Discussão:Torre (Serra da Estrela)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imagem da Torre[editar código-fonte]

A imagem apresentada não é da Torre propriamente dita mas sim do marco geodésico que está no centro da rotunda. Haverá uma imagem da Torre para substituir a que lá está? Oriolus (discussão) 15h13min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)

Se for uma outra torre (ali próxima), como você está a pensar, sim, há uma imagem (também tirada por mim - veja no artigo Parque Natural da Serra da Estrela). Mas este marco geodésico, como você fala, tenho visto como a Torre que dá nome ao local, o exacto ponto de maior altitude da serra (e do país, no continente). Scheridon (discussão) 15h39min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)

O centro da rotunda onde está o marco geodésico é de facto o ponto mais alto de Portugal. Esse ponto fica a 1993 metros. Uma vez que esta cota fica quase nos 2000 metros, foi construída ao lado da rotunda uma pequena torre circular com 7 metros de altura, cujo topo está exactamente a 2000 metros. É por isso que este local se chama a Torre. O marco geodésico está no ponto de maior altitude do terreno, mas não é uma torre e não tem 7 metros. Assim, a imagem a colocar deveria ser de facto a da Torre e não a do marco geodésico. Oriolus (discussão) 16h00min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)

Agora estou realmente confuso. Se for a Torre circular da foto, esta parece ter mais que 7 metros. Antes de modificar qualquer coisa, vou pesquisar um pouco sobre isto. Você pode ajudar, se tiver alguma fonte fiável. Scheridon (discussão) 16h37min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)

estive à procura mas de facto as referências existentes não são consensuais acerca de qual o edifício que constitui a "Torre". Ja consegui descobrir que a Torre foi mandada erigir por D. João VI em 1802 (ou em 1817) para completar os 2000 metros (isto é referido em diversos sites e livros). Vou continuar a procurar por informações mais concretas acerca das características do edifício. Oriolus (discussão) 21h24min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)

Mandei um email para o sítio "Região de Turismo da Serra da Estrela", questionando sobre a Torre, e esta foi a resposta que recebi:

Boa tarde, Senhor Roger Amaral,

Serve o presente para informar que efectivamente a torre que dá nome ao local é o marco geodésico.

Cumprimentos,

Ludovina Martins - RTSE


Original Message -----

From: <Roger Amaral Scheridon de Moraes> To: <info@rt-serradaestrela.pt>; <rtse_2002@hotmail.com> Sent: Wednesday, January 30, 2008 9:04 PM Subject: Site Contactos


> Nome: Roger Amaral Scheridon de Moraes > > Email: > > Telefone: > > Mensagem: Prezado(a) senhor(a): > Sou brasileiro (do Rio Grande do Sul) e estive na Serra da Estrela em > janeiro do ano passado (exacto 1 ano), e tenho uma dúvida quanto à > localidade mais alta da Serra: a TORRE que dá nome ao local é o marco > geodésico que marca o exacto ponto mais elevado da serra (no centro da > rotunda) ou a torre circular, próxima à rotunda? > > Obrigado por sua atenção. > > > -- > No virus found in this incoming message. > Checked by AVG Free Edition. > Version: 7.5.516 / Virus Database: 269.19.17/1252 - Release Date: > 30-01-2008 20:51 >

Diante disto, reverterei minhas alterações agora (também nas versões em inglês e espanhol), já que as fiz sem ter recebido antes o email. Mas não se aborreça. Suas contribuições pareceram bem intencionadas, para mim. Scheridon (discussão) 21h24min de 31 de Janeiro de 2008 (UTC)

Scheridon, Não se trata de ser bem ou mal intencionadas, mas sim de uma questão de rigor. Hoje estive ausente uma grande parte do dia e não me foi possível averiguar mais sobre este assunto, mas conto prosseguir a minha pesquisa sobre este assunto, logo que tenha mais informações colocarei aqui.Oriolus (discussão) 22h12min de 31 de Janeiro de 2008 (UTC)

Já agora sugiro uma pesquisa no google por "Torre Serra da Estrela" e seleccionando "imagens", os resultados parecem-me interessantes...Oriolus (discussão) 22h16min de 31 de Janeiro de 2008 (UTC)

Você está certo. Em caso de encontrar dados que melhorem o artigo, sinta-se a vontade para acrescentar. Scheridon (discussão) 12h09min de 8 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Viva Scheridon, hoje falei com uma pessoa que conhece bem a Serra e que me confirmou que a "Torre" que dá o nome ao local é efectivamente a pirâmide de pedra que serve de marco geodésico (embora a que lá esteja actualmente tenha sido colocada em substituição da original, que já desapareceu). A torre circular que anteriormente mencionei data da década de 1950. Resta-me pedir desculpa pela confusão que causei a propósito deste assunto. Oriolus (discussão) 14h21min de 8 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Localização da Torre[editar código-fonte]

Muita gente pensa que o Alto da Torre pertence ao concelho de Seia, através da freguesia de Alvoco da Serra. No entanto, consultando mapas geográficos, é possivel verificar que, na verdade, o ponto mais alto de Portugal Continental está dividido por três freguesias e, consequentemente, três concelhos.

A torre central que marca o cume da montanha pertence não sou à freguesia de Alvoco da Serra como também à freguesia de São Pedro, concelho de Manteigas, e à freguesia de Unhais da Serra, concelho da Covilhã. Assim sendo, é errado dizer-se que a Torre pertence ao concelho de Seia.