Saltar para o conteúdo

Discussão:Sujeito: diferenças entre revisões

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 20 de abril de 2009 de Lucas Teles
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 12: Linha 12:


*Reclama isso na discussão de quem criou a página ou de quem escreveu a informação errada. Como se alguém que está aprendendo sujeito (6ªsérie) teria a ideia de pesquisar isso aqui. [[Usuário:Fe.Ga.Ta.Ma|Fe.Ga.Ta.Ma]] ([[Usuário Discussão:Fe.Ga.Ta.Ma|discussão]]) 01h08min de 14 de abril de 2009 (UTC)
*Reclama isso na discussão de quem criou a página ou de quem escreveu a informação errada. Como se alguém que está aprendendo sujeito (6ªsérie) teria a ideia de pesquisar isso aqui. [[Usuário:Fe.Ga.Ta.Ma|Fe.Ga.Ta.Ma]] ([[Usuário Discussão:Fe.Ga.Ta.Ma|discussão]]) 01h08min de 14 de abril de 2009 (UTC)
::Não, Fegatama, o lugar pra discutir é aqui mesmo e o que se espera de qualquer artigo é que ele sirva sim de pesquisa para pessoas de qualquer idade. Aliás, essa é a única função de páginas como essa. Cabe a nós tornar o artigo confiável, pois não deveria ser nenhum absurdo um estudante escolher a Wikipédia como pesquisa.<br>Acho que está correto como o que foi escrito no artigo. O problema nesse caso é que o verbo "vender" é transitivo direto e permite a ''passagem'' para voz passiva. Portanto, "vende-se casas" não existe na norma padrão.<sup>[http://www.filologia.org.br/ixcnlf/15/01.htm][http://www.infoescola.com/portugues/se-particula-apassivadora-ou-indice-de-indeterminacao-do-sujeito/]</sup>--[[Usuário:Lucas Teles|<font face= "Cooper Black" color="#800000">Lucas Teles</font>]]<sup>[[Usuário_Discussão:Lucas Teles|<font color="#0000FF">dê a vo<small><sub>z</sub>z<sup>z</sup></small></font>]]</sup> 18h51min de 20 de abril de 2009 (UTC)
::Não, Fegatama, o lugar pra discutir é aqui mesmo e o que se espera de qualquer artigo é que ele sirva sim de pesquisa para pessoas de qualquer idade. Aliás, essa é a única função de páginas como essa. Cabe a nós tornar o artigo confiável, pois não deveria ser nenhum absurdo um estudante escolher a Wikipédia como pesquisa.<br>Acho que está correto como o que foi escrito no artigo. O problema [[Ficheiro:Exemplo.jpg]]nesse caso é que o verbo "vender" é transitivo direto e permite a ''passagem'' para voz passiva. Portanto, "vende-se casas" não existe na norma padrão.<sup>[http://www.filologia.org.br/ixcnlf/15/01.htm][http://www.infoescola.com/portugues/se-particula-apassivadora-ou-indice-de-indeterminacao-do-sujeito/]</sup>--[[Usuário:Lucas Teles|<font face= "Cooper Black" color="#800000">Lucas Teles</font>]]<sup>[[Usuário_Discussão:Lucas Teles|<font color="#0000FF">dê a vo<small><sub>z</sub>z<sup>z</sup></small></font>]]</sup> 18h51min de 20 de abril de 2009 (UTC)

Revisão das 18h14min de 18 de junho de 2009

O artigo contém um erro clássico sobre sujeito indeterminado.

O correto é "Vende-se casas", "Compra-se livros usados". Veja:

Eu vendo casas. Casas é objeto direto. Ele vende casas. Casas é objeto direto. Vende-se casas. Casas continua a ser objeto direto; o sujeito é indeterminado.

Só gramáticos de segunda linha ousam dizer que, de repente, casas se transformou do nada em sujeito. Gramáticos de primeira linha dizem o que eu acabei de dizer, e chamam essa outra explicação ("casas vira sujeito") de preconceito linguístico. Por quê? Porque essa explicação desculpa um erro que só gente educada comete. Gente humilde não comete esse tipo de erro, mas ganha o rótulo de ignorante mesmo assim.

Outra coisa: como as casas se vendem, no caso de "Vendem-se casas"? São casas automáticas, eletrônicas, animadas?

Não, Fegatama, o lugar pra discutir é aqui mesmo e o que se espera de qualquer artigo é que ele sirva sim de pesquisa para pessoas de qualquer idade. Aliás, essa é a única função de páginas como essa. Cabe a nós tornar o artigo confiável, pois não deveria ser nenhum absurdo um estudante escolher a Wikipédia como pesquisa.
Acho que está correto como o que foi escrito no artigo. O problema nesse caso é que o verbo "vender" é transitivo direto e permite a passagem para voz passiva. Portanto, "vende-se casas" não existe na norma padrão.[1][2]--Lucas Telesdê a vozzz 18h51min de 20 de abril de 2009 (UTC)Responder