Discussão:Pentecostes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Data do Pentecostes[editar código-fonte]

Há tempos pergunto às pessoas qual a data que determina todos os outros eventos do calendário católico, como carnaval, Páscoa e etc. Este ano obtive a resposta de que é exatamente a data de Pentecostes que determina todas as outras, ou seja, 50 dias antes é Páscoa, 40 dias antes da Páscoa é carnaval e 10 dias depois de Pentecotes é Corpus Christi. Fui informada ainda de que PENTECOSTES ocorreria no domingo seguinte à 1ª lua cheia posterior ao Equinócio de Primavera (outono para nós), mas o Equinócio ocorre em março, então fica muito distante.... Gostaria muito de ter esta informação.

Na verdade, é a PÁSCOA que ocorre no 1o. domingo depois da 1a. lua cheia (plenilunium) seguinte ao equinócio da primavera no hemisfério norte. A partir desta data é que se calculam as demais.

Sfreires 16:38, 12 Abril 2007 (UTC)EU AMO VOCÊS Com amor gabriela bastos de melo escola medalha milagrosa montese tambem lhes ama

Relato biblia[editar código-fonte]

Qual versão biblica esta usado para o relato biblico? veja por examplo aqui: [1] [2] ou [3] Os partes mais importantes para os pentacostes provalmente são: At 2:4, 2:33 e At 2:41. Benkeboy 20:36, 20 Maio 2007 (UTC)

Você sabia? Que escritores das Escrituras Gregas Cristãs estavam presentes no Pentecostes de 33 EC? ▪ É possível que seis dos oito homens que escreveram essa parte das Escrituras estivessem presentes nessa ocasião.  De acordo com o relato de Atos, Jesus instruiu seus discípulos: “Não vos retireis de Jerusalém, mas persisti em esperar por aquilo que o Pai tem prometido.” (Atos 1:4) O mesmo relato indica que Mateus, João e Pedro, que mais tarde escreveriam livros da Bíblia, obedeceram a essa instrução e se reuniram “no mesmo lugar” com outros discípulos. Os meios-irmãos de Jesus também estavam lá. (Atos 1:12-14; 2:1-4) Dois deles, Tiago e Judas, mais tarde escreveram os dois livros bíblicos que levam os seus nomes. — Mateus 13:55; Tiago 1:1; Judas 1. Em seu evangelho, Marcos fala de um jovem que fugiu na noite em que Jesus foi preso. Tudo indica que ele estava se referindo a si mesmo, visto que todos os outros discípulos já haviam abandonado Jesus. (Marcos 14:50-52) Portanto, parece que Marcos foi um dos primeiros discípulos, e é possível que estivesse presente no Pentecostes de 33 EC. Ainda falta mencionar dois escritores das inspiradas Escrituras Gregas: Paulo e Lucas. No Pentecostes de 33 EC, Paulo ainda não era seguidor de Cristo. (Gálatas 1:17, 18) É provável que Lucas também não estivesse presente, visto que ele não se incluiu na lista de “testemunhas oculares” do ministério de Jesus. — Lucas 1:1-3. www.jw.org

Correção quanto ao número de dias que os discípulos permaneceram no cenáculo[editar código-fonte]

Caros, acredito que a informação no artigo - "O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, e ocorre no sétimo dia depois da celebração da Ascensão de Jesus. Isto porque ele ficou quarenta dias, após Sua ressurreição, dando os últimos ensinamentos a seus discípulos. Se somados os três dias em que ficou na sepultura, são quarenta e três dias." - esteja incorreta.

Aqui é contato são "somados os três dias em que ficou na sepultura". Contudo, os dias na sepultura são ANTERIORES à Páscoa. Sendo assim, acredito que o correto são 10 dias, e não 7, que os discípulos ali permaneceram. Ou seja, Jesus ressuscitou no domingo de páscoa. Esteve por 40 dias ressurreto ainda antes da ascensão e, então, os discípulos foram ao cenáculo onde permaneceram por 10 dias até o Pentecostes.

= 3 dias na sepultura = ressurreição na Páscoa + 40 dias na terra ressurreto + 10 dias até o Pentecostes