Discussão:Peças de xadrez

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sobre esse texto: Assim podemos dizer que não compensa sacrificar duas torres para conseguir capturar a rainha adversária

Eu acho que compensa trocar duas torres pela dama. Apesar de duas torres equivalerem em pontos a uma dama, a dama é uma peça muito mais flexivel. O que acham de trocar essa frase?

Torre vale 5 ou 5,5[editar código-fonte]

Quantas péssas tem o xadres?



Ao meu ver vale 5. Vamos alterar?

Luciano Rigolin 19:45, 24 Julho 2006 (UTC)

Acho que deveria deixar o valor 5 e acrescentar , em geral, não vale trocar duas torres pela dama, exceto em situações especiais. Poderiam citar a Partida Fischer versus Portish de 1961 (creio), onde Fischer realizou de bom grado essa troca devido que a sua dama teria uma maior mobilidade que as duas torres de Portish. É apenas uma sugestão...

Também acho que está errada a frase. Na realidade, em geral, o par de torres é mais poderoso que a dama. As exceções existem como na partida que citei acima.



Creio que a Dama, como sendo de valor 8, não compensa trocar por duas Torres dentro de uma estratégia de troca de peças como forma de ganhar vantagem, pois não há vantagem alguma.Agora, detro de outras estratégias, onde a troca da Dama por duas Torres venha a abrir porta para a captura de outras peças e/ou Xeque Mate; sim é uma boa estratégia!