Discussão:Vitória (Espírito Santo)/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em geral, quando há desambiguações que envolvem estados ou capitais ou cidades grandes, tenho optado por deixar estas em páginas principais e por criar uma página à parte para a desambiguação. Mas no caso de Vitória tenho dúvidas: é que para lá da capital do Espírito Santo, há uma outra Vitória extremamente conhecida: a rainha de Inglaterra.

Por este motivo, vou colocar a página de desambiguação em Vitória, pasando o artigo sobre a cidade para Vitória (Espírito Santo). Mas gostava de saber as vossas opiniões sobre isto... se não coincidirem com a minha, a qualquer altura se pode trocar os conteúdos. --Jorge 15:26, 15 Jun 2004 (UTC)

Concordo. Vitória deve ser apenas de desambiguação, fazendo ligação para o estado, para Rainha Vitória, etc... Manuel Anastácio 15:58, 15 Jun 2004 (UTC)

Há falta de informações históricas ao meu ver importantes como o fato da cidade ser a terceira capital mais antiga do Brasil. Outra coisa, ao meu ver existem algumas informações desnecessárias a respeito da cidade como por exemplo ser a capital mundial do Marlin e tudo bem que a cidade é carente de personalidades mas acho muito pouco relevante a presença (unica pessoa citada ao longo do texto) de um pescador que pegou um peixe que que faz parte da cultura de menos de 1% da população. (André Lima)

Poderia dividir as informações em tópicos, como História da Cidade, Economia, Geografia da Ilha, etc. Ficaria mais fácil e objetivo ao ler. Obrigado.

acrecentei informaçoes sobre o porto e o separei. perdoem-me por erros ortograficos, fiz com pressa, porem esta correto

Este artigo contém VDA deste site, Raphael Lorenzetomsg 18:36, 21 Abril 2006 (UTC)

Certo usuário fez mais de 50 edições seguidas em menos de dois dias, todas elas (difícil alguma não ter sido) violações de direitos autorais. Tudo já revertido. --D.P. Campos 20:19, 8 Agosto 2006 (UTC)

Mais algumas violações de direitos autorais removidas. Um trecho inicial, a seção história e um trecho da seção curiosidades. --D.P. Campos 01:54, 12 Agosto 2006 (UTC)

a parte de historia esta errada.

  • Especifique.

Wantotnon (discussão) 18h51min de 7 de Março de 2008 (UTC)

Completando informações...[editar código-fonte]

Aos poucos estou enriquecendo a página de Vitória com dados e fatos.

Lema não é slogan![editar código-fonte]

"Aqui a igualdade tem futuro" não é o lema da cidade! Muita gente confunde lema com slogan de mandato de prefeito. Eu mesmo já errei num artigo e, logo que percebi a confusão, corrigi. Alguém concorda que isso deve ser mudado?Denis Rizzoli 02:33, 28 Abril 2007 (UTC)

R: Também concordo, acho que deveria ser retirado. Não acho que é um lema, e sim um slogan do prefeito mesmo. R: realmente esse é o slogan da prefeitura, porem não conheço o lema da cidade.retirei o slogan da prefeitura, deixei apenas o turistico

  • Concordo totalmente, isso é um slogan da prefeitura! Como o Brasil, por exemplo. "Um país de todos" não é o lema do Brasil, é o slogan político! O lema, obviamente, é Ordem e Progresso.

Wantotnon (discussão) 18h50min de 7 de Março de 2008 (UTC)


O artigo está pobre de fotos de uma cidade tão linda como Vitória. Alguém não teria fotos de própria autoria para colocar aqui?

  • Concordo que Vitória tem muito mais o que mostrar do que está lá. Está pobre sim.

Wantotnon (discussão) 18h50min de 7 de Março de 2008 (UTC)


Alterações[editar código-fonte]

Fiz algumas alterações na página. Coloquei várias informações em artigos separados, para não sobrecarregar e organizar a página. Além disso, coloquei diversas ligações externas e adicionei algumas informações sobre o projeto do metrô na cidade. Se houver algo errado, modifiquem por favor ^^

Se forem acrescentar informações grandes, deixem a página bem organizada ^^ ou então procurem criar artigos separados; fica mais prático e organizado;

  • Também acho que a organização da página vale muito!

