Discussão:Signo linguístico

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
                  O Signo Lingüistico


Leia alguns trechos da definição de signo dada no Didionário Aurélio - século XXI.

Signo [do lat. Signu.] S.m 1. Sinal,símbolo.[...] 4. Ling. Unidade lingüistica que tem significante e significado;signo lingüistico. [A imagem acústica de um sígno lingüistico não é a palavra falada (ou seja, o som material), mas a impressão psíquica desse som, segundo Saussure (v. saussuriano); no uso corrente, contudo, o termo signo designa freqüentemente a palavra.]5. Semiol. Todo objeto, forma ou fenômeno que representa algo distinto de si mesmo:a cruz, significando o "cristianismo";a cor vermelha significando "pare" (código de trânsito); uma pegada, indicando a "passagem" de alguém; as palavras designando 'coisas (ou classe de coisas)' do mundo real etc.

  Signo é sinal, símbolo. Portanto, deve referir-se a alguma coisa.
  Quando falamos em signo lingüistico, estamos nos referindo a uma representação da realidade por meio da palavra. A palavra é criação humana. Palavra e objeto não se confundem como uma coisa só, mas, como realidades diferentes em que uma(a palavra) representa a outra(objeto).
  A palavra cadeira não é a cadeira (você não senta na palavra cadeira), mas quando a dizemos(ou lemos), imediatamente nos vem a idéia de cadeira. O objeto mencionado pode não estar diante de nós, mas o simples fato de evocá-lo, dizendo a palavra que o nomeia, é suficiente para que sua imagem nos venha à mente.
  Por isso, dizemos que há um significado(o conceito do objeto) e um significante(os sinais gráficos ou sonoros que representam o objeto).
  É interessante notar que a escolha do nome é absolutamente arbitrária, ou seja, não há nada no objeto cadeira que tenha levado alguém a escolher esse nome para ele. Simplesmente se convencionou, em algum momento, que aquele objeto seria identificado por aquele nome. Com uma série de conveções iguais a essa, criou-se o '''código'''.