Discussão:Torneio Rio-São Paulo de 1964

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Diferenças entre 1940, 1964 e 1966[editar código-fonte]

Percebo que muitos fazem confusões na internet sobre os campeonatos de 1940, 1964 e 1966, tentando compará-los na tentativa de justificar a necessidade de uma divisão de título em 1940.

Os campeonatos de 1964 e 1966 foram concluídos. No entanto, ao fim desses campeonatos (de pontos corridos) foi verificado um empate em primeiro lugar, em uma época sem saldo de gols. Normalmente se instituía a chamada "disputa extra" em melhor de três, em caso de dois clubes empatados (caso de 1964) ou um "supercampeonato" ou triangular/quadrangular/etc. extra entre os mais de dois clubes empatados em primeiro lugar. Essas disputas extras (como o próprio nome nome indica) eram situações especiais e externas ao campeonato, e muitas vezes na impossibilidade de calendário para realizá-las as ligas e federações preferiam dividir o título entre os primeiros lugares - existem outros casos assim em estaduais.

Já em 1940 o campeonato não terminou, faltou disputar o segundo turno inteiro. As posições de Flamengo e Fluminense na liderança empatada na tabela não eram definitivas ou finais.

Ao invés de tentar "empurrar" esse título em todas as listas e distorcer as informações de 1964 e 1966 como parte de uma campanha pró-reconhecimento, seria muito mais interessante que esses clubes ou esses torcedores fizessem um pedido formal direcionado às federações do Rio e de São Paulo pedindo encarecidamente a declaração do campeonato como encerrado em turno único e dividindo o título, pois apenas com o aval/homologação das federações se terá campeões de fato.

O site www.rsssfbrasil.com é uma boa fonte esclarecedora dessas questões.

Auriel (discussão) Auriel (discussão) 06h48min de 23 de maio de 2009 (UTC)[responder]