Discussão:The Hunger Games

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 7 de janeiro de 2014 de MelM no tópico Inspiração não é cópia integral

Battle Royale, 2006 , Japan[editar código-fonte]

Esse tipo de Jogos de Massacre, foi apresentado em um Manga de 2006, no Japão. A diferença é que nos Hunger Games, os Jogos são consequencia de uma revolta que foi contida à força, e para castigar os revoltados, foi imposto a realização desses jogos, em que uma criança em idade colegial tem que matar outros. No Battle Royale, os Jogos são feitos pelo governo absolutista para fins de estudar comportamentos e estratégias, e os escolhidos são todos os alunos de uma mesma classe, de uma escola escolhida aleatóriamente em todo o país... Existe alguma ligação entre elas, ou realmente a autora criou este de fontes completamente autonomas ?

Resposta sobre Battle Royale[editar código-fonte]

Nunca ouvi dizer nada mas acho que Suzanne, como qualquer outro autor deve ter pesquisado antes

de começar a escrever, provavelmente deve ter encontrado algo a respeito do que ela queria como o Battle Royale e como já havia obtido uma inspiração, começou a escrever sua longa.

Resposta sobre Battle Royale[editar código-fonte]

Na verdade em 1999 foi publicado o livro, que foi adaptado para filme em 2000 (um dos mais rentáveis da história cinematográfica japonesa) e posteriormente para mangá. No filme os jogos acontecem para controlar a população, assim como no The Hunger Games. Existem vários filmes e livros sobre "jogos de massacre", mas a lista de similaridades entre esse livro e o filme Battle Royale é muito grande: participantes menores de idade, paixão secreta, sorteio dos participantes, governo realizando o evento, o evento ser uma forma de controle social, forma remota de assassinato, sistema de anúncio dos mortos, sistema para impedir que os indivíduos fiquem parados em um lugar, eles começarem com algumas armas, presença de participantes que foram voluntários e que são mais temidos/perigosos, formação de grupos, relutância de alguns e tentativa de não participar, romance entre participantes como um dos focos principais da história e o fim que contraria as regras, com dois sobrevivendo (exatamente dois).

A autora afirma que nunca tinha ouvido falar do Battle Royale antes de escrever seu livro, por isso eu apenas adicionei que a "inspiração" dela é questionável, porque não temos como provar que ela está mentindo para não dar os créditos e a devida compensação financeira. Minha opinião é que este é mais um caso de criador não recebendo o crédito porque ele não é americano, se fosse o contrário - um japonês "inventando" o livro depois do sucesso americano - ninguém iria acreditar no japonês.

Não me parece isento não incluir a existência desse livro e filme e simplesmente colocar o que a autora anuncia. Seria o equivalente a colocar SOMENTE o que um padre diz sobre a existência da religião. Tentei ser bem resumido no artigo para não ficar falando do outro filme na página do Hunger games, também porque há muitos lugares aonde as pessoas podem buscar mais sobre as semelhanças, principalmente nos dois filmes em si, que foram a base da minha comparação.

Por favor, leia mais sobre Wikipédia:Livro de estilo/Cite as fontes. Todas as informações escritas aqui na Wiki devem ser referenciadas. Cumprimentos. Lucas Disc. 08h24min de 29 de outubro de 2013 (UTC)Responder

Não acho que para citar semelhanças entre dois filmes/livros eu precise de citação, os filmes são a citação e as semelhanças são facilmente verificáveis, muito mais confiável que um artigo em jornal ou blog. Nem todas as informações escritas na wiki precisam ser referenciadas (citando fontes), e o melhor exemplo disso são as páginas sobre conceitos físicos, matemáticos, de programação, etc. Na página do hunger games em inglês eles simplesmente comentam que existem semelhanças com o Battle Royale e dizem que a blogosfera falou muito do assunto (sem citar ninguém da blogosfera criticando), enquanto citam nominalmente somente aqueles que saíram em defesa da americana (cuja defesa geralmente se baseia em apontar diferenças, como se diferenças fossem implicar em não inspiração). Minha opinião é que fatos notórios não precisam de citação. Entretanto, segui sua sugestão e coloquei algumas citações e acho que no final ficou melhor mesmo, então obrigado. Acho importante ao menos constar algumas coisas sobre o assunto para que as pessoas possam se informar e tirar suas próprias conclusões, enquanto a ausência gera uma idéia errada de unanimidade sobre a origem do livro. Sobre a necessidade de citações, por favor leia mais sobre em https://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:When_to_cite . Esse é um dos casos especificados como não necessitando de citação. Obrigado.

Discussão sobre Battle Royale[editar código-fonte]

Prezado Lucas RdS: fiz alterações no artigo baseadas em fatos. Você removeu as alterações sobre o pretexto de faltar citação (ao invés de adicionar o {{carece de fontes}}). Refiz as alterações com as citações que você solicitou. Você as removeu novamente sem justificar. Peço que não remova minhas alterações, leia as fontes que postei, e discuta nesse espaço para não vandalizar a página. Grato.

Inspiração não é cópia integral[editar código-fonte]

Gostaria de observar aqui que os argumentos pró-autora no caso da sua "inspiração" são basicamente no sentido de apontar que existem diferenças entre os livros. Se inspirar em algo não significa copiar completamente. A autora não copiou completamente o filme Battle Royale, mas para acreditarmos que não é inspirado deve existir um limite no número de "coincidências". Esse artigo contou 18 similaridades/cópias e não são todas. Não é sensato acreditar no que alguém que tem dezenas de milhões a perder (e seus compatriotas editores e parceiros comerciais) está falando.

