Discussão:Síndrome de Asperger/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Descrição confusa no início do artigo[editar código-fonte]

Creio que poderíamos melhorar a descrição da síndrome de acordo com o artigo em inglês, que transcrevo abaixo, e define melhor o que é a síndrome:

Síndrome de Asperger (SA) , também conhecida como transtorno de Asperger (TA), é um transtorno do espectro do autismo, que é caracterizada por dificuldades significativas na interação social e comunicação não-verbal, combinada com padrões restritos e repetitivos de comportamento e interesses. Ele difere de outros transtornos do espectro do autismo por sua preservação relativa de desenvolvimento lingüístico e cognitivo. Apesar de não ser necessária para o diagnóstico, dificuldades motoras e uso atípico da linguagem são frequentemente relatados. (fontes: McPartland J, Klin A (2006). "Asperger's syndrome". Adolesc Med Clin 17 (3): 771–88. doi:10.1016/j.admecli.2006.06.010. PMID 17030291 / Baskin JH, Sperber M, Price BH (2006). "Asperger syndrome revisited". Rev Neurol Dis 3 (1): 1–7. PMID 16596080.)

Retirei uma parte sobre os SA[editar código-fonte]

Eu retirei a parte que generaliza os aspers serem bons em exatas. Não foi argumento sob base de estudo psicológico!

  • Não necessariamente os aspers são bons em exatas, alguns são exímios em humanas e biológicas!

- by Anônimo

O Sindrome de Asperger, hoje em dia, já não é considerado uma doença rara, pois há cada vez há mais pessoas com esta disfunção, mas deve-se lembrar que apesar de haver prejuízos em certas áreas, há benefícios em outras, portanto não podendo ser tratado como algo exclusivamente negativo, tal como isso ajudou várias personalidades importantes da humanidade a elaborarem suas obras, que por muitos ficaram conhecidas. Muito antes de Lorna Wing falar deste síndrome, dois especialistas, um americano e um inglês, tinham falado no assunto em meados dos anos 60/70, sendo no entanto ainda pouco conhecido o síndrome na altura. Embora exista um padrão para as pessoas com S.A., muitas delas apresentam por vezes características fora deste padrão. Podem surgir pessoas com características como a hiperatividade, dificuldades motoras e outras, conforme cada caso.

Cristopher Gillberg, um médico sueco que estudou extensivamente as características do S.A:, propõe seis critérios para o diagnóstico, elaborado sobre os critérios DSM-4. Os seus seis critérios capturam o estilo único dessas crianças, e incluem:

1o) Isolamento social, com extremo egocentrismo, que pode incluir:

  • falta de habilidade para interagir com seus pares
  • falta de desejo de interagir
  • apreciação pobre da trança social
  • respostas socialmente impróprias

2o) Interesses e preocupações limitadas

  • mais rotinas que memorizações
  • relativa exclusividade de interesses -- aderência repetitiva

3o) Rotinas e rituais repetitivos, que podem ser:

  • auto-impostos
  • impostos por outros

4o) Peculiaridades de fala e linguagem, como:

  • possível atraso inicial de desenvolvimento, não detectado consistentemente
  • linguagem expressiva superficialmente perfeita
  • prosódia ímpar, características peculiares de voz
  • compreensão diferente, incluindo interpretação errada de significados literais ou implícitos

5o) Problemas na comunicação não-verbal, como:

  • uso limitado de gestos
  • linguagem corporal deasjeitada
  • expressões faciais limitadas ou impróprias
  • olhar fixo peculiar
  • dificuldade de ajuste a proximidade física

6o) Desajeitamento motor

  • pode não fazer necessariamente parte do quadro em todos os casos.

-Critérios atualizados:

As características essenciais do Transtorno de Asperger são um prejuízo severo e persistente na interação social (Critério A) e o desenvolvimento de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades (Critério B). A perturbação deve causar prejuízo clinicamente significativo nas áreas social, ocupacional ou outras áreas importantes de funcionamento (Critério C). Contrastando com o Transtorno Autista, não existem atrasos clinicamente significativos na linguagem (isto é, palavras isoladas são usadas aos 2 anos, frases comunicativas são usadas aos 3 anos) (Critério D). Além disso, não existem atrasos clinicamente significativos no desenvolvimento cognitivo ou no desenvolvimento de habilidades de auto-ajuda apropriadas à idade, comportamento adaptativo (outro que não na interação social) e curiosidade acerca do ambiente na infância (Critério E). O diagnóstico não é dado se são satisfeitos critérios para qualquer outro Transtorno Invasivo do Desenvolvimento específico ou para Esquizofrenia (Critério F).

