Discussão:Teclado (instrumento musical)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Proposta de junção[editar código-fonte]

Proponho juntar este verbete com o verbete Instrumento de tecla já que em música o termo teclado vai muito além do simples equipamento eletrônico moderno, sendo aplicado a instrumentos nobres como o cravo, o órgão, o clavicórdio, o piano e inúmeros outros. Roberto Vieira 01:06, 19 Janeiro 2007 (UTC)

Não existe nenhum instrumento musical que se chama teclado. Existe, sim, o órgão electrónico e o sintetizador. O autor deste artigo (com boa intenção, sem dúvida) provavelmente tentou traduzir o nome comercial home keyboard, que é o nome que certas marcas (Casio, Yamaha, etc.) adoptaram para órgãos electrónicos, com arranjadores incluídos, destinados para o uso caseiro. Ten Islands 09:30, 6 Maio 2007 (UTC)
O teclado eletrônico (ou órgão eletrônico, como preferir) é conhecido no Brasil simplesmente por teclado. Tendo em vista que você realizou esta reversão, julgo que você é de Portugal (ou de Cabo Verde, de acordo com a página pessoal...). Da mesma forma, os brasileiros também abreviaram com o tempo guitarra elétrica para somente guitarra. Não é erro de tradução e sim como o termo é conhecido naquele país. Por esse motivo que existem dois verbetes para o tema; pode-se questionar o nome de um e de outro para que tome-se uma forma mais compreensível para todos os lusófonos, mas simplesmente retirar o item da desambiguação não me parece a melhor opção. --Leonardo Stabile msg 17h57min de 19 de Setembro de 2007 (UTC)
Se no Brasil o instrumento é simplesmente conhecido por «teclado», então eu concordo que se deixe o item na desambiguição. Mas neste caso, eu sugeria o seguinte:
  1. Deixar a entrada «Teclado (música)» para a componente de um instrumento musical constituída por uma série de teclas.
  2. Mover o conteúdo actual de Teclado (música) para um artigo «Órgão electrónico» (ou outro nome) fazendo menção ao uso da palavra «teclado» no Brasil, e proceder a algumas revisões (até agora não tive tempo para isso):
    1. O número de teclas não tem nada a ver com a marca, mas sim com os modelos dentro de cada marca;
    2. Um arranjador é uma secção que pode existir ou não nos órgãos electrónicos que fornece um acompanhamento automático com bateria, baixo, acordes, etc.; um sintetizador, já, é um instrumento diferente; uma workstation é um sintetizador com sequenciador, sons de bateria, efeitos, etc.; os teclados controladores não são instrumentos musicais (não produzem som!!!), são periféricos destinados a controlar outros dispositivos;
    3. Os exemplos de instrumentos de teclados já estão presentes no artigo Instrumento de teclas;
    4. Falar de toda a história dos órgãos electrónicos, desde a primeira inclusão de sons de bateria em órgãos Hammond, passando pela inclusão de transístores para a obtenção de vários timbres na década de 70, até à inclusão de micro-processadores nos órgãos electrónicos actuais para ter arranjadores «inteligentes» (por ex., na marca Roland);
    5. Eu não sei se no Brasil se diz «tecladista», cá deste lado do Atlântico diz-se «teclista»;
  3. Atenção nos interwikis: o artigo que fala do conjunto de teclas deve fazer ligação com isto, por exemplo; o artigo que fala do instrumento musical deve fazer ligação com isto, por exemplo;
  4. Corrigir a terceira entrada na página de desambiguição para o artigo Teclado (música), já modificado.
Só de passagem, esta edição não é minha, esta é...
Ten Islands 04h53min de 20 de Setembro de 2007 (UTC)

Troquei a lista não-numerada que você criou para numerada afim de comentar item por item, sinta-se a vontade para reverter caso não concorde.