Esse artigo é sobre The Hunger Games, não Battle Royale; já foi criada uma seção sobre o assunto, para que fique no local adequado e de forma mais neutra. Não cabe a essa enciclopédia tirar conclusões desse tipo, fazer acusações ou até insinuar culpabilidade. Não sendo a autora formalmente acusada, e condenada, sua versão é a "oficial". Melissa M. msg. 15h34min de 6 de janeiro de 2014 (UTC)Responder
Mas a versão "oficial" não é uma versão isenta, e sim uma versão enviesada pelos interesses da autora e práticas comerciais americanas. Não cabe a essa enciclopédia defender interesses comerciais. Acredito que a seção relativa ao Battle Royale deveria ser relacionada com a seção inspiração justamente porque a comparação tem a ver com inspiração e origem. Se a comparação fosse em outro sentido seria neutro deixá-la inteiramente separada. Acho correto que no início da seção Inspiração começaram com "Segundo Suzanne Collins...", mas não mencionar que há um "Segundo..." ou um "Entretanto..." deixa a seção incompleta. Ou seja, tira a conclusão de que a versão oficial da autora é exclusiva no tópico e insinua que outras versões não estão relacionadas.
Ter criado uma seção sobre o assunto e colocá-la no fim de um longo artigo não foi neutro, e sim uma defesa da versão oficial. Aumentar significativamente o conteúdo e deixar o conteúdo contrário aos interesses da companhia ao fim não é neutralidade, é um dos métodos de censura mais discutidos atualmente, pois um usuário comum irá ler a página somente até aonde ele acha que menciona o que está procurando.
Para evitar mais discussões sobre o assunto, vou deixar a referência ao tema conforme ficou o artigo em inglês (quando falam da recepção crítica de um modo geral positiva). Assim a seção "Background" ou "Inspiração e Origem" continua do jeito que interessa para a autora e que você concorda, mas não causa o efeito de um usuário que não esteja procurando especificamente não chegar a saber do assunto e ficar informado.
Além disso, defesa da autora está sendo muito bem representada no artigo também, apontar para a crítica e defesa é imparcial, não mencioná-los com destaque é parcial. --Zedaroca (discussão) 21h43min de 6 de janeiro de 2014 (UTC)Responder

Para esclarecer meu problema e dar um exemplo de como isso afeta o valor da Wikipédia: Estava na casa de minha mãe, comentamos sobre o filme (Hunger Games) e eu mencionei o Battle Royalle ("HG é uma cópia com variações de BR"). Ela foi para a Wikipédia, viu o texto que expressa a versão oficial da autora (versão da qual dependem milhões de dólares) e veio me contar que na verdade ele não tinha nada a ver com Battle Royalle. Tenho a Wikipédia em grande estima e foi muito chocante ver que alguém foi para a Wikipédia e saiu mais desinformada do que estava antes. Na época o artigo já mencionava o livro, mas como agora, em uma seção lá em baixo. Não conheço ninguém que tenha visto Battle Royalle que não ache que as semelhanças são demais (tema, roteiro, personagens principais e secundários, suas características e funções no roteiro, detalhes menores do roteiro, eventos isolados - como a ajuda do professor no momento de necessidade), na verdade, só a leitura daquele artigo que "linkei" já basta para alguém objetivo no assunto se convencer de que a versão da autora é mera formalidade econômica. Eu entendo que a autora, não querendo entregar milhões para o criador de Battle Royalle, conte essa história. Também estou familiarizado o bastante com a justiça americana para saber que um processo de um extrangeiro contra Hollywood seria perda de tempo e dinheiro. Mas não há porque (financeiramente) ferir a Wikipédia e desinformar seus usuários também.

Melissa, eu já editava a Wikipédia a muito tempo (apesar de ter tido problema com o link de seção com caracter especial, rs), só não tinha um nome de usuário pois sempre apreciei o ideal de coletivismo anônimo. Minhas contribuições anteriores nunca eram desfeitas e eu nunca precisava justificá-las. Como esse artigo tem fãs ou usuários pagos defendendo a autora criei a conta para facilitar as notificações (estou ciente da política contra contas de objetivo único, mas é a vida). Obrigado pelas sugestões de leitura e pela disponibilidade.--Zedaroca (discussão) 20h56min de 6 de janeiro de 2014 (UTC)Responder

Na verdade, não importa o que eu acho ou deixo de achar nesse caso. Aliás, nem tenho uma opinião pessoal formada sobre o assunto. A questão é que os artigos devem se basear em fatos comprovados e fontes confiáveis, não em pontos de vista ou defesas de teorias. Sugerir que alguém é culpado (ainda mais se tratando de uma pessoa viva) é algo que a Wikipédia não deve e não pode fazer, e isso vale para qualquer artigo.
Do mesmo modo, não seria correto que um fã da obra editasse o texto excluindo todas as menções a Battle Royale ou dizendo que "é tudo mentira", pois isso também seria parcial. Do jeito que está agora, apenas apresenta-se o que é conhecido - foram apontadas semelhanças, a autora negou conhecer o livro antes. Melissa M. msg. 03h43min de 7 de janeiro de 2014 (UTC)Responder