Discussão:Web service

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Web Service (o nome)[editar código-fonte]

Como se utiliza o termo Web Service? Eu sempre o vi com o S em maiúsculo, mas não sei qual seria a utilização ideal em uma enciclopédia. Caso eu esteja errado, teriam que ser trocados os nomes que aparecem repeditas vezes na página com o S em maiúsculo (está inconsistente)... Abraços! --Sérgio Moura 20:19, 4 Setembro 2006 (UTC)

Acredito que o correto seja com s minúsculo, assim como a versão inglesa ([1]). Luís Felipe Braga Msg 20:47, 4 Setembro 2006 (UTC)
Alterei as ocorrências deixando todos com letras minúsculas. E, por se tratar de uma expressão estrangeira (apesar de ser muito utilizada), tomei a liberdade de deixar os nomes em itálico para demonstrar que não fazem parte da nossa língua. Espero não ter esquecido de nenhum! Abraço... --Sérgio Moura 21:00, 4 Setembro 2006 (UTC)
Acredito que deveria ser com a letra S maiúscula, não dependente da versão Inglesa.
-- Cassio msg 20h32min de 10 de Agosto de 2007 (UTC)


Pode parecer ingênuo, mas não deveria se falar de Serviço Web e não Web Service. Português não é minha lìngua materna, mas acho que usar o termo inglês não traz nenhuma vantagem, já que "Serviço Web" é muito explicito. Abraços. --Philippe Hilger 14:24, 27 Fevereiro 2007 (UTC)
O problema é que "Serviço Web" também pode remeter a outros "serviços", que não tem qualquer relação com o assunto deste artigo. Uma pesquisa na Google mostra esse fato. [2]. Luís Felipe Braga Msg 14:30, 27 Fevereiro 2007 (UTC)

Confusão entre WS e SOAP[editar código-fonte]

o artigo está apresentando o padrão SOAP como se fosse "o" WS, ou como se houvesse um padrão oficial. WS é um termo genérico para "função chamada remotamente usando protocolo web (http)". Se eu fizer uma página como "http://www.x.com.br/soma/1/2", que me retorne a soma de 1 e 2, então eu tenho um WS, mesmo sem estar em XML ou ter um WSDL, ou qualquer outra característica do SOAP. RSS, Atom, GData, e a estilização REST também são formas de WS. Lembrando que SOAP é só um estilo de WS.

Acho que a explicação atual poderia existir, e está boa, mas poderia ser colocada em uma seção "SOAP", e não como se fosse sinônimo de WS.

--Daniel Loureiro--