Discussão:SBTVD

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Contribuições, ajustes e correções nesse artigo SBTVD[editar código-fonte]

Quaisquer contribuições, ajustes e correções no artigo SBTVD são bem vindas. Por outro lado, sendo um artigo com itens extremamente técnicos é importante que antes de quaisquer alterações o contribuidor tenha certeza absoluta sobre as questões técnicas do padrão de TV digital SBTVD para evitar inserir informações errôneas ou deletar informações corretas.

E sempre que possível, ao acrescentar informações inclua as referências.

Seja bem vindo.


///Não é SBTVD. É ISDB-Tb. Artigo pró-Lula, pró-PT. Antidemocrático.


Discordo. É um artigo técnico, sem aspéctos políticos envolvidos. A sigla do padrão é o de menos. Mas com certeza há mais procura na wikipedia pelo verbete SBTVD que por ISDB-Tb, o que justifica manter o artigo com esse nome e tratar o padrão brasileiro de TV digital com essa sigla dentro do artigo.

========[editar código-fonte]

Fabiohh,

Agradeço pelas contribuições ao artigo SBTVD. Gostaria de trocar umas idéias contigo a respeito do texto, basicamente sobre 2 pontos: 1) Gravação de páginas em sequência - percebi que foi gravando cada modificação em sequência, o que resultou em 23(!) registros de alteração no "histórico" da página, provavelmente num processo de tentativa e erro para construção do quadro com os países que utilizam ou estão testando o padrão SBTVD. Veja que a cada modificação, você estava atuando diretamente na página do verbete SBTVD enquanto usuários da Wikipedia poderiam estar pesquisando. Percebi inclusive que deixou um inacabado "projeto" de quadro de países no dia 23/04 para retomar 3 dias depois, o que pode ter trazido transtornos para os usuários da Wikipedia. Por estes motivos sugiro que, no caso de necessitar fazer o processo "tentativa e erro", ao invés de gravar use o botão ao lado chamado "Mostrar Previsão" (ou "Preview" na Wikipedia em inglês), função essa que permite verificar como a página irá ficar antes de sua gravação definitiva, evitando impactos aos usuários durante o processo de criação e evitando também registros desnecessários no "histórico" da página.

2) O que desejamos apresentar no texto - por ser um texto a respeito especificamente do padrão SBTVD e não ser um texto geral sobre TV Digital, não há menção dos demais sistemas (DVB-T e ATSC) além daquelas apresentadas no histórico, só para informar que houve uma seleção entre 3 padrões técnicos. Portanto não vejo a necessidade de apresentar neste artigo quais países usam DVB-T e quais usam ATSC. Percebi que você modificou uma lista no final do artigo, onde eram apresentado os países que já haviam escolhido o ISDB-T e quais estavam em processo de teste do padrão. Você trocou essa lista por um quadro informando quais países estavam indefinidos, quais escolheram DVB-T e quais escolheram ATSC. Apesar de não achar adequado essa tabela pois como já disse esse artigo não trata genericamente dos diversos padrões de DTV, achei interessante. Mas como acho importante mostrar aos usuários da Wikipedia interessados em SBTVD que o padrão está sendo testado em outros países e dar nome a esses países, então voltei-me à seção "Expansão do SBTVD/ISDB-T pelo mundo" e levei algumas informações adicionais para essa seção, deixando seu quadro intacto ao final do artigo. Vejo porém que você - provavelmente na intenção de juntar as informações do seu quadro com as da seção de expansão do SBTVD pelo mundo - efetuou alterações. Adicionalmente notei que retirou as referências bibliográficas que atestavam as datas de definição de cada país pelo padrão SBTVD e as referências jornalísticas que informavam que o padrão está sendo procurado com muito interesse para testes por países africanos. Com seu quadro também não fica claro que as Filipinas não estão testando o SBTVD/ISDB-Tb e sim o padrão original ISDB-T puro japonês. Creio que temos que definir o que devemos apresentar em cada seção para evitar apresentar informações incorretas ou confusas ao público da Wikipedia. Proponho o seguinte. Você mantém seu quadro ao final do artigo apresentando qual país usa qual padrão de DTV (incluindo DVB-T e ATSC) e eu mantenho a seção "Expansão do SBTVD/ISDB-T pelo mundo" da forma original, como estava antes das suas alterações. O que acha? Aguardo sua resposta.

Muito grato pela atenção. Sbtvdisdbt (discussão)

Caros,

Sendo este um artigo técnico sobre o SBTVD, talvez seja pertinente adicionar às ligações externas um link para o projeto open-source "SBTVD parser": http://sbtvdparser.sourceforge.net/ - visto que é uma ferramenta que mostra os detalhes construtivos de uma transmissão de TV-D no padrão Brasileiro. Fica a sugestão para discussão.

189.4.109.96 (discussão) 01h26min de 21 de julho de 2010 (UTC)Gabriel[responder]

Lendo o artigo em espanhol, se tem a tabela com a expansão do padrão no mundo e mais abaixo dela es:ISDB#ISDB-T_en_el_Mundo ví que eles tem um texto descritivo país por país de como se deu a adoção do padrão em cada um dos paises que adotaram o padrão, achei bem interessante.

--O ec (discussão) 08h24min de 31 de dezembro de 2011 (UTC)[responder]