--Leonardo Stabile msg 00h51min de 21 de Setembro de 2007 (UTC)

Eu não me expliquei bem, peço desculpas. O que eu queria dizer era que, na página de desambiguação, se corrigisse a ligação no terceiro item que está aí listado. Eu penso que o item «teclado» devia estar direccionado para o artigo que fala do conjunto de teclas (ou direccionado para o artigo que fala do instrumento, conforme isso for decidido) e não para o artigo que fala dos instrumentos de teclas. O único problema é que o artigo que fala sobre «componente de um instrumento musical, constituído por uma série de teclas» ainda não existe… Ten Islands 11h42min de 26 de Setembro de 2007 (UTC)

TenIslands, Concordo com você quanto à necessidade de diferenciar o componente "teclado" (que existe em dezenas de instrumentos) do instrumento "teclado eletrônico". De fato este artigo em versões passadas tratava do componente como se pode ver nessa versão. No entanto depois de algumas edições passou a designar o instrumento eletrônico e algumas edições depois as informações sobre o «componente de um instrumento musical, constituído por uma série de teclas» foi completamente removida. Creio que retomar as informações existentes na versão apresentada seria um bom ponto de partida. Depois seria só mover o conteúdo atual para um nome que atendesse a todas as variantes da língua. Creio que o nome sugerido Órgão electrónico seja um consenso. Quanto ao item 4, concordo que o link na desambiguação deva apontar para a página sobre o componente, mas pode ser incluída uma nova entrada, apontando para o novo artigo Órgão electrónico, informando que é um instrumento musical eletrônico e que se trata de um regionalismo brasileiro. Além disso uma minidesambiguação ou um aviso no parágrafo inicial dos artigos sobre o órgão e sobre o componente poderiam sanar possíveis confusões causadas por ligações incorretas. Cumprimentos Cralizemsg 12h49min de 26 de Setembro de 2007 (UTC)

Há já quase um ano eu propus que se fizesse o redirecionamento desta página para órgão eletrónico, e que se melhorasse a desambiguação do termo “teclado”. Embora a minha história com os instrumentos permitiu-me presenciar à evolução dos órgãos eletrónicos para os chamados “teclados eletrónicos” (electronic keyboards, home keyboards, etc.) eu tenho de me render à evidência que hoje em dia dificilmente são considerados como órgãos devido às inúmeras inovações que sofreram. De modo que, resolvi mudar esta página para este título, deixar o título anterior para “o conjunto de teclas”, e começar um artigo especialmente destinado ao órgão eletrónico. Ten Islands (discussão) 17h44min de 9 de Agosto de 2008 (UTC)

Proposta para acrescentar ao texto[editar código-fonte]

Classificação de teclados (BRASIL)

Teclados Sintetizadores: Teclado com alta possibilidade de edição de timbres/patches a partir de ondas sonoras, amostras de áudio, samples, podendo acrescentar efeitos ou não, modificar equalização do timbre, na sensibilidade ou somente na timbragem em geral. Resumindo... O timbre fica com a sonoridade o proprietário desejar na medida das possibilidades e da tecnologia de edição oferecida pelo equipamento, mais indicado para tecladistas que trabalham somente com bandas. Os teclados desta categoria possuem recursos para modificar as ondas sonoras dos timbres ou apenas ara edição através de parametros dos efeitos, sejam elas geradas por osciladores, pcm ou samples como os VCAs VCOs VCFs, cuttoff, ressonância, attack, delay e etc (Termos conhecidos aos tecladistas ou profissionais de estúdio). É possível até transformar um piano em um lead (Em alguns modelos) ou apenas personalizar o timbre com sua identificação pessoal. Estão nesta categoria o Roland Xp10, Korg X5, Alesys Qs6.1, Alesys 8.2, Yamaha S03, Yamaha S08, Yamaha S80, Yamaha MM6 e MM8 (Que englobam a função de executar ritmos e midi, sem edição dos mesmos), Yamaha S90, Yamaha S90ES, KorgX5d, Roland Juno D, entre outros... O mais aclamados modelos, que impactaram o grande sucesso dos teclados no mercado musical são Yamaha DX7 e as primeiras versões dos Junos da Roland.