Wantotnon (discussão) 18h50min de 7 de Março de 2008 (UTC)


processo seletivo 6[editar código-fonte]

Esqueci de pegar meu cartao de identificaçao... queria saber o que eu posso fazer?

Violações e maluquices[editar código-fonte]

Estou revisando este artigo, que estava recheado de violações de direitos autorais e textos de estilo blog. Os VDA vinham de:

http://santaarinda.com.br/site/indexarinda.php?cod_secao=es
http://turismo.terra.com.br/interna/0,,OI281587-EI176,00.html
http://sistemas.vitoria.es.gov.br/turismo/index.php?secao=oquever&pg=vidanoturna
http://www.trekearth.com/gallery/South_America/Brazil/Southeast/Espirito_Santo/photo659524.htm
http://www.tudoturismo.com.br/local.asp?cod=12&t=Vit%C3%B3ria

Dantadd 01h43min de 9 de Julho de 2007 (UTC)

Por que botar essa predefinição no meio do texto de uma página categorizada? Yanguas msg 03h58min de 9 de Julho de 2007 (UTC)

O gráfico climático apresenta erros, pois as temperaturas médias durante os meses de junho julho e agosto é de 26°C max e 18°C minima, em setembro e maio é de 28°C a 19°C em dezembro é de 22°C a 30 e vale lembrar que a cidade é a mais quente do estado. o comentário precedente não foi assinado por Sir Fecko (discussão • contrib.) JSSX uai 17h06min de 5 de Março de 2008 (UTC)

  • As informações deste gráfico são provenientes do MSN Weather. Sinta-se à vontade para apresentar os dados de sua fonte e altere os dados da predefinição. Talk2Lurch (discussão) 18h29min de 5 de Março de 2008 (UTC)

Acertem o link referente a "Praça do Papa", "Forte de São João" e "Teatro Carlos Gomes". Em todos eles o link é direcionado para monumentos de outras cidades. Lembrando que Forte de são João é um bairro de Vitória.


Alguem deleta o conteudo que eu posto[editar código-fonte]

Já é a 2 vez que deletam o conteudo que ponho no artigo Vitória (espírito Santo) acho que o artigo deveria ser protegido.o comentário precedente não foi assinado por Sir Fecko (discussão • contrib.) Talk2Lurch (discussão) 00h45min de 6 de Março de 2008 (UTC)

  • Estou revertendo as informações não-verificáveis. Os dados da tabela podem ser acessados no link logo abaixo da mesma. A proteção ao artigo somente pode ser realizada por um administrador. Talk2Lurch (discussão) 00h45min de 6 de Março de 2008 (UTC)

Usuário Talk2lurch está prejudicando o artigo![editar código-fonte]

[[Media:Example.ogg]] ele deleta o conteudo que posto! apenas modifico informações incorretas, á respeito da previsão do tempo, simplesmente procure alguma previsão do tempo local (climatempo etc)para saber se estou errado, se acha que estou errado na parte climática porque simplesmente não remove apenas a parte climática, mais não, você remove tudo, você já foi a cariacica? a serra? porque apaga a a qual cito que esses municipios possuem bairros pobres, enquanto a capital, bairros ricos?, porque tira a parte do 3 melhor IDH entre as capitais do brasil, se acha que sou um maluco por falar que faz 33 graus em março e 25 em junho, porque não ve a média de temperatura em uma fonte local? e se continuar achando que estou errado, apague a parte climática, não toda a minha edição. o comentário precedente não foi assinado por Sir Fecko (discussão • contrib.) JSSX uai 18h18min de 6 de Março de 2008 (UTC)

