Discussão:Vassili Zaitsev

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Untitled[editar código-fonte]

Texto que pode ser aproveitado:

O fuzil com mira telescópica que ele usou durantea guerra está hoje em exposição no Museu das Forças Armadas em Moscou. Apesar de tudo, autores ocidentais questionam o duelo com o major alemão. Em seu livro, "A Batalha de Stalingrado", Chuikov descreve o duelo entre Zaitsev e Koning com a autoridade de quem estava no local e que conheceu Zaitsev pessoal-mente (na verdade, o texto é atribuído ao próprio Zaitsev). Contudo, outra fonte, descrevendo exatamente a mesma ação, diz que o oponente do herói russo era um coronel das SS chamado Heinz Thorvald (ou Thorwald), também mencionado como comandante de uma escola de atiradores "perto de Berlim" (seria Zossen?). No livro deAntony Beevor, "Stalingrado, O Cerco Fatal" (Edi-tora Record, 2002), o alegado duelo é tachado depura propaganda, pois o autor não encontrou nenhum registro da existência do coronel das SS (embora não fale nada sobre Koning). Também segundo Antony Beevor, não existe nenhum registro sobre o duelo (com quem quer que seja) nos arquivos militares alemães, das SS ou do Exército Vermelho. Propaganda ou não, invenção ou não, o fato é que os franco-atiradores soviéticos fizeram da vida dos alemães em Stalingrado um pesadelo. E a contribuição de Zaitsev para isso foi realmente descomunal.

Outros assuntos relacionados:

mulheres russas atiradoras de elite

Nina Alexeyevna Lobkovskaya From Wikipedia, the free encyclopedia. Nina Alexeyevna Lobkovskaya was a Russian female who operated as a sniper for the Soviet Red Army during World War II. She was credited with 309 kills during the war. Because of this record, she is considered to be one of the best female snipers ever.

Número de mortes[editar código-fonte]

O número de mortes creditadas a ele é algo muito controverso. O criador da comunidade dele no Orkut (Com quase 10 mil membros), por exemplo, afirma que o número de baixas promovidas por ele foi igual a 400 pessoas.

Qual será o dado correto? 242 ou 400?

--Dosansil (discussão) 19h24min de 1 de Novembro de 2008 (UTC)