Discussão:Simbolismo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

deve-se retirar totalmente esta frase: "A produção literária simbolista, influenciada pela psicanálise de Sigmund Freud, vê o homem como um ser regido pelo inconsciente, pelo sonho. O sonho é matéria para a produção literária e a intenção é sugerir, e não somente descrever. A larga utilização do símbolo dá nome ao período." em particular no que diz respeito a Freud. Quando Freud começa a escrever sobre psicnálise 1900, o simbolismo como movimento já tinha acabado Malarmé crise do verso, 1897. A teoria freudiana e jung tiveram influência no modernismo e jamais no simbolismo que é anterior a ele. (antonio brito abrito1953@uol.com.br)

Edição nova[editar código-fonte]

Passando pelo verbete, vi não apenas este erro crasso apontado acima, como ainda muitos outros que haviam: tratava apenas da literatura, como se apenas esta arte tivesse sido "afetada" pelo movimento. Erros crassos de informação refletiam uma visão um tanto quanto confusa sobre o tema. A rigor, acho que mantive apenas um parágrafo - o que fala da "sinestesia", até para não "contrariar" este vocábulo que para mim parece um destes jargões pseudo-acadêmicos (estilo "ao nível de") que tanto agradam os produtores de teses...

Bem, esperando que o formato atual, ampliado, ilustrado, possa servir de base para ulteriores melhoramentos, justifico aqui minha intervenção tão radical.

Conhecer Digaê 02:54, 11 Maio 2006 (UTC)