Discussão:Afonso Henriques

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


A estátua de D. Afonso ilustrada aqui não está em Lisboa. Está sim lá em Guimarães e foi doada pelo Governo Brasileiro na década de 40 do século passado.

Na verdade, cá em Portugal, há mais que uma estátua de D. Afonso Henriques. Como por exemplo, em Guimarães (da autoria de Soares dos Reis inaugurada em 1874), Lisboa, Santarém...

Qual o calendário das datas indicadas?[editar código-fonte]

As datas indicadas estão expressas no calendário Juliano (da época) ou no calendário Gregoriano (actual)?--Orlando F 20:10, 6 Outubro 2006 (UTC)

Data de nascimento e morte[editar código-fonte]

Por DESCONHECIDO (212.113.164.105)[editar código-fonte]

Não li nunca qualquer indicação sobre a data de nascimento de D.Afonso Henriques, tão precisa quanto esta. Bastantes duvidas existem sobre o ano do seu nascimento, considerando-se no entanto 1109 como uma data perfeitamente aceitavel e defendida por imensos autores investigadores, francamente a data 25 de Julho é que nunca me tinha sido proposta. Qual a fonte considerada ?

Não assinado oficialmente por usuário DESCONHECIDO (212.113.164.105) em 02:47, 29 Jul 2004 (UTC)

Resposta por VMadeira[editar código-fonte]

Precisamente! Não há nenhum indício sobre, quer a data de nascimento, quer de morte. As datas no artigo têm que ser confirmadas!!!

Proponho que se coloque um aviso no verbete a informar, pois esta informação é mesmo muito polémica!!!

--Vitor Madeira 14:34, 3 Julho 2006 (UTC)

Sobre o nascimento de D. Afonso Henriques pode ler "Viseu, Agosto de 1109, nasce D. Afonso Henriques", Viseu, Fundação Mariana Seixas, 2007. Sobre a data do falecimento é assente 5 de Dezembro de 1185 em Coimbra.

Batalha de Ourique em 1139[editar código-fonte]

Por lapso certamente alguém escreveu que essa batalha foi travada contra Castela, o que não corresponde á realidade pois ela aconteceu sim contra um fortissimo contingente mouro A aclamação pelos soldados nao teve mais que a importancia formal de ocasião. So em Zamora em 1143 o titulo de rei é oficialmente reconhecido por Afonso VII,o que aliás servia muito bem os seus interesses de se proclamar Imperador , sendo que um Imperador, necessita de reis como vassalos. A chave da independecia vem após Zamora com a declaração de vassalagem a Santa Sé e que vem complicar em muito os planos de manutenção de vassalagem que Afonso VII pretendia manter Portugal. Modernamente os historiadores tem colocado em causa as propaladas cortes de Lamego, que não terão de facto existido

Portugal vassalo da Santa Sé[editar código-fonte]

Realmente o pedido de vassalagem feito por Portugal á Santa Sé , não foi de imediato aceite porque Inocencio II falecera entretanto, mas o papa Lucio II em 1144 atraves de uma carta aceita a vassalagem e o tributo em ouro prometido. Muito embora nunca se lhe tenha dirigido como Rei, mas apenas por ilustre duque portucalense, chamando a Portugal não reino mas terra, é facto que ao aceitar a vassalagem e aceitando conceder a Portugal protecção, marca o início da independencia portuguesa, pelo menos no sentido de que cortou ao Imperador de Leão e Castela todas as hipoteses de fazer uso de armas contra Portugal, por este ser vassalo da Santa Sé. O titulo de Rei a D.Afonso Henriques e a confirmação absoluta do reino de Portugal realmente só em 1179 pela bula Manifestis Probatum de 23 de Maio,foi concedida pelo papa Alexandre III

As críticas e sugestoes em cima foram incorporadas no artigo. A fonte da data, que pode claro ser retirada, é a Enciclopédia Britânica 1911. Muriel 07:43, 29 Jul 2004 (UTC)

O Brasil é independente desde 1822, e não em 1825(Reconhecimento do Governo Português e tratado com o Brasil)

A Independência Portuguesa é a Aclamação e a Consagração em Ourique (embora 1128 representasse a autonomia a Tradição fala da Consagração em Ourique) e não 1143 com tratado ou não. o comentário precedente não foi assinado por 212.113.163.75 (discussão • contrib.)

