Saltar para o conteúdo

Discussão:Resolução do último teorema de Fermat

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 22 julho de 191.30.64.89 no tópico Citações com maior credibilidade.

Citações com maior credibilidade.

[editar código-fonte]

Este é um verbete da Wikipedia muito bem escrito, e com excelentes referências. Porém há uma citação (17) provinda de uma revista com pretensões de divulgação científica, mas que, por muitas vezes, apresenta material especulativo e sensacionalista. Sugiro fortemente a troca da fonte desta citação por algum periódico notoriamente acadêmico, com mesmo peso formal que este verbete apresenta.


Jorgehulk (discussão) 14h12min de 1 de maio de 2023 (UTC)Responder

Estimado Sr. Jorge Hulk
Boa tarde
Reconheço que o portal Só Matemática não se compara a uma uma citação internacional com peso de revisão por pares.
Isto aconteceu quando editei em 2010 na página Terno Pitagórico estas equações por mim deduzidas em 2005/2016 na Wikipédia e foi prontamente removidas.
Na época eu ponderei como pondero agora que a matemática envolvida é elementar e que a única fonte disponível seria os livros textos de álgebra e geometria do ensino fundamental e médio.
Os Senhores Revisores da Wikipédia então analisaram e mantiveram a edição.
O mesmo caso aconteceu quando inclui o subtítulo "4- Equação para números congruentes"
Ainda dentro da matemática elementar encontra se as Demonstrações tanto na Conjectura de Beal como no Último Teorema de Fermat, onde o ponto central da Demonstração, que é a raiz índice "n", para uma expressão onde temos a divisão de dois números consecutivos, que apresenta infinitos algarismos após o ponto decimal, impossibilitando a existência de número inteiro, qualquer que seja como solução.
Para o Último Teorema de Fermat, esta pode ser a solução elementar que não cabia na margem do caderno de anotações do Grande Matemático Francês.
Agradeceria muito se o Senhor pudesse apresentar alguma incongruência que inviabilizasse estas edições.
Se caso não é possível, agora poderia se reverter, para que fosse conhecida esta edição, e alguém corrigisse alguma falha se um dia for encontrada, como aconteceu com a " Dedução das equações do terno pitagórico a partir da geometria" que há mais de 10 anos está publicada.
Luis Gonzaga Laier
gonzagalaier@yahoo.com.br 191.30.64.89 (discussão) 17h40min de 22 de julho de 2024 (UTC)Responder