Discussão:Topografia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Untitled[editar código-fonte]

Revertido trecho igual a [1]. Lusitana 07:00, 15 Setembro 2005 (UTC)

Orografia[editar código-fonte]

Orografia e Topografia não são sinônimos? se sim, por que dois artigos? A orografia cuida do traçado dos rios, topografia é a descrição da superfície de um lugar em nosso planeta== VDA ==

O material com direitos autorais era proveniente daqui. A página está em cache, não consegui acessar o original. -- Mateus Hidalgo msg 16:24, 23 Janeiro 2006 (UTC)

errada!!!![editar código-fonte]

Lamento discordar mas acho as sub-divisões da Topografia uma verdadeira lástima.

Parece-me que não sabe a real diferença entre topometria e taqueometria, e parece-me também que a topologia não é chamada ao caso.

A topologia é o conjunto das relações entre linhas pontos e poligonos ou grafos num SIG.

Topografia vem de Topos+Graphein (Descrição ou representação da terra).

A confusão com orografia ainda percebo mas com SIG acho um pouco mais grave.

p.s. a Orografia é o estudo apenas do relevo, (DTM, DEM, pontos cotados, superficies, Curvas de nivel, etc) ao passo que a Topografia também se encarrega, além da descrição altimétrica do terreno, da descrição planimétrica, (Elementos lineares ou poligonos cuja projecção vertical possa ser representada no terreno). Acho que a topografia tem um sem numero de aplicações, (como a execução de cartografia, cadastro, medição e cálculo de áreas, etc), mas se a quiser separar em qualquer coisa separe em Altimetria e Planimetria.

A taqueometria refere-se à utilização de um instrumento chamado Taqueómetro que se caracteriza por ter limbo Horizontal e Vertical, bem como possibilitar a medição de distâncias indirectamente, (normalmente à custa de fios estadimétricos e de uma mira). Estes aparelhos encontram-se já em completo desuso com o avanço tecnológico dos EDM, (Estações Totais).

A Topometria encarrega-se da medição de angulos e distâncias, tal como a topografia para a determinação de coordenadas planimétricas e altimétricas de objectos, mas num diferente âmbito de precisão e exactidão, variando o objecto, e os instrumentos e técnicas utilizadas. Uma monitorização estrutural de uma ponte ou barragem requer técnicas e metodologias da topometria. a execução de um levantamento topográfico para a implantação de um edificio => Topografia.



Preocupa-me particularmente, o facto de existir uma imensa bibliografia sobre o assunto, mas com um veiculo destes uma mentira repetida tantas vezes passa a ser verdade.

Aconselho-o vivamente a proucurar melhor nas suas fontes, e a inferir também sobre a correcta exposição das matérias que aqui vem repetir.