É do conhecimento geral que as pessoas com S.A. possam ter uma vida normal, apesar de muitas vezes existirem casos em que as mesmas têm limitações, conforme as suas características pessoais. Não podemos esquecer que as pessoas com esta síndrome têm um elevado grau de inteligência, sendo muitas vezes confundido com sobredotação. Têm normalmente uma vocação para uma área específica, onde conseguem realizar as mais incríveis actividades, o que muitas vezes achamos impossível. Para finalizar, queria apenas acrescentar que hoje em dia já existem vários estudos e especialistas na matéria que já podem esclarecer quaisquer dúvidas sobre o assunto

Jorge, revisei a ortografia, mas não tenho competência para saber se está correto ou não. Marcelo Schlindwein 13:48, 15 Mar 2005 (UTC)

Revisão: Phellippe Grekos , 20 Jul 2005.

Venho como anônimo. Gostaria apenas de acrescentar um porém, quando o voluntário acima diz "estilo único dessas crianças". Ou melhor, dois poréns.
O primeiro: a síndrome não é exclusivamente detectada em crianças. Na verdade, o aumento recente a que ele se refere diz respeito exatamente à enorme quantidade de adultos diagnosticados. O segundo: as mesmas crianças crescem e não deixam os sintomas, ou seja, os aspergers também apresentam as mesmas características depois de adultos. Parece que eu disse a mesma coisa duas vezes, mas não é :)
De resto, parece-me que posso concordar com tudo o que foi dito, mas não sou profissional de saúde. Estou do outro lado do espectro :)

Estou anonimo aqui também. Há algum asperger aqui? Curiosidade.

  • Talvez. *** :-)

Reescrevi algumas frases que estavam colocadas como "amontoados de informação", expandi outras e fiz uma seçao de ligações externas para o artigo. É isso. Edempoa (discussão) 17h29min de 7 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Passagem confusa[editar código-fonte]

"Por exemplo, Wing e Gillberg argumentam que, nas crianças com SA, estas áreas de interesse intenso tipicamente envolvem mais memorização do tipo "decoreba" do que a compreensão real, apesar de aparências demonstrarem o contrário. Tal limitação é um artefato dos critérios diagnósticos, mesmo sob os de Gillberg, entretanto[4]."

Esta passagem parece-me um bocado confusa ("aparências demonstrarem"? afinal, são "aparência" ou "demonstram"? E qual é a "limitação"? É a aprendizagem dos "aspies" que tem uma "limitação" ou são os estudos Gillberg que têm uma "limitação"?)--MiguelMadeira (discussão) 21h41min de 22 de Agosto de 2008 (UTC)

Alterações[editar código-fonte]

Homens que utilizam de bonecas no lugar de mulheres reais podem ter "Síndrome de Asperger"

O utilizador 201.79.43.191 fez as seguintes alterações:

- removeu a passagem

No entanto, vários estudos indicam que a maioria dos portadores da síndrome dificilmente conseguem arranjar emprego e viver de forma autõnoma (p.ex., no Reino Unido, estima-se que apenas 12% terá emprego a tempo inteiro)

Atendendo que o estudo apresentava a sua fonte, vou recolocá-lo (mas alterando ligeiramente o texto)

- removeu a parte assinalada em

Crianças com SA podem demonstrar aptidão avançadas demais para sua idade em relação a fala, leitura, matemática, noções de espaço ou música, às vezes no nível de "superdotados", mas estes talentos são contrabalançados por retardamentos consideráveis no desenvolvimento de outras funções cognitivas

Todo este texto recorre a uma citação externa que já não está disponível, logo é impossivel saber qual das interpretações será mais correcta, pelo que vou apagar a passagem toda

- alterou

Outra análise de exemplos de texto escrito constatou que pessoas com Asperger produzem quantidade de texto similar às dos neurotípicos, mas têm dificuldade em produzir escrita de qualidade

para

Outra análise de exemplos de texto escrito constatou que pessoas com Asperger produzem quantidade de texto similar às dos neurotípicos, mas não têm dificuldade em produzir escrita de alta qualidade

A fonte citada coincide com a versão original, pelo que vou recolocá-la.

Vou também recolocar o tag de "parcial" - afinal, qualquer argumento que houvesse há 5 versões atrás para o considerar parcial continuará a existir.--MiguelMadeira (discussão) 14h52min de 3 de Dezembro de 2008 (UTC)

SA e atividade Física[editar código-fonte]

Bem, mesmo sabendo não ser um fórum, gostaria de maiores informações sobre SA, no aspecto de Habilidades e limitações motoras. Se há alguma restrição quanto à atividade física e/ou algum benefício através dela. Márcio/BH

32 Kb[editar código-fonte]

Esta página tem 32 Kb, valor a partir do qual começa a ser difícil de ler. Devíamos pensar em apagar alguma "palha", ou criar subdivisões--MiguelMadeira (discussão) 15h47min de 13 de fevereiro de 2010 (UTC)

Como contributo para reduzir o peso da página, apaguei a referencia a Mark Haddon (quase por definição, alguém que não tem um artigo próprio na wikipedia - o link estava a vermelho - pode ser considerado "não notável"); tambei apaguei a referencia a Spock, que me pareceu largamente irrelevante e não-enciclopédica (e ainda mais a conversa subsequente de como a série se chama em Portugal e no Brasil).