Datas das conquistas de Santarem e Lisboa[editar código-fonte]

A data 1146 para Santarem esta errada a data da conquista foi 15 de Março de 1147 e no mesmo ano a 25 de Outubro Lisboa com a preciosa ajuda de contigentes cruzados que se dirigiam para a Palestina ainda na sequencia da pregação de S.Bernardo de Claraval no ano anterior

Afonso Henriques[editar código-fonte]

Dado que os redirects implicam mais uma operação na BD, e porque o nome Afonso Henriques é muito mais conhecido que Afonso I de Portugal, penso que o nome deste artigo devia, excepcionalmente, permanecer Afonso Henriques.

Mais, comparar a popularidade do duque do Porto com este rei não me parece acertado, por isso usei {{desambiguação redirect}} no artigo. -- Nuno Tavares 20:16, 16 Julho 2005 (UTC)

Concordo que o nome do artigo deve ser Afonso Henriques, pessoalmente nunca me lembro de o ver ser referido como "Afonso I" em algum lado, a denominação mais comum é, sem sombra de dúvida, Afonso Henriques.--- Darwin Alô? 19h15min de 17 de abril de 2010 (UTC)[responder]


Concordo, o próprio artigo começa dizendo "D. Afonso I de Portugal, mais conhecido por Dom Afonso Henriques(...)". Coloquei marca para dar oportunidade a outras opiniões. --DReispt msg 09h04min de 21 de março de 2012 (UTC)[responder]


Concordo e reafirmo que o nome do artigo deveria ser D. Afonso Henriques. Nenhum Português se lhe refere como D. Afonso I. Alterem por favor. Grato.


Há alguma fonte para a designação de D. Afonso I de Portugal? Só conheço fontes que o referem como D. Afonso Henriques, título pelo qual reinou na época, sendo Henriques derivativo do Henrique do pai. Caso não haja fonte fiável então impõe-se a moção imediata para o nome comum, que é o referido pela literatura especializada. Dux Æ 05h22min de 19 de julho de 2019 (UTC)[responder]

Feito Perante a ausência de fontes que atestem D. Afonso I movi para D. Afonso Henriques, nome comum e oficial atestado por inúmeras fontes. Dux Æ 01h11min de 20 de julho de 2019 (UTC)[responder]

Local de nascimento[editar código-fonte]

D. Afonso Henriques, segundo todas as fontes que eu conheci anteriormente,nasceu em coimbra.


Reverti para a edição em que dizia que os seu local de nascimento teria sido em Guimarães. Contudo, pergunto a quem pós o seu local de nascimento como sendo Coimbra, se conhecer, que indique fontes académicas ou coevas que possam apontar para que o seu local de nascimento tenha sido em Coimbra, pois para meu conhecimento a maioria dos historiadores aponta como local mais provável de nascimento (e mesmo assim discutível) como sendo Guimarães. Atenciosamente Tm 18:54, 7 Dezembro 2006 (UTC)

Fontes coevas sobre o nascimento não existem, só pela análise de todos os textos e pela sua confrontação como um puzzle é que é possível chegar à data e ao local de nascimento. A data é 1109 e o local Viseu (Agosto de 1109)O prof. Torquato Soares nos anos 60 do século XX falou em Coimbra, mas hoje nenhum historiador subscreve este local, pelo contrário a tese de Viseu do Dr. A. Almeida Fernandes ganha adeptos e apoios (vejam o texto abaixo onde vêm os apoios que a tese vem recolhendo.


Tambem existe uma tese de Almeida Fernandes argumentando que D.Afonso Henriques nasceu em Viseu por meados do mês de Agosto de 1109. O essencial da sua argumentação é o facto da Chronica Gothorum (apontamentos cronologicos, recolhidos em Santa Cruz de Coimbra) apontar a presença de D.Teresa na maior parte do tempo do ano de 1109 em Viseu, pela verificação de documentos autenticos por ela outorgados. (D.Afonso Henriques de José Mattoso pagina 18)

cruzmaia


A tradição, por mais forte que seja, não é nem poderá nunca ser uma fonte da História.

Não é conhecida qualquer certidão de nascimento de D. Afonso Henriques, pelo que a tese defendida pelo Dr. Armando de Almeida Fernandes, perfilhada pelo Prof. José Mattoso, pela sua profundidade e rigor de pesquisa, parece ser a mais credível.

Há consenso relativamente ao ano de nascimento - 1109 - e até quanto à época do ano. Teria sido por finais de Julho, princípios de Agosto (05 de Agosto, segundo o primeiro Autor citado). Sem entrar em demasiados pormenores - para isso convido à leitura da notável obra de A. Almeida Fernandes,Viseu, Agosto de 1109, Nasce D. Afonso Henriques. O que se pretende evidenciar é que em tempos já muito próximos da suposta data de nascimento do Fundador, D. Teresa estava residindo em Viseu, como se atesta por cartas de foral e outros documentos por si outorgados naquela cidade.