  • Olá Sir Fecko! Não tome as reversões como algo pessoal. Se você verificar o histórico da página, verá que não reverti todas suas edições. As suas informações sobre a ferrovia Vitória-Minas, por exemplo, não foram revertidas. Somente foram revertidas as informações que não são verificáveis. Essas médias climáticas são as médias históricas de Vitória e, portanto, não representam fielmente o clima de um período de curtíssimo prazo. Eu verifiquei o site do Climatempo como sugerido por você e não há dados climáticos de períodos mais longos, que são os que realmente interessam no artigo. Sobre a questão do IDH, realmente é uma informação interessante de permanecer no artigo mas ao generalizar que a cidade possui bairros ricos e as cidades periféricas bairros pobres você está a emitir uma opinião meramente pessoal. Pode entrar em contato comigo através da minha página de discussão pessoal que lhe serei gentil em discutir esse assunto. Boas contribuições! Talk2Lurch (discussão) 18h09min de 6 de Março de 2008 (UTC)

Página protegida devido à insistência na remoção de conteúdo, sem justificativa prévia, e a "guerra de edições". JSSX uai 18h18min de 6 de Março de 2008 (UTC)


Gentílico... Vocês não querem aceitar????????[editar código-fonte]

Quem nasce em Vitória é capixaba (que significa plantação DE MILHO) EEEEE TAMBÉM É VITORIENSE! E ME APRESENTE ALGUM DOCUMENTO QUE CONFIRMA QUE FOI ADOTADO O GENTÍLICO CAPIXABA PARA TODO O ESTADO!!!

Deveria ser proibido proteger arquivos da Wikipédia. Também, todas as alterações deveriam, antes de entrar no arquivo, ser analisadas por pessoas pelo menos inteligentes. Wantotnon (discussão) 18h59min de 7 de Março de 2008 (UTC)

  • Essas fontes não são suficientes?
CAPIXABA ou CAPIXAVA
adj. (Do tupi, kapi'xawa, terra de plantação) Bras. Relativo ou natural do Estado do Espírito Santo
s.m. e f. Espírito-santense

(Fonte: Grande Enciclopédia Larousse Cultural; São Paulo: Nova Cultural, 1998. p. 1146. v. 7. ISBN 85-130-0761-7)

CAPIXABA
adj. m. e f. 1. Natural de Vitória, capital do Espírito Santo. 2. Relativo ao Estado do Espírito Santo.
s. m. e f. 1. Pessoa natural de Vitória. 2. Apelido extensivo a todos os naturais do Espírito Santo. Var. capixava

(Fonte: Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa; São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil, 1982. p. 355 v. 7.)

"Boas" contribuições! Talk2Lurch (discussão) 20h20min de 7 de Março de 2008 (UTC)

Tabelas Climáticas[editar código-fonte]

Acho que não há qualquer tipo de consenso com o o usuário Sir Fecko. Acompanhem o histórico de alterações no artigo Espírito Santo (estado) e Guarapari. O que ele propõe não é nem discutível pois atropela completamente a política da verificabilidade. Deixarei o ônus de verificação dessa informações na "conta" dos administradores e retiro-me dessa discussão. Que o artigo sobreviva! Talk2Lurch (discussão) 22h45min de 8 de Março de 2008 (UTC)

Não, Não carece de fontes não...[editar código-fonte]

http://www.vitoria.es.gov.br/secretarias/cultura/ihges/brunow.htm

Já estarei editando o artigo.

Espero que agora não saia destruindo completamente minhas edições porque a parte climática "carece de fontes"o comentário precedente não foi assinado por Vamu8Edita (discussão • contrib.) 00h18min de 5 de Abril de 2008 (UTC)

Na verdade, esse link fala que a temperatura média da capital (Vitória) aumentaram 2º desde 1924, e não que ela é 2º mais quente que o resto do estado, e mesmo que fosse, isso pode não ser devido ao "granito poluição". Você deveria encarar a marcação de 'carece de fontes' como algo construtivo, uma vez que torna a Wikipédia mais confiável e segura. Mesmo assim, não entrarei em guerra de edição por causa disso. Giro720 msg 23h13min de 3 de Abril de 2008 (UTC)
Esse artigo tá ficando como um trabalho de 8ª série do ensino fundamental. Talk2Lurch (discussão) 23h23min de 3 de Abril de 2008 (UTC)

Informações desatualizadas[editar código-fonte]

As indústrias citadas na parte de economia do artigo mudaram de nome. A antiga CST (Companhia Siderúrgica de Tubarão) agora se chama ArcelorMittal Tubarão, e a CVRD (Companhia Vale do Rio Doce) agora se chama apenas Vale. Não encontrei uma maneira adequada de adaptar isso ao texto, mas se alguém puder refazer esse parágrafo adicionando essas informações... vale lembrar que os antigos nomes dessas companhias devem estar contidos no texto, posto que por muitos elas ainda são lembradas por seus antigos nomes, e alguns de fato não sabem da mudança.

