Discussão:Tropicália/Arquivo/1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Polêmica sobre Led Zeppelin[editar código-fonte]

Não sei se Led Zeppelin teve alguma coisa em haver com o tropicalismo, e Raul Seixas, ao contrário do que está no artigo, não tinha nehuma afinidade com os tropicalistas. o comentário precedente não foi assinado por Despertando as Borboletas (discussão • contrib.)

A falha foi corrigida.--g a f M 00h36min de 2 de Setembro de 2007 (UTC)

Polêmica sobre artistas participantes do movimento[editar código-fonte]

Chico Buarque não participou da tropicália e suas conotações políticas são bastante duvidosas.comentário não assinado de 201.8.240.246 (discussão • contrib)

_________________________________________________________________________________________________ ATENÇÃO Glauber Rocha NUNCA participou do "Movimento Tropicalia"! Chico Buarque sempre foi muito consciente e suas conotações políticas sempre foram coerentes. Por isso êle não participou desse pseudo-movimento fabricado por interesses e marketings. A "Tropicalia" no Brasil foi um movimento reacionário, planejado, pré-fabricado e conduzido por políticas de direita, para se contrapôr ao Maio de 68 na França, este sim um movimento sério e justificado. Mas no Brasil foi justo uma espécie de reediçao de "flower power", meio hippie com intenção diluidora, pro-drogas e vagabundagem, dando um lado de "alegre désbum"(?) ao grave momento político que passávamos sob a ditadura. Nem Chico Buarque, nem Glauber participaram deste "movimento" que teve no entanto o MAIOR APOIO DAS GRAVADORAS !!! Será que deu para entender agora? Minhas fontes são as por mim mesma vivenciadas, pois testemunhei pessoalmente. O país é que não tem memória. Evany Fanzerescomentário não assinado de 200.152.98.12 (discussão • contrib)

Movimentação Politica[editar código-fonte]

"Embora marcante, o Tropicalismo era visto por seus adversários como um movimento vago e sem comprometimento político"

O Tropicalismo nunca deixou de ser Politico. É contraditório se referir a figuras como Gilberto Gil e Caetano Veloso e dizer que não há comprometimento politico... Acho que o artigo está sem coesão contextual quando dita isso.

Poderia-se dizer que a Tropicalia não foi compreendida no inicio, por ser muito subjetiva e evasiva ao tratar de politica, mas nunca ausente. Tudo na Tropicalia teve inspiração politica. Só para refrescar, vamos lembrar de algumas músicas com teor politico do movimento:

  • "Alegria, Alegria" de Caetano Veloso
  • "Meia Lua-Inteira" de Caetano Veloso
  • "Viramundo" de Gilberto Gil
  • "Cálice" de Gilberto Gil e Chico Buarque.comentário não assinado de 201.68.114.73 (discussão • contrib)

PanAmérica[editar código-fonte]

É verdade que Agrippino de Paulo influenciou a Tropicália. É também verdade que o escritor tinha influências de Oswald de Andrade, mas a obra deste não se restringiu aos dois manifestos em que faz referência à atitude antropofágica. A obra PanAmérica não pode ser considerada um esforço de comer a cultura estrangeira, digerí-la e criar algo novo. É, antes, uma colagem algo cubista de elementos da cultura Pop internacional, sem buscar criar algo brasileiro a partir disso. Por isso suprimi a frase que associava o livro com a antropofagia.comentário não assinado de 189.46.25.98 (discussão • contrib)

Mário de Andrade[editar código-fonte]

Olha cara não sei de onde você tirou a informação, mas Mário de Andrade não fez parte do Antropofagismo de Oswald. Com Macunaíma ele sim atraiu a atenção dos antropófagos, pois a obra apresenta várias das características pregadas por eles, chegando a ser convidado por Oswald para se juntar ao movimento, mas ele recusou.comentário não assinado de 189.71.143.224 (discussão • contrib)

A tropicalia[editar código-fonte]

O tropicalismo foi um movimento que deixou suas marcas não só na música popular brasileira , mas também em outros gêneros artísticos , como o cinema , o teatro , as artes plásticas e a literatura . para san't anna (2004) , o tropicalismo foi o 1 ° momento do underground brasileiro criado intuitivamente . esse movimento surgia como uma atualização da linguagem musical brasileira em relação ao que até então se vinha produzindo na europa e nos estados unidos .comentário não assinado de 189.3.141.69 (discussão • contrib)