Discussão:Planetologia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Há aqui uma questão que podem tocar, a palavra "neptunino". É a palavra que vejo mais em publicações. Se acharem que o melhor seria "neptuniano", ou seja uma palavra uma terminação típica do português, façam favor de mudar. -Pedro 22:56, 1 Mai 2005 (UTC)

Havia muita informação que se repetia em três parágrafos no texto introdutório. Condensei-as no primeiro parágrafo, não me esqueci de nenhuma! O texto estava, além disso, bastante prolixo e com algumas frases confusas e/ou longas, que dificultavam o entendimento. Porém, estava muito bom. Algum problema, só consertar; Só não piorem o texto!

  • Me parece que houve, há tempos (26 de Janeiro de 2006!!), uma fusão com o texto Astronomia planetária. Acredito que por isso o texto estava repetitivo: o autor da fusão deve ter simplesmente copiado e colado um artigo no outro.

BGF.MG 02:46, 31 Março 2007 (UTC)

Melhoremos o artigo, sim, mas tenham atenção ao que chamam de "planeta". Apesar de a disciplina se denominar "Planetologia" não é motivo para chamar planeta a tudo.
Historicamente, o termo "planeta menor" foi assimilado oficialmente como sinónimo de "asteróide". Desde a resolução da União Astronómica Internacional (2006) que introduziu a classe dos "planetas anões", a mesma instituição lançou a recomendação para que se deixasse de usar os termos "planeta menor", "pequeno planeta" ou "planetóide" - todos sinónimos de "asteróide" - por serem ambíguos.
Não sei se a planetologia abrange o estudo dos asteróides e de outros corpos menores do sistema solar - penso que sim - mas, se assim for, não tem qualquer problema se as suas designações não são semelhantes a "planeta". Tegmen (discussão) 01h23min de 12 de agosto de 2013 (UTC)[responder]