Quanto as fotos que postei[editar código-fonte]

coloquei duas fotos uma do centro uma se chamava [[Ficheiro:vitoria-cenntro.jpg]] e a outra [[Ficheiro:reta-da-penha]] e as duas imagens foram apagadas... porque?o comentário precedente não foi assinado por Meunomexd (discussão • contrib.) Heitor pois não? 22h03min de 16 de março de 2009 (UTC)

Imagem principal[editar código-fonte]

É inadmissível que o usuário Heitor C. Jorge literalmente se torne "dono" dos artigos das cidades e não aceite nenhuma modificação nas imagens ou no conteúdo. Coloquei esta imagem que concerteza é melhor do que a que estava antes. Enquanto que a antiga só mostra a orla de vitória, a que eu coloquei apresenta um skyline da cidade (antes que digam que não é, basta comparar com a imagem principal de Chicago que inclusive foi o próprio Heitor C. Jorge que a colocou). Porém como o usuário adora questionar e reverter minhas edições por provocação e pirraça eu já esperava isso mesmo. Lunan (discussão) 04h57min de 27 de junho de 2009 (UTC)

Sabe Lunan, suas últimas colocações em relação ao meu comportamento como editor me enojam. Como você pode dizer que eu me acho dono dos artigos sendo que é você que dá chilique toda vez que suas vontades não são acatadas pela comunidade?! Lembre-se que não sou eu que está alterando imagens antigas e representativas de várias artigos e substituindo-as por montagens feitas de forma grotesca como essa (que aliás possui fotografias sem licença). Estou cansado de suas provocações baratas e de seu comportamento infantil. A propósito, pare com essa mania de perseguição lamentável pois, ao contrário de você, tenho muito a fazer pela Wikipédia e jamais iria perder meu tempo perseguindo "editores" do seu tipo. Resigne-se à sua insignificância. Heitor pois não? 05h49min de 27 de junho de 2009 (UTC)

Até onde eu saiba sempre que um artigo já tem uma foto principal a sua alteração deve ser feita apenas após uma discussão, principalmente se a imagem atual estiver sendo usada a um bom tempo. Como decorreu um bom tempo do uso da imagem sem reclamações considero que houve um consenso (subentendido) entre os leitores/editores do artigo que a imagem está boa, então apenas um consenso poderá mudar outro consenso. => Rjclaudio msg 16h17min de 28 de junho de 2009 (UTC)


Tirei a foto principal pq mostrava parte de Vila Velha e nao Vitória. Alguém arruma algo melhor???--Caiommalves (discussão) 15h08min de 13 de setembro de 2009 (UTC)

Heitor insiste em colocar uma foto de Vila Velha como imagem principal do artigo. Ao meu ver, por ser um FATO, nao é preciso esperar consenso. Faz tanto sentido uma foto de Vila Velha quanto uma do Rio de Janeiro ou Paris, entao é melhor ficar sem até que se encontre algo melhor do que uma foto de outra cidade.--Caiommalves (discussão) 15h34min de 13 de setembro de 2009 (UTC)

