Discussão:Revolução Industrial/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Desdobramentos sociais

O texto sobre desdobramentos sociais está um pouco confuso. Queria pedir que alguem o corrija. Ele fala basicamente do mesmo assunto que acabei de adicionar "Causas Sociais". Então.. Obrigado..

Esse texto falava do mesmo assunto, mas sob uma óptica diferente e referia aspectos diferentes daqueles que indicou. A ideia é acrescentar e corrigir, não substituir textos por outros. Os dois textos podem coexistir. Tentei fazer uma fusão das secções, mas talvez ainda sejam necessárias algumas alterações em ambos os textos. Creio que existem muitas interpretações um tanto ao quanto politizadas, tanto num texto como noutro. Não creio que seja razão para classificar o artigo como parcial, mas exige, ainda assim, alguma atenção. Talvez o Joaotg, que é da área, possa dar uma mãozinha no sentido de imparcializar... Manuel Anastácio 22:47, 18 Novembro 2005 (UTC)

Ficou legal. Gostei. --Gabrielt4e 23:13, 18 Novembro 2005 (UTC)

Efeitos na Sociedade

Estou gostando. Está melhorando muito este artigo, dei uma arruma em algumas palavras pra ficar com mais sentido, e coloquei o texto referente a saúde em baixo dos movimentos, para ter um sentido lógico. Espero que todos continuem colocando conteúdo aqui.--Gabrielt4e 16:59, 24 Novembro 2005 (UTC)

Wikificação

Várias partes do artigo estão merecendo wikificação. Estou trabalhando na expansão da revolução para Europa e Mundo. --Gabrielt4e 15:07, 10 Dezembro 2005 (UTC)

Erro de conceito

leiam o primeiro paragrafo do artigo: "e foi a consequêcia do capitalismo como modo de produção dominante." como assim, desde quando capitalismo é um modo de produção?!?! Este conceito está mal colocado. --Gabrielt4e 23:27, 10 Dezembro 2005 (UTC)

Sim, o Capitalismo é, de fato, um Modo de Produção.--201.79.39.118 18h18min de 29 de Outubro de 2007 (UTC)

Desorganização

As primeiras seções estão muito jogadas no texto. Precisam ser fundidas, pra deixar uma redação melhor. De Vinicios: Acho também, que deveria ser feito isso, mas, é importante atenção pra não confundir mais ainda! O.K!pg e tuninha:ahn? 18:42, 30 Março 2006 (UTC)

Invenção da máquina a vapor

Tem razão Luís Felipe Braga ao dizer que James Watt inova a máquina a vapor. Ela já existia, porém ineficiente. Talvez seja melhor usar o termo aperfeiçoa.

Em 1764 Watt desenvolve um condensador que torna a máquina num eficiente motor a vapor. Esta invenção foi patenteada em 1769.

Sergiobarreto 11:33, 20 Abril 2007 (UTC)

Assuntos não discutidos

> falência dos artesãos que não conseguiam competir com as indústrias > Expansõ do colonismo, ou seja, os paises colonizados vendiam matérias - primas a preços baixos. --200.177.7.144 12:22, 1 Junho 2007 (UTC)

> Me desculpem, mas francamente, a Revolução Industrial não é apenas um processo econômico. Ela é um processo de mudança social, cultural e política, daí ter recebido o nome de Revolução. O mundo não é a mais mesma coisa a partir dela, sejam quais forem as abordagens. A Revolução Industrial ratifica o surgimento (previamente anunciado) de toda uma nova era - a modernidade. Esse texto precisa ser revisto rapidamente porque precisa incorporar outras perspectivas mais sociológicas e culturais do processo de instalação da sociedade industrial moderna, sob o risco de ficar um texto parcial. O texto está pouco articulado com as tendências mais atuais acadêmicas de se mostrar e discutir os aspectos sociais e culturais atrelados aos processos de mudança econômica. Formas de pensamento, conhecimento, crenças, valores, hábitos, costumes, práticas sociais, ideologia, visões de mundo, modos de vida, consumo, política, formas de governo, tudo mudou a partir da Revolução Industrial. Outra coisa: está faltando um link para a categoria Revolução. Também falta para a expressão Industrial. Não é a mesma coisa que Reforma e não significa uma mudança qualquer. Quando todos os paradigmas de um modo de existência e vida em comum, coletiva ou social são alterados e de forma relativamente rápida e violenta, temos uma Revolução. Não podemos naturalizar esta categoria, certo?

> Outro aspecto controvertido do artigo: onde entra o consumo? Para muitos historiadores econômicos, a Revolução Industrial está atrelada a uma Revolução do Consumo. Ver McKendrick, Colin Campbell e outros. Se não fizerem uma modificação do texto vai parecer que o consumo moderno é uma mera consequência da Revolução Industrial e não é. Ou seja, existem aspectos extremamente controvertidos e polêmicos na forma como o artigo está sendo elaborado pelos autores responsáveis. Como antropóloga fico bastante insatisfeita ao me deparar com o texto formulado dessa forma. LG em 14h19min de 16 de Junho de 2007 (UTC)

Melhorias no artigo

Tens razão Laura Graziela, ao falar da amplitude e da profundidade da Revolução industrial. Sem dúvida o artigo merece melhorias, mas elas já estão acontecendo. Experimente ver uma versão de apenas um mes atrás: você iria cair de costas. A Wikipédia é assim mesmo, vai melhorando aos poucos com a colaboração de muitos.

Você mesma pode ajudar no projeto, incluindo e corrigindo os temas que domina. Abraço. Sergiobarreto 14h22min de 17 de Junho de 2007 (UTC)

OK, mas como faço? Parece que o artigo está trancado devido a vandalismos. Então como fazer? LG em 02h31min de 18 de Junho de 2007 (UTC)

Olá Graziela, fui fazer um teste e consegui fazer a alteração. Perdoe o plágio da tua idéia. Para alterar você deve estar logada. Abraço Sergiobarreto 20h45min de 18 de Junho de 2007 (UTC)