Discussão:Policial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Por que razão existem dois artigos chamados filme policial e livro policial, em vez de ter apenas um artigo chamado policial (gênero)?[editar código-fonte]

Só existem um artigo para comédia, um artigo para drama e um artigo para terror (gênero), por que então existem dois artigos para o gênero policial?

201.78.242.132 (discussão)

Repito aqui o que escrevi noutro sítio:
O filme policial (sobretudo como é descrito no artigo) parece-me um conceito muito mais amplo que o romance policial - "romance policial" é praticamente limitado ao "whodunnit", ao romance de mistério em que no fim se desvenda o culpado (mesmo aqueles que têm muitas aventuras "físicas" pelo meio, têm quase sempre o elemento de desvendar o culpado no fim); já "filme policial" tende a abranger qualquer filme de "policias e ladrões", mesmo que não tenham o elemento de mistério (a maior parte dos filmes citados no artigo, aliás, não me parecem filmes de mistério - Scarface, Anjos de Cara Negra, The French Connection, O Padrinho, Um Dia de Cão, Os Intocáveis, O Silêncio dos Inocentes, A Cidade de Deus, etc. não são whodunnits). Aliás, neste momento o conteúdo dos dois artigos é bastante diferente.
Mesmo além desse ponto, se o artigo fosse algo maior que uma definição de dicionário, seria dificil juntar os dois temas - imagine-se uma subsecção sobre a história do género, ou sobre obras ou criadores famosos; não faria grande sentido, acho (embora não tenha ido ver como é nos géneros que estão fundidos...) apresentar tudo junto: ia-se, numa secção de história misturar os filmes e livros lançados numa dada época como se fosse tudo a mesma coisa? E, se se criasse subsecções para "filme" e "livro", ia dar quase ao mesmo a ter dois artigos, só que mais amontoado.--MiguelMadeira (discussão) 17h28min de 12 de janeiro de 2018 (UTC)