As informações contidas na imagem dizem que a fotografia é de Vitória, aliás não vejo nenhum "fato" nessa história pra você se sentir no direito de simplesmente apagar a imagem principal do artigo. Heitor discussão 16h42min de 13 de setembro de 2009 (UTC)
De fato as informações na imagem dizem que é de Vitória. Porém, aparentemente, isso veio apenas do nome usado na foto no Flickr. Porém, lá também se tem informação de que foi tirada no Morro da Penha ver aqui, que fica em Vila Velha. Do Morro da Penha, para se ter vista com o oceano no horizonte, deve-se olhar pra Vila Velha (direção leste/sudeste). Logo, acredito que a foto seja mesmo dos prédios de Vila Velha. Uma argumentação semelhante do usuário Caiommalves poderia ter resolvido a situação anteriormente, pois apenas falar q a foto não é de Vitória (sem argumentos) leva simplesmente a uma palavra contra a outra - visto que já se havia dito que a foto era de Vitória antes. Eamaral (discussão) 16h57min de 13 de setembro de 2009 (UTC)
Realmente poderia argumetar de alguma forma, mas sendo morador de Vitória o erro era óbvio pra mim e nao necessitava de explicacao, era como se mostrasse o cristo no artigo da cidade de SP. Mas fica aí uma licao aprendida por mim e o erro da foto corrigido.--Caiommalves (discussão) 19h14min de 13 de setembro de 2009 (UTC)

Vitória do Espírito Santo?!?[editar código-fonte]

É questionável afirmar que as pessaos têm o hábito de chamar Vitória de Vitória do Espírito Santo com o mesmo hábito que chamam as cidades de São Luís de São Luís do Maranhão ou Belém de Belem do Pará.

No Espírito Santo, não se ouve falar Vitória do Espírito Santo; seria tão redundante quanto Belo Horizonte de Minas Gerais. No Google News, Vitória, no Espírito Santo retorna nove vezes mais resultados do que Vitória do Espírito Santo; São Luís do Maranhão tem mais resultados do que São Luís, no Maranhão; Belém do Pará tem o dobro de resultados de Belém, no Pará. Não corresponde à realidade afirmar que há um hábito de usar essas quatro palavras para referir-se à capital capixaba, portanto, não deveria constar no artigo. Denis (discussão) 15h18min de 13 de setembro de 2009 (UTC)

Removi a parte que dizia sobre o VLT, apenas um projeto que nunca chegou nem perto de sair do papel... como ele existem outras dezenas de projetos similares ou mais importantes por aí e nao merecem ser mencionados. Se as obras comecarem pode ser falado sobre ele novamente.

Tamanho da cidade[editar código-fonte]

Em uma parte do texto vocês dizem que a cidade tem 114 km quadrados na outra, 93.Vitória está longe de ser uma das menores cidades do país,e no site da prefeitura eles anunciam 105 km quadrados.

Corrigi o dado e informei a fonte (IBGE). De fato é um dos menores municípios do estado (mas não necessariamente do Brasil): s:Resolução_do_IBGE_05_de_2002/Espírito_Santo. Giro720msg 19h00min de 21 de julho de 2010 (UTC)

O problema é que no site da prefeitura se diz 105 mil e não 93 esse dado provavelmente está obsoleto.[[1]],faça o que achar mais apropriado.

Obsoleto não é o caso, uma vez que é última estimativa territorial feita pelo IBGE, cujos dados são mais confiáveis do que qualquer prefeitura. A dúvida é se os 93 km² inclui ou não as ilhas. Giro720msg 00h28min de 22 de julho de 2010 (UTC)

Só que não acha que de 93 para 105 não é uma grande diferença?porque a prefeitura iria anunciar um dado tão distante?eu acho que a prefeitura está certa,mas nem sei o ano se for o atual,com certeza deve estar certo. o comentário precedente deveria ter sido assinado por 189.64.192.40 (discussão • contrib.) Somando o tamanho das ilhas,cheguei a uma area total de 115,360.Mas devemos por isso no artigo?

Prefeitura com dados conflitantes, por isso eu digo que é melhor os dados do IBGE. Giro720msg 02h39min de 13 de setembro de 2010 (UTC)

Pista de Patinação Sobre Rodas[editar código-fonte]

Pista de patinação sobre rodas. a galera do antigo rollerball agora tem um novo point, é o spazio dance live, uma pista de patinação com boate e bandas ao vivo. fica na rua cabo ailson simões. 929. centro, vila velha -es, proximo ao terminal de vila velha, funciona todo domingo a partir da 16 horas, contatos 9951-1981- 3071-0794 dj robson moreno...