anti-semitas. A referida página começa com criticismos de Gandhi (podiam até mesmo ser de um judeu, há muitos que são críticos a Israel) mas continua com textos anti-semitas, que poderiam muito bem estar numa página de neo-nazis. --Joaotg 06:58, 5 Jun 2005 (UTC)

Anti-semita é você ![editar código-fonte]

Ser anti-semita, antes de mais nada é ser preconceituoso e detrator. Isto é, mentir descaradament sobre fatos históricos relevantes para atrair o olhar benevolente (ou melhor complacente), de pessoas para as viiolências praticadas dia-a-dia pelos Israelenses contra os Palestinos. - Neste ponto o Joaotg, mais que anti-semita, é um burro pois tenta encobrir o que é visível - pensa que sua conversa fiada convence a alguém. - A chamada "guerra dos seis dias" cujo epílogo é a com a construção do inusitado VERGONHOSO MURO que torna definitida o roubo de terras palestinas, produziu já de início entre 700000 e 900000 refugiados que fugiam em massa de terras ancestrais pelo terror espalhado pelas tropas Israelenses que, só em "Der Yassim" , vilarejo próximo a Jerusalém, assassinaram cerca de 100.000 civis, num episódio digno de constar do museu do holocausto ! ! ! - Como o Sr. Joãotg, ao par de promover as páginas judaicas, só tem espanhado injustificada PARCIALIDADE em todos os artigos relativos ao povo e cultura árabes (ver só a barbaridade cultural por ele cometida em fundamentalismo islâmico - e ver também o que TENTOU DESCARADAMENTE fazer em Islamismo, fica claro que estáprestando um deserviço ao bom poso judeu, está se monstrando um detrator, um preconceituoso de mão cheia, um desinformador e este sim pode ser chamado de anti-semita !

A todos os usuários da página Discussão: Palestina.

A ninguém foi dado o direito de esconder ou apagar a contribuição de qualquer participante, seja ele anónimo ou utilizador registado.

A "Questão Palestina", por suas características e natureza histórica já é por si só altamente polémica, e se para o seu estudo e esclarecimento não forem tomadas certas regras e procedimentos democráticos, traremos para esta página os fantasmas do Arafat ou do Ben Gurion, e a guerra continua.

O Sr. 555 não está agindo corretamente. Se não concorda com o utilizador anónimo, terá que argumentar, e não simplesmente apagar os seus comentários e acusá-lo de neo-nazista. Isto é muito primário e preconceituoso.

Saudações democráticas,

Um anónimo interessado nos seus direitos

Da confusão[editar código-fonte]

Vejam isto e, por gentileza, não removam este link. Caso algum usuário peça esclarecimentos sobre o que ocorre, basta enviar este link.--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal vulgo Lugusto 21:04, 30 Outubro 2005 (UTC)

Corrigir nome: Salamino -> Saladino[editar código-fonte]

Eu quis corrigir um erro de ortografia, mas infelizmente a página está protegida... Em algum lugar do texto está escrito Salamino em vez de Saladino. Por favor, administradores, corrijam.

Não sou nem a favor nem contra muito antes pelo contrário, mas parece-me que para a criação de páginas sobre temas tão polêmicos, em que o relato histórico se mistura ao anti-semitismo ou anti-arabismo (parece que falam de planetas diferentes, tal a divergência), não seria mais válido adotar textos utilizados por exemplo, em grandes universidades de História (PUC, USP, etc.) sempre citando os autores de quaisquer livros mencionados? Ou seja, "profissionalizar" um pouco a questão? Afinal, a pior m... para a Wikipedia seria a invasão de páginas "tendenciosas", não importa para qual lado. Imaginem a página (nem sei se existe) "Coríntians", escrita por um palmeirense...ficaria muuuuito próxima da verdade...rsss. Por que o guerrero de fê nunca gela, não agrada o injusto e não amarela. O rei dos reis foi traido e sangrou na sua terra mais morre como homem é o premio da guerra ! a Dimas o primeiro, saude guerreiro...

O Povo Judiado da Palestina[editar código-fonte]

Gostaria de saber o seguinte: O povo da palestina milenarmente, sofre invasões, turcos, ingleses, etc... Pesquise a história e vocês verificarão que não usaram da violência. Povo nômade e pastoril. Pacífico. Até chegar os "Eleitos" que tomaram a força e jogaram o povo no maior Gueto da História da Humanidade (Gaza). ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Faixa_de_Gaza )

Agora pergunto:

Se o problema do "holocausto" foi na Europa, porque os palestinos tem que ser judiados?

Frandor

Foto do artigo[editar código-fonte]

q diabo é essa foto? não deveria ter esta um foto do territorio da paletina mais tem é um local de um tumba de sei la quem

Reconhecimento[editar código-fonte]

Como que ainda temos na wikipedia um artigo discriminatório como este?

O país Palestina já é reconhecido por vários países e ainda consta como apenas uma região do oriente médio?

Paulo o comentário precedente deveria ter sido assinado por 201.3.156.75 (discussão • contrib)

Não há nenhuma discriminação, a região é conhecida como "Palestina" muito antes da entidade nacional atual, na verdade até muito antes de árabes viverem na região. Aliás praticamente todas as outras Wikipédias também têm o verbete da região com este nome. RafaAzevedo disc 15h46min de 28 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]

Estado palestino[editar código-fonte]

Este artigo fala sobre a região histórica da Palestina, e não sobre o Estado palestino, portanto esta informação acrescentada por um "IP" deve constar do artigo referente ao estado, e não a este. RafaAzevedo disc 11h14min de 25 de agosto de 2011 (UTC)[responder]

A princípio não concordo muito com esta proposta, mas se for mover, Estado da Palestina viria  para este título? Caso sim, por equiparação a Israel, posso concordar.-- Leon saudanha 14h36min de 9 de maio de 2018 (UTC)[responder]

Não, a ideia é justamente desambiguar esse termo para acabar com a confusão. O Estado da Palestina não é mais relevante, ou comum, do que a região histórica, e vice-versa. No geral eu discordo, mas desse vez a en. acertou em colocar Palestina como Palestina (região) e usar esse nome genérico como desambiguação. Só pra ter uma noção ver en:Palestine. Já temos vários desses nomes.--Rena (discussão) 21h11min de 11 de maio de 2018 (UTC)[responder]
Então Leon D​ C​ E​ F, só você questionou. Se não fosse por seu discordar o artigo já poderia ser movido há mais de um mês. Mantém sua opinião?--Rena (discussão) 18h24min de 21 de julho de 2018 (UTC)[responder]