Discussão:Thiltapes

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 29 de abril de 2015 de Vinicius Soares e Lima

Boa tarde Marcelo,

Em janeiro fiz uma modificação no presente artigo, pois anualmente participo dos cursos de formação de novos coordenadores e instrutores de danças folclóricas, que ocorre na Casa da Juventude, sede da Associação Cultural Gramado, cidade de Gramado no RS, e como bem referencias, lá realizamos a "caçada" com os novatos.

Ocorre que, hodiernamente, com as facilidades da internet, muitos dos participantes do curso vão para a internet procurar artigos sobre os Thiltaps, ou Thiltapes, como grafado por você, e acabam achando este artigo e desistindo da caçada, por descobrirem que é, na verdade, um "trote", como dizemos na linguagem moderna.

Como a ideia é manter uma tradição, sem que os "novatos" descubram a verdadeira história antes de realizarem a caçada, modifiquei o artigo, para que ele contasse a "história", que queremos que seja a "verdadeira".

Imagine só... Levamos tão a sério essa brincadeira, que no dia seguinte à caçada, logo após o almoço, coroamos os reis e rainhas da caçada, que foram aqueles que acreditaram ter pego a maior quantidade de bichinhos, que na verdade nada mais são do que tocos de arvores, pedras, e até mesmo galhos, que enfiamos dentro de sacos de estopa e mandamos que eles levem até os mais experientes, correndo desenfreadamente, e sem, em hipótese alguma abrir o saco, para não deixar o "animalzinho" escapar.

Após a coroação, fazemos ainda um juramento, em que renovamos nossa promessa e fazemos com que os novatos prometam jamais contar a verdade sobre a tradição àqueles que não a conhecem, até o momento em que façam sua primeira caçada e em seguida também seu juramento.

Sendo assim, gostaria de pedir, em nome de uma tradição de mais de 40 anos da Casa da Juventude, para mantermos o texto que eu havia inserido, ou então excluirmos o artigo da página da Wikipédia.

No aguardo de seu retorno e considerações, desde já agradeço.

Vinicius Soares e Lima (discussão) 17h59min de 29 de abril de 2015 (UTC)Responder