Discussão:Saúde

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Definição de Saúde[editar código-fonte]

Gostaria de acrescentar apenas que a própria OMS apoiada em estudos de vários epidemiologistas, completou a sua primitiva definição de Saúde, incluindo nela a noção de "níveis"... o conceito da "responsabilidade de cada um" com a sua própria Saúde e, retirando a subjectividade da noção de "bem-estar" para salientar a importância da "adequação"... Assim:

"Saúde é o nível da adequação biológica e psicológica, conseguido pela pessoa, em relação a si-mesma e ao ambiente, a cada momento."

Por outro lado, para um conceito mais operacional, como meta para os profissionais desta área, nós consideramos:

"A Saúde como o mais alto nível de resistência biológica, de resiliência psicológica, de congruência psicobiológica e de integração ambiental, conseguido pela pessoa, a cada momento."

Reismorais

Reismorais, possui alguma referência para a citação acima ? Podemos incluir esta frase antes do último parágrafo da seção de Definição, dizendo algo do tipo
Posteriormente (tem data ou alguma coisa de qnd ela mudou a definição?) a OMS mudou sua definição de saúde para algo mais objetivo, como sendo "o nível da adequação (...)".
A segunda parte, sobre a definição dos profissionais da área, tb vai precisar de uma fonte, e incluiria no final da seção.
Alguns profissionais da área definem a saúde de um modo mais operacional para servir de meta para a área. Eles definem saúde como sendo o mais alto nível (...)
=> Rjclaudio msg 18h25min de 16 de Dezembro de 2008 (UTC)