Discussão:Sinuca

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta descrição não confere com as regras da sinuca jogada no Brasil!

Voce deve estar se referindo a regra inglesa, com várias bolas vermelhas, mas a regra descrita é jogada sim.

A regra referida nesta matéria não corresponde nem ao "Snooker" nem à "sinuca".

Snooker: 21 bolas na mesa (+ branca) sendo 15 vermelhas e as outras como diz neste texto.

Sinuca: Nome popular no Brasil da regra "Bola 8".

A regra referida nesse artigo é chamada popularmente de "Bola 7" ou "7 bolas", o que é uma simplificação brasileira (?) do snooker clássico.


Também estou retirando a "assinatura" do usuário, que vai contra a política de utilização. --Felds 15:06, 14 Setembro 2006 (UTC)

O USO DO TERMO SINUCA[editar código-fonte]

O termo sinuca é usado popularmente no Brasil, nos inúmeros botecos, bares, salões e clubes etc., muitas vezes para fazer referência a vários tipos de jogos de bilhar como a regra "bola 8" acima citada, entre outros.

No entanto, em sua origem, o termo sinuca é um aportuguesamento do termo inglês "snooker". Este jogo de "snooker", ou sinuca no Brasil (que, com o tempo, sofreu também aqui um abrasileiramento de suas regras, que foram sendo alteradas à medida que se diminuia o número de bolas vermelhas com que era jogado), a um observador mais atento não pode ser confundido com os diversos jogos de bilhar existentes e que ganham muitos nomes conforme a região em que são praticados, e.g. mata-mata, o próprio bola 8, bola 9, vida, fuca, 21, carolina etc, muitos deles originados nos Estados Unidos e não na Inglaterra, como é o caso do snooker/sinuca.

Daí se conclui que sinuca/snooker é o nome específico de um determinado jogo (quer na regra inglesa, quer na regra brasileira), mas que, apesar dessa especificidade, às vezes é utilizado popularmente de forma genérica, para fazaer referência a diversos tipos de jogos de bilhar (inclusive americanos). De tal sorte, poder-se-á ouvir um amigo convidar outro para jogar "sinuca", quando, na verdade, ambos estariam indo jogar "bola 8", ou outro jogo de bilhar qualquer.

CONTINUANDO AS CRÍTICAS...[editar código-fonte]

Faz-se necessário um cuidado muito grande com a informação colocada em um meio de comunicação poderoso como este. Com relação ao artigo "Sinuca", existem erros que podem levar leitores a pensamentos errôneos.

Em primeiro lugar, a Sinuca (ou snooker) não foi criada na Grã-Bretanha, como descrito. Foi criada na Índia, por um inglês.

A descrição da Sinuca confunde o leitor completamente com relação à diferença entre Sinuca Brasileira e Sinuca Inglesa.

O artigo não deveria estar colocado na parte de "Jogos", e sim em "Esportes". No Brasil, a Sinuca tem evoluído, e a conotação de jogo faz lembrar apenas a malandragem que eventualmente se verifica. Esporte nos traz à mente uma prática séria e apreciada pelo público, a qual, embora a passos pequenos, está sendo implantada em nosso país.

Por fim, é necessário que o autor corrija diversos erros de português que constam no artigo, os quais estão, juntamente com os demais fatores, reduzindo a credibilidade sobre a veracidade das informações.

O termo sinuca só faz sentido se for referenciado ao Snooker, mas o sinuca que aqui é indicado é referente ao Pool, mais uma vez não faz sentido algum este artigo chamar-se sinuca deveria-se chamar sim "Pool", porque é o termo correcto nos campeonatos profissionais tanto em Portugal como no Brasil.