Teclados Workstations: Para simplificar mais a descrição, é basicamente um sintetizador com seqüenciador multi-pista, ou seja, possui a função de edição de timbres de um sintetizador ou mais avançada, porém também possui o recurso que lhe permite sequenciar uma música em arquivo MIDI e executar os mesmos. Geralmente um seqüenciador de 16 canais e é compatível com qualquer arquivo midi padrão GM. Não executa com ritmos (Acompanhamento eletronico, como os arranjadores), só midi e timbres. Fora estes detalhes, um workstation pode trabalhar com samples (Gravando, editando ou remodelando novos timbres), incrementar ou possuir de fábrica acessórios como CDR-W, saída pra TV, válvula para timbres (Korg Triton EXTREME), saída de áudio digital, saída individual do canal de cada instrumento, slot para cartão de memória etc. Geralmente são mais indicados para trabalhos de estúdio, porém são usados com função de sintetizador/loops ou sampleador para bandas. Nesta categoria temos vários modelos teclados no mercado, como exemplo: Roland XP80, Yamaha Motif Es6-7-8, Yamaha Motif Rack (Modulo de timbres), Yamaha Motif 6-7-8, Korg Triton Extreme, Roland Fantom XA-X6-X7-X8, Korg Triton, Korg Trinity etc.

Teclados Arranjadores: São teclados que basicamente possuem timbres mais simples que os sintetizadores, não possuem editores de timbres e trabalham com ritmo e midi, ou seja, é um teclado no qual a prioridade é a execução com ritmo (Acompanhamento musical eletrônico) e na maioria dos modelos executa arquivos midis pelos disquetes ou cartões de memória. Mais indicado para o estudo musical ou para profissionais da noite, que tocam em eventos ou bares. Existem categorias amadoras, que são aqueles que não possuem a possibilidade de criação ou edição de ritmos próprios e a categoria profissional ou semi-profissional, que são basicamente aqueles no qual existe a possibilidade de poder programar e/ou criar ritmos. Nesta categoria podemos citar os profissionais e semi-profissionais: Korg Pa50, Korg I3 e Korg I30, Yamaha PSR630-550-640-540-740-1000-etc, Yamaha Dgx305-505-etc, Roland EXR 5-EXR 7-etc, Technicks KN1500-KN1400-etc. E os amadores Casio Ctk501-511-611, Casio Wk1500 - WK3000, Yamaha PSR210, PSS280. Entre outros milhares.

Teclados Workstations Arranjadores: A mais nova categoria de teclados que está em media a 8 anos no mercado, para ser pratico, são teclados que tem todas ou quase todas as funções de um sintetizador, porém são "superiores" pois possuem seqüenciador (MIDI) e outras demais funções como saída USB, "conexão à internet", saída de vídeo, gravador de CDRW-DVDRW USB e/ou IDE, conexão com Memória USB externa (Pen Drives, Hds), Acréscimo de placas de timbres ou memórias Ram's, possuem poderosos editores de timbres, além de alguns modelos possuírem destaques em alguns tipos de samples e nuances nos timbres (EX: Mega Voices e SuperArticulation, ambos da Yamaha) e são arranjadores por possuírem as funções de um teclado que executa e cria (programa) ritmos eletrônicos (Acompanhamento musical), geralmente bem mais encorpados e com muito mais funções do que um teclado arranjador simples, tendo vantagem de possuírem mais bancos de ritmos-timbres-pads-etc e ritmos mais qualificados que os teclados arranjadores do tipo “não-workstation”. Estes teclados são indicados tanto para estúdio como para profissionais de eventos e/ou bandas. Nesta categoria temos destaques no mercado: Yamaha PSR-S900, PSR-S700, PSR-3000, PSR -1500, PSR -2100, PSR -2000 Yamaha Tyros, Yamaha Tyros2, Roland G70, Roland E800, Roland Va7 - Va76,Roland G1000, Roland G800, Roland G600, Korg PA80, Korg PA800, Korg PA60, Korg Pa1Xpro, Ketron Sd1 e Ketron SD1Plus, entre outros.

O preço médio desses teclados variam entre R$4.000,00 a R$18.000,00 no Brasil.


PS: RECADO AOS EDITORES: Peço licença apenas para acrescentar essas informações em relação a classificação de cada tipo de teclado, caso precisem de fotos e vídeos, tenho como conseguir tudo e direcionar os links para vocês... Espero ter ajudado. Não postei a classificação dos teclados controladores e nem dos simuladores de vozes, pois acredito que já está bem explicado pelos demais editores

Abraços Vinícius Augusto (viniciusaugusto@live.com) Não sou cadastrado aqui no wikipedia, mas pretendo ajudar. Esse texto que postei faz parte do meu livro didático de teclado e piano... Está tudo registrado em meu nome conforme as leis de direitos autorais, deixo autorizado diante mão a publicação do texto aqui, qualquer duvida, esta o contato do meu e-mail acima! o comentário precedente não foi assinado por 189.13.255.130 (discussão • contrib.)

