Discussão:Seis Sigma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Preciso de ajuda com meu TCC, gostaria de saber se alguem pode responder essas perguntas para mim? Por favor coloque o neme da Empresa que representa e o seu cargo - 1 - Como surgiu a idéia de implantar o Seis Sigma? - - 2 - Quando foi implementado este mecanismo e quanto tempo demorou para que isso acontecesse? - - 3 - Quais os principais custos para implementação do Seis Sigma e - quais as maiores dificuldades na implantação e pós implantação ? - - 4 - Qual impacto na cultura organizacional da empresa? - - 5 - Em quanto tempo os resultados começaram a surgir? Eles foram satisfatórios? Se Sim, por favor descreva quais são esses benefícios. - - 6 – Qual o aumento percentual do faturamento, conseqüentemente das vendas da empresa? - - 7 – Qual era o percentual de faturamento da empresa antes da implantação do Seis Sigma? - - 8 – Qual é a disponibilidade do organograma da empresa e quais pessoas são de fundamental importância para o Seis Sigma ( foram treinadas para implantar o mecanismo)? - - 9 – Existem na empresa setores que não interagem diretamente com o mecanismo Seis Sigma? - - 10 – Existem pontos fracos no mecanismo Seis Sigma com relação a empresa? Quais? - - 11 – Qual programa (software) é utilizado para dar suporte ao Seis Sigma? - - 12 – Foi necessário contratar novos funcionários para implementar o 6-Sigma? - - 13 – Qual é o grau de Sigma da empresa ?


Algumas respostas![editar código-fonte]

Olá, Quantas perguntas... :) Vou responder as que eu acho que você não acharia tão facilmente, ok?

1 e 2 -O Seis sigma nasceu na Motorolla como uma ferramenta de melhoria de processos.De acordo com as informações que tenho, a motorolla fornecia equipamentos de rádio. Esses equipamentos usualmente apresentavam defeito e foi necessária uma metodologia para resolver esses problemas. Foi na GE, sob o comando do CEO Jack Welch que ele se tornou famoso e aplicado em diversas áreas de uma empresa. uma pesquisa rápida por qualquer mecanismo de busca lhe dará mais informações.

8 e 12- Dentro de uma empresa que tem o Seis Sigma implantado existem basicamente três cargos distintos: Master black belt - Equivalente a um diretor. É responsavel pela visão estratégica de projetos e pelo treinamento de pessoal Black belt - Especialista em Seis sigma que se dedica integralmente aos projetos (geralmente maiores e mais complexos que os do green belt) e ajuda as equipes de green belt quando necessário Green Belt - Profissional capacitado em Seis sigma que trabalha parcialmente com os projetos. Esses projetos normalmente tem um escopo menor e também são focados na própria área em que o green trabalha. Portanto, o Master black Belt e os Black belts tem que ser disponibilizados para Seis Sigma. Os green belts dedicam-se parcialmente aos projetos. O ideal é que as proprias pessoas da empresa recebam o treinamento, sendo ajudadas se necessário por consultorias especializadas.

11 - Usualmente softwares que tenham um bom pacote de estatística acoplado. Que façam gráficos e análises estatísticas.

13 - Grau sigma de uma empresa tem a ver com o número de defeitos que ela gera. Quanto maior o nível de defeitos, menor o nível sigma. 6 Sigmas equivalem a 3,6 defeitos por milhão de oportunidades. Um Mito que se deve-se corrigir: A estratégia Seis sigma não quer a todo e qualquer custo atingir esse nível (6 sigma). A estratégia diz que deve-se alcançar o maior nivel sigma possível, dentro das disponibilidades de recurso e das necessidades do cliente. SEIS SIGMA é fortemente orientado para o cliente e suas necessidades, impulsionado fortemente pelos benefícios financeiros que ele traz. A estatística serve para que o método se torne efetivo. TODAS as ações são baseadas em fatos e dados e não em opiniões e "achismos".

Espero ter ajudado

Rafaeltiba 00:52, 7 Agosto 2006 (UTC)

Wikificação[editar código-fonte]



Em 4 de Janeiro de 2008, eu wikifiquei o artigo, de forma que quando fui verificar, continha partes com VDA (Violação de Direitos autorais), portanto praticamente um artigo sem saída. Manti a parte do texto que não encontrei como provável violação, e traduzi o primeiro parágrafo.

Os sites são esses: aqui e aqui o problema é que infelizmente as duas podem na verdade ser cópias da própria wiki, devido à questão de datas, só que não citaram a fonte da wiki. Então as vezes pode ser um caminho errado, em que removi algo que era legítimo, mas que por estar mal colocado nos links externos, por achar que não estavam de acordo com as normas daqui. Mas removi o conteúdo com a provável VDA por me parecer mais correto, qualquer um que se sentir com vontade de pesquisar a fundo o assunto, e revirar os links, o conteúdo anterior está no histórico, então podem voltá-lo à página, e acrescentar, de preferência muito mais conteúdo, para não ter dúvida qual é o artigo original e sem VDA.

Acho que por enquanto é só. Delemon msg é trem bão sô! 02h37min de 4 de Janeiro de 2008 (UTC)


Seis Sigma ou Seis Sigmas?[editar código-fonte]

Em bom português, "Seis Sigma" ou "Seis Sigmas"?

"Seis Sigmas" porque o numeral concorda em número com o nome ao qual se refere. Everton da Rosa (discussão) 12h36min de 26 de março de 2009 (UTC)

Na verdade, o "Seis Sigma" é uma tradução do inglês "Six Sigma". O que ocorre é que não são "seis sigmas" e sim um nome próprio. Caso fossem realmente seis sigmas, o inglês seria também "Six Sigmas". Gusloureiro (discussão) 12h36min de 8 de novembro de 2009 (UTC)

Melhoria do conteúdo[editar código-fonte]

Acrescentei informações de alguns autores sobre o assunto. infelizmente, não possuo as fontes eletrônicas para incluir em links. Everton da Rosa (discussão) 23h15min de 23 de março de 2009 (UTC)

Quando tiver tempo, vou colocar links para conteúdo em português e interwikis e links para outros wikis relacionados. Everton da Rosa (discussão) 14h52min de 25 de março de 2009 (UTC)

Acrescentei mais conteúdo. Agora falta dividir o wiki em seções. Everton da Rosa (discussão) 19h17min de 31 de março de 2009 (UTC)


Alterei o "Infelizmente", que estava escrito com S.....


--201.49.218.55 (discussão) 17h12min de 2 de outubro de 2009 (UTC)Andre Brito


Imparcialidade[editar código-fonte]

O artigo mostra-se bastante parcial a favor da metodologia, e não apresenta opiniões divergentes ou as desvantagens percebidas, ao contrário da versão em inglês, que é mais neutra. O artigo só aborda as vantagens e casos de sucesso da metodologia e tenta justificar que quando a sua aplicação não foi bem sucedida foi devido à falta de compreensão da metodologia por parte da organização onde foi implementada, e não porque esta poderia não se aplicar àquele caso particular.