Discussão:Crime: diferenças entre revisões

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 25 de dezembro de 2009 de Heliomf no tópico Conceito vulgar de crime
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Heliomf (discussão | contribs)
Linha 3: Linha 3:
== Cuidado! ==
== Cuidado! ==


As informações estão, em sua maioria, erradas ou distorcidas.
As informações estão, em sua maioria, erradas

Como assim?


== Conceito vulgar de crime ==
== Conceito vulgar de crime ==

Revisão das 13h44min de 13 de fevereiro de 2011

A afirmação de que a cidade de Canoas possui "alta taxa de criminalidade" devido a seu acelerado crescimento, não passa de informação distorcida. Não há base científica para a afirmação do cometedor do texto, nem está amparada em dados estatísticos.

Cuidado!

As informações estão, em sua maioria, erradas

Conceito vulgar de crime

Tenho uma certa dificuldade em entender um conceito vulgar de crime, pois, nesse caso, a palavra é técnico-jurídica. Muitas e muitas palavras tem um conceito jurídico e outro comum, como processo, ação, mas crime me parece que não. O conceito de crime só existe dentro do direito. --AZZ 03h40min de 30 de Outubro de 2007 (UTC)


  • Literalmente (e redundantemente): Crime é CRIME. Conforme você disse, só na esfera do Direito é que se pode definir tal conceito!

201.4.122.32 (discussão) 07h02min de 4 de Junho de 2008 (UTC)

Olá. Tenho um banco de dados do Ministério da Justiça/SENASP, que tem rankings dos diversos tipos de crimes no Brasil e a incidência dos crimes nos estados brasileiros. Gostaria de saber se posso incluir um mapa de "Ocorrências de Crimes no Brasil." Com relação a Canoas-RS, é alto o índice de assaltos, mas o de homicídios é razoavelmente baixo. Dizer que a criminalidade é alta é relativo.

Creio que a expressão "crime" seja capaz de subsistir independentemente do direito. Não obstante o fato de que só é considerado - juridicamente - "crime" a conduta típica, a palavra tem significado social desapegado à norma jurídica. Exemplo clássico é a definição do verbete "crime" em qualquer dicionário - no site www.dicio.com.br, p. ex.: "Qualquer violação grave da lei moral, civil ou religiosa; ato ilícito; contravenção: cometer um crime de assassínio. Ato condenável, de conseqüências desagradáveis: seria um crime deixá-lo sozinho". (em www.dicio.com.br/crime,disponível em 25/12/2009) Não que sua colocação de que "ação" e "processo" têm um significado vulgar e um técnico jurídico esteja errada. Mas "crime" também é definível de modo vulgar. "Usucapião", "herdeiro necessário" e "inconstitucionalidade", por outro lado, são expressões cuja definição é eminentemente jurídica. Helio M. F. (discussão) 18h55min de 25 de dezembro de 2009 (UTC)Responder