Discussão:Principais grupos religiosos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A meu ver, este artigo é inútil. Estas informações deveriam constar no artigo de cada religião. Atenciosamente, Bruno SL 18h00min de 31 de Julho de 2007 (UTC)

O pior é o reducionismo[editar código-fonte]

Religiões "abraamicas"(quando na verdade deveria ser religiões zoroastricas) e religiões indianicas(quando na verdade deveria ser arianicas), ou seja, é ridículo tal parcialidade!!! o comentário precedente deveria ter sido assinado por 189.13.252.107 (discussão • contrib.)

Há um erro nesta lista de Principais Grupos Religiosos. Não sei o que se entende aqui por Espiritismo. Esta é uma doutrina organizada por Allan Kardec no século 19. O termo Espiritismo fora criado por ele exatamente para identificar esta filosofia com cunho científico-religioso, cujas bases estão expressas em suas obras básicas: O Livro dos Espíritos; O Livro dos Médiuns; O Evangelho segundo o Espiritismo; O Céu e o Inferno; A Gênese; A Revista Espírita (1858 a 1869) e obras complementares como: O Que é o Espiritismo; Obras Póstumas e outras do mesmo autor. Esta, portanto, é uma doutrina (ou religião) cristã, pois seus postulados se baseiam no ensino moral do Cristo. Qualquer outra seita ou filosofia ou pessoa não pode denominar-se espírita simplesmente pelo fato de manter intercâmbio com Espíritos desencarnados. Portanto esses 15.000.000 adeptos do Espiritismo ou são cristãos, conseqüentemente devem ser inclusos no montante do Cristianismo ou são qualquer outra coisa, mas não Espíritas. Ocorre que há falta de conhecimento de quem elabora estas pesquisas, não conduzindo-as de forma correta. Este termo "ESPIRITISMO" só deve ser usado para designar a Doutrina codificada por Allan Kardec que é Cristã. Atenciosamente,

Mauro Macchioni Diretor do depto. Doutrinário da Sociedade Espírita de Joinville. SC e membro da Diretoria do Conselho Regional Espírita 6 de Santa Catarina.--Mauro Macchioni (discussão) 13h56min de 26 de fevereiro de 2010 (UTC)