Caro Vinícius, não duvido que você seja o autor do texto, mas a menos que essa informação esteja explícita em algum local formal, o texto não pode ser passado para o artigo nem permanecer aqui. A fonte deve indicar que você é o autor do texto e que você o está publicando em uma licença livre, como o GFDL, ou domínio público. Eu encontrei o mesmo texto aqui, também de autoria de Vinícius, o que reforça que é mesmo você, mas ainda não é o suficiente. A página web indicada no fórum supracitado está indisponível, então por ora isto é tudo que posso te ajudar.
Quanto a imagens e vídeos, isto é o que temos atualmente. Caso você queira ajudar, ótimo, posso te ajudar. Mas note que nossa política de imagens é tão ou mais rigorosa que a política de textos. A imagem também deve ter sido publicada em uma licença livre, como domínio público, algumas das versões do Creative Commons ou GNU. --Leonardo Stabile msg 06h06min de 4 de Junho de 2008 (UTC)
Se é ou não texto dele ou que importa é que com essa divisão, que na minha opinião é a mais conveniente, deveria ser adota dentro do Wiki. Assim seria resolvido este tema tão dificil de se chegar a uma conlusão. Minha sugestão
  • Teclado Sintetizador
  • Teclado controlador
  • Teclado Arranjador
  • Teclado Workstation

JOz eias 3d pode falar

Não concordo[editar código-fonte]

Não concordo com o movimento (indevido na minha opinião) feito no artigo, transferindo o conteúdo do teclado (instrumento musical) para teclado eletrónico e depois para teclado electrónico (fizeram uma confusão tão grande nas movimentações que está dificil entender o que fizeram!), e nem com a mudança da versão BR para PT do título e nem com a mudança na versão do conteúdo. Por mim, voltava ao título anterior Teclado (instrumento musical) e ao conteúdo nele originalmente contido, antes desta confusão que armaram. Nem olhei a o caos que isso deve ter acarretado nos afluentes, mas deve ter sido grande o estrago. --Nice msg 07h40min de 13 de Outubro de 2008 (UTC)

Também não concordo com a movimentação inicial. Simplesmente corrigi depois o que havia sido feito, pois a forma "teclado eletrónico" não existe - ou se diz "teclado eletrônico", em PT-BR, ou se diz "teclado electrónico", em PT-PT. Não é a primeira vez que o editor responsável por estas movimentações faz uma baita confusão; o mesmo ocorreu em Baixo, que foi movimentado sem qualquer consulta à comunidade para Baixo elétrico, criando-se a seguir um artigo Guitarra baixo, em PT-PT, para ter a mesma função que o artigo Baixo tinha, em PT-BR. RafaAzevedo msg 19h28min de 13 de Outubro de 2008 (UTC)
Que coisa... Rafa, com o que falaste agora ficou comprovada a real intenção do usuário... mover para um título mais conveniente ao PT/PT e assim justificar a modificação na escrita... nem consegui perceber se ele acrescentou alguma informação. O título teclado electrónico deveria ser um redirect para Teclado (instrumento musical) e não o contrário. Ele simplesmente copiou o conteúdo no novo títiulo, mudou a versão da língua, e colocou não sei o que no título original. Vou tentar, pacientemente, ver se consigo desfazer a bagunça. --Nice msg 05h22min de 14 de Outubro de 2008 (UTC)
Já desfiz a movimentação indevida. Depois vou examinar mais detidamente o que o editor fez com o baixo/baixo elétrico/guitarra baixo. SE necessário, retornarei os artigos para os títulos e para os conteúdos originais. --Nice msg 07h25min de 14 de Outubro de 2008 (UTC)

Proposta de fusão[editar código-fonte]

Não estou de acordo com a fusão. Um dos artigos fala acerca de um componente de instrumentos musicais. O outro artigo fala de uma classificação de instrumentos musicais. Ten Islands (discussão) 07h24min de 13 de Outubro de 2008 (UTC)


OBS - Transferi manualmente a discussão que estava em teclado electrónico para cá... não sei pq não transferiu quando restaurei os históricos... (ou discussão não restaura?) --Nice msg 07h18min de 14 de Outubro de 2008 (UTC)