Discussão:Transporte ferroviário no Brasil

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A malha ferroviária do Brasil é obsoleta, constituído de trens antigos e de baixa velocidade, integrando uma pequena parte do país, visto que essa nunca foi a prioridade do Governo[1]. Os serviços de passageiros praticamente acabaram, e os de carga subsistem em sua maioria para o transporte de minérios. A única linha de passageiros que ainda preserva serviços diários de longa distância com relativo conforto é a ligação Belo Horizonte-Vitória. Entretanto, ainda existem algumas ferrovias de interesse exclusivamente turístico em funcionamento, tais como Curitiba-Paranaguá.


  • As afirmações acima estão em sua grande maioria erradas...:

A malha ferroviária do Brasil é obsoleta, errado, Ferronorte, FNS, EFC, EFVM, Ferrovia do Aço, Tronco Sul, são ferrovias ou linhas modernas...

  • ...constituído de trens antigos e de baixa velocidade,...:

Muitas operadoras estão comprados LOCOMOTIVAS novas, favor verificar noticias na Revista Ferroviária... velocidade não é sinomino de eficiência em transporte ferroviário.

  • ...Os serviços de passageiros praticamente acabaram,...:

de longa distancia, sim, mas os trens metropolitanos e metros tem aumentado, de maneira lenta mas aumentado.

  • ... e os de carga subsistem em sua maioria para o transporte de minérios. ...:

favor acompanhar a bolsa de valores, ver ações da ALL...ou ler relatórios sobre aumento e diversificação de cargas.

  • ... A única linha de passageiros que ainda preserva serviços diários de longa distância com relativo conforto é a ligação Belo Horizonte-Vitória. ...:

EFC também ofereçe transporte de passageiros... com viagens 3 vezes por semana...

  • Entretanto, ainda existem algumas ferrovias de interesse exclusivamente turístico em funcionamento, tais como Curitiba-Paranaguá. ...:

Cabe ressaltar que o porto de Paranaguá é o maior em movimentação de grão, sendo que boa parte destes é transportada pela ferrovia... inclusive para a ALL, operadora de carga, o trens de passageiros, constitui um problema na época de safra, haja vista que ocupa a linha e possui prioridade de passagem... o comentário precedente não foi assinado por Meloaraujo (discussão • contrib.)

falha tecnica, agora vai a assintaura... --Meloaraujo (discussão) 11h56min de 18 de Janeiro de 2008 (UTC)

VIAGEM A LONGA DISTANCIA.[editar código-fonte]

Em primeiro lugar parabenizo a todos da vale. E sou viajante continua do transporte ferroviario,moro em Vitoria a 5 anos e vou a minha cidade de Itabira 3 vezes no ano.Gostaria muito que o trem viajasse em horario noturno , porque durante o dia e muito cansativo ainda mais com criança. Deixo esse apelo a Vale e um abraço a todos os integrantes dos serviços do trem de passageiro.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          LUZIA IZABEL DIAS        23-10-20008.