O link para o José Salomão Schwartzman também não me pareceu interessar para nada (ok, é um médico que vive em S. Paulo e escreveu dois livros sobre autismo; e...? seguindo esse link alguém fica a saber alguma coisa sobre a assunto da SA do que lendo só o artigo original?); apaguei o link para a página da wikipedia, mas deixei o link externo--MiguelMadeira (discussão) 15h59min de 13 de fevereiro de 2010 (UTC)

Bobby fisher - Xadrexista ou enxadrista?[editar código-fonte]

Periodicamente, algum utilizador muda "enxadrista Bobby Fisscher" para "xadrexista Bobby Fischer" ou vice-versa. A regra na wikipedia para palavras que, na mesma língua, variam de país para pais é aceitar ambas as versões como válidas, portanto parem de alterar de "português do Brazil" para "português de Portugal" e vice versa--MiguelMadeira (discussão) 01h02min de 22 de fevereiro de 2010 (UTC)

Personalidades famosas[editar código-fonte]

Parece-me haver uma grande "salganhada" no parágrafo das "personalidades famososas da história": personalidades realmente famososas da história (como Newton) misturadas com personalidades contemporâneas que (na minha opinião) nem são particularmente famosas (como Gary Numan); personalidades efectivamente diagnositicadas (penso ser o caso de Numan), personalidade que muitos peritos suspeitam que tivessem SA (como Einstein ou Wittgeinstein) e outras cujas suspeitas penso que não ultrapassam o nível de sites na Net dizendo "se calhar fulano tem SA" (como penso ser o caso de Zuckerberg).

Sobretudo, atendendo a que, hoje em dia, para praticamente qualquer pessoa famosa (viva ou morta) que seja excentrica e/ou introvertida há-de haver um sitio algures na internet dizendo que ela deve ou pode ter SA, devia-se adoptar um critério rigoroso para decidir quem meter nessa lista. eu proponho:

- Só incluir pessoas cuja suspeita de diagnóstico tenha sido referida, ou em artigos cientificos publicados, ou em livros de especialistas em SA, ou em artigos em orgãos de comunicação social "de referância" (e mesmo esta último caso não tenho muita certeza)

- Distinguir claramente as diagnosticadas das que há rumores

- Não sei se, no caso das suspeitas, não nos deveriamos limitar a referir as pessoas já falecidas, deixando de lado a especulação sobre pessoas vivas--MiguelMadeira (discussão) 10h24min de 23 de março de 2012 (UTC)

Funcionamente Executivo[editar código-fonte]

Não sei se este parágrafo não será desapropriado - tal como está, parece-me o género de informação que quem esteja fora do assunto tem dificuldade em perceber (demasido complexo para um leigo perceber à primeira, mas, ao mesmo tempo, demasiado lacónico para alguém ficar a perceber bem do que se trata lendo a passagem). Note-se que foi proposta a incusão de um texto similar na wikipedia anglófono, que parece ter sido recusado (ainda que com argumentos diferentes dos que apresento aqui).

Além disso, se vamos referir a teoria que a SA e as perturbações do espectro autista estão ligadas a problemas no funcionamente executivo, se calhar deveriamos referir todas as teorias sobre o autismo (teoria da mente, baixa coerencia central, empatia/sistematização, etc).

Por mim, ou esta passagem era reformulada, de forma a ser compreensivel, ou era apagada--MiguelMadeira (discussão) 10h43min de 23 de março de 2012 (UTC)

Criatividade[editar código-fonte]

Há estudos contraditórios a esse respeito (comparar este com este), pelo que o melhor é mesmo apagar essa linha--MiguelMadeira (discussão) 21h37min de 8 de abril de 2012 (UTC)

O artigo está uma porcaria, parece que as pessoas com a síndrome vieram aqui defender sua honra. Esse artigo desrespeita o princípio da neutralidade. Wellington Zirploide - Discussão 10h43min de 17 de novembro de 2014 (UTC)

Estava. Estou tentando fazer uma tradução da wiki-en (onde é destacado). Creio que no estado atual já não peca em parcialidade. Fronteira diga - veja 21h22min de 7 de fevereiro de 2015 (UTC)

Revisão[editar código-fonte]

Nos últimos meses, removi todo o conteúdo antigo do artigo e incluí parte de uma tradução da Wiki-en. Eu a faria por completo, se minhas traduções não fossem, em minha opinião, horríveis. Por isso, se interessar a algum editor terminar a tradução (e claro, revisar o atual texto), sinta-se livre. Creio que, de algum fato já ajudou a tirar o excesso de parcialidade e ativismo aspie que tinha. Fronteira diga - veja 21h50min de 17 de fevereiro de 2015 (UTC)

"Asperger é uma condição psicológica do espectro autista"[editar código-fonte]

Psicológica? Não seria neurológica ou neurobiológica? Isso deve ser corrigido urgentemente, não?! Marcelo Meirelesm 17h22min de 7 de junho de 2015 (UTC)

Sinta-se livre para alterar. Eu, particularmente, não vejo problemas neste termo. Fronteira diga - veja 17h56min de 7 de junho de 2015 (UTC)