Discussão:Terceira via

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Não me parece adequado usar Fernando Henrique Cardoso como exemplo de terceira via, ainda que esse utilize politicamente a expressão a seu favor. Sua tendência está nitidamente mais próxima ao neoliberalismo (mesmo que não exclusivamente aí) e tão fracamente relacionada à social-democracia, pelo menos no que diz respeito à ação de FHC "adulto", se é que cabe fazer essa distinção. Se hoje é interessante apropriar-se dessa, digamos, tendência que o aproxima de causas entendidas como "sociais", a enciclopédia não pode deixar de fazer uma leitura crítica menos parcial, afinal, as estratégias persuasivas características do exercício político não podem passar como se fossem partes de um conceito, uma definição. Por esses motivos considero pertinente reconsiderar a utilização de "Fernando Henrique Cardoso" como representante/exemplar da "terceira via". Mariana Lima. Hannahlima 15:29, 23 Janeiro 2007 (UTC)

Acredito que não cabe a uma enciclopédia discutir as tendências de Fernando Henrique Cardoso, essa perda de imparcialidade abriria margem para muitas discussões. E eu gostaria de saber se as tendencias as quais você se refere são entendidas pelo seu mandato como Presidente ou por livros ou artigos de sua autoria? Se for em relação a seu governo, muitos poderiam dizer que a situação do Brasil na época impossibilitou a colocação das idéias social democratas em prática.--Phdefranceschi 21h28min de 25 de Agosto de 2007 (UTC)

  • a terceira via original era o fascismo..keynes plagiou mussolini e veio 10 anos após este..esse artigo sofisma centro-esquerda com terceira via real/original..

Norberto Bobbio[editar código-fonte]

Sinceramente, eu já deixei de editar no projeto em português (exceto por um verbete no qual ainda me mantenho firme) há algum tempo justamente por considerá-lo ruim e persecutório para com editores eventuais e/ou novos, mas francamente, fazer um verbete sobre a Terceira Via sem nem sequer citar Norberto Bobbio me parece ridículo para dizer o mínimo.

Não escreverei nada para poupar meus perseguidores de plantão de terem o trabalho de apagar, modificar etc, mas sugiro que se faça um histórico do pensamento da Terceira Via, desde a Terceira Via autoritária dos anos 1920 e 1930 até a libertária da década de 1970. Do jeito que está, o artigo parece um legitimador das hipocrisias políticas de determinados partidos brasileiros que não querem se assumir como sendo de direita (porque pega mal) e se auto-intitulam "terceira via" social-democrata.

Só para lembrar que não estou falando sem conhecimento de causa, a social-democracia nem mesmo pode ser considerada uma "terceira via", posto que sua origem data da expulsão dos social-democratas da 2ª Internacional, criando a chamada Internacional Socialista, que afirma existir ininterruptamente até hoje e que, em linhas gerais, seria um movimento de esquerda que em nada dialoga com os preceitos da auto-intitulada social-democracia brasileira, de partidos cujos símbolos são aves da fauna brasileira.--201.28.39.223 (discussão) 12h05min de 2 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]

Terceira Via política é diferente de Terceira via econômica.[editar código-fonte]

Amigos , Terceira via política é o fascismo sim, só que esse texto aqui trata da chamada "Terceira via econômica", então são coisas diferentes.