Discussão:Três Reis Magos

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Belchior ou Melchior[editar código-fonte]

No google, 485.000 resultados com Belchior e 17.700 com Melchior.

Eu acho que não é uma diferença entre Brasil e Portugal, pois mesmo no Brasil, Belchior é mais usado que Melchior. O uso de Melchior como nome principal (e Belchior como alternativo) só poderia se justificar por ser a primeira versão usada. Então, a versão do IP [1] está errada porque diz que no Brasil se usa Melchior, sendo preferível a edição do RafaAzevedo, sem falar de diferença Brasil/Portugal [2]. Bitolado (discussão) 11h59min de 22 de janeiro de 2010 (UTC)[responder]

Deve existir alguma confusão, pois o RafaAzevedo é que insiste em utilizar Melquior. Por vezes dá a ideia que o RafaAzevedo está mais interessado numa guerra entre revisores Portugueses / Brasileiros, do que nos factos indesmentiveis que o nome Portugues para um dos reis magos é Belchior. 00h05min de 25 de janeiro de 2010 (UTC) o comentário precedente não foi assinado por 85.247.202.68 (discussão • contrib.)

Apenas sigo o que dizem as fontes. Sobre guerras entre brasileiros e português, não fui eu quem escreveu que "no Brasil são quase todos analfabetos". Acho que esse comentário preconceituoso e desinformado seu, por si só, já demonstra sua inaptidão para participar de um projeto colaborativo por excelência e pautado por Wikipédia:Normas de conduta. RafaAzevedo disc 15h49min de 29 de julho de 2012 (UTC)[responder]

Quais fontes bíblicas do Velho Testamento sobre alguma profecia onde alguma estrela indicaria vinda do suposto messias? (seja ele Jesus ou outro)[editar código-fonte]

Não há na Bíblia algo concreto sobre essa profecia. Se possível alguém pudesse postar mais fontes no próprio artigo que não sejam pra links externos que muitas vezes tão quebrados.

Sobre as alterações em dezembro de 2019[editar código-fonte]

Visando melhorar a qualidade do artigo, fiz várias alterações. Entretanto, essas foram revertidas com a justificativa de que "muito conteúdo foi removido". A justificativa é essencialmente a falta de fontes, mas especificarei mais abaixo. Eu me pergunto se não seria o caso de os trechos que foram removidos serem reavaliados antes de serem reinseridos, já que têm problemas, como discrimino alguns casos abaixo.

Talvez fossem astrólogos ou astrônomos...

Quem disse?


...a estrela porém não os levou diretamente a casa do menino Jesus e sim ao palácio do cruel rei Herodes... Perguntaram eles ao rei sobre a criança. Este disse nada saber. Herodes alarmou-se e sentiu-se ameaçado, e pediu aos magos que, se o encontrassem, falassem a ele, pois iria adorá-lo também, embora suas intenções fossem a de matá-lo.

Isso não está no evangelho. Por que está no texto? Não há outra fonte que justifique tal interpretação


...por causa da distância percorrida, assim a tradição atribuiu à visitação dos Magos o dia 6 de janeiro.

Qual a fonte?


...cujo significado e simbolismo espiritual é, juntamente com a própria visitação dos magos, ser um resumo do evangelho e da fé cristã.

Segundo quem?


...embora existam outras especulações respeito do significado das dádivas...

Quem as faz?

Seção "Adoração...": não há informação adicional relevante o suficiente para que seja uma seção à parte.


Uma descrição dos reis magos foi feita por São Beda...

Fonte dúbia e referência fora do padrão.


Ao desfazer, foram removidas algumas marcas. A marca "carece de fontes" havia sido posta, evidentemente, onde não havia fontes. A seção "Interpretação" fala de uma "exegese", mas não diz quem a faz. Por isso eu havia marcado como pesquisa inédita, pois soava como se alguém estivesse pondo sua exegese no artigo.

Enfim, espero ter esclarecido os motivos das alterações, e fico à disposição para esclarecimentos e aberto à discussão. --Elizandro max (discussão) 02h55min de 3 de janeiro de 2020 (UTC)[responder]