Em Junho de 1109, residindo D. Teresa em Viseu, já não pôde comparecer nas exéquias de seu pai, falecido em Toledo. Precisamente um mês depois, em 29 de Julho, destacou um grupo de notáveis viseenses a Coimbra (a quem se juntou D. Henrique, regressado de Sintra), como testemunhas na outorga da escritura de doação do Mosteiro de Lorvão à Sé conimbricense. Nos princípios de Agosto, D. Teresa confirma a referida escritura no paço de Viseu, donde o seu adiantado estado de gravidez jã não lhe permitia ausentar-se.

Por mais completo e equipado que pudesse ser o seu séquito, não é crível que D. Teresa encetasse uma longa jornada até Coimbra ou Guimarães, nos últimos dias de gestação daquele que seria o seu primeiro filho, legítimo descendente de Afonso VI. E tal ainda é mais facilmente compreensível se nos localizarmos cronologicamente no limiar do séc. XII e, sem qualquer esforço, pensarmos nos medievais meios de transporte e caminhos a trilhar, a que acrescem a aventura e o risco (da mãe e do feto) inerentes a uma viagem desse género.

A documentação coeva conjugada com a mais elementar lógica trazida à luz pela pena de A. Almeida Fernandes torna inegável que, se parte da sua vida esteve indelevelmente ligada a Guimarães e a Coimbra, onde jaz, não é menos legítimo presentear Viseu como o mais provável local de nascimento de D. Afonso Henriques.

Viriato Samora

A tese sobre o nascimento de D. Afonso Henriques "Viseu, Agosto de 1109, nasce D. Afonso Henriques" do historiador A. de Almeida Fernandes foi publicada pela primeira vez na revista Beira Alta (XLIX-1 e 2, 1990 a L-3, 1991), uma segunda vez em livro pelo Governo Civil do Distrito de Viseu (1993)e uma terceira pela Fundação Mariana Seixas (2007). Desde a sua primeira publicação até hoje não surgiu nenhum estudo que a infirmasse e já lá vão 19 anos. Pelo contrário tem recebido ecos favoráveis: Prof. Doutor Cónego Avelino de Jesus Costa; Prof. Doutor Bernardo Vasconcellos e Sousa, Prof. Doutor José Mattoso; Prof. Doutora Maria Alegria Fernandes Marques; Prof. Doutor João Silva de Sousa; Doutor António Matos Reis; Prof. Doutor António Borges Coelho, entre outros. Leiam o texto de Viriato Samora porque é uma boa síntese da tese de Almeida Fernandes.--84.91.68.161 (discussão) 15h16min de 27 de abril de 2009 (UTC)António José Coelho[responder]
O artigo apresenta todas as teses prováveis de nascimento de Afonso Henriques, estando esta referenciadas. Obrigado. Pcjrm (discussão) 19h13min de 27 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Condado Portucalense[editar código-fonte]

Henrique de Borgonha e D.Teresa, casaram-se devido a um favor que D.Henrique tinha feito a D.Afonso5. Este doou-lhe o condado Portucalense. Quando D.Afonso Henriques tomou posse do reino tinha 17 anos; até esta idade tinha sido acompanhado pêlo seu escudeiro Egaz Monis, pois o seu pai morreu quando ele tinha apenas 3 anos. Quando o seu marido morreu D.Teresa ficou com a pose do reino. Porém quando D.Afonso Henriques fez 17 anos este travou longas batalhas pela posse do reino contra a sua mãe sendo uma delas a mais famosa a de: S.Mamede. Em 1143, depois de uma batalha contra o seu primo Afonso7; pela mão do papa Alexandre3, com o tratado de Zamora este conseguiu a independência de Portugal. Formando-se assim um novo país, que apesar de ainda ir demorar muitos séculos a ser completamente constituído, vai ser o 1º da Europa a ter as suas fronteiras defenidas. Helena Neves_ 18/10/06_ 8ºA Escola Secundária de Valongo_ Porto_Portugal

Queria saber mais sobre a infancia de d.afonso henriques

--81.84.190.46 18:32, 21 Janeiro 2007 (UTC)Não sei nada sobre Afonso I de Portugal

Eu queria...[editar código-fonte]

EU queria que mandassem esta pergunta para o seguinte mail cristiana.f@netcabo.pt Então a pergunta é Afonso Henriques era um homem que morreu como exactamente[ou seja eu queria saber toda a história inteirinha].

Tratado de Sahagún[editar código-fonte]

Não entendi bem o texto do artigo, desculpem-me. O tratado de Sahagún foi assinado entre Castela e Leão ou entre Castela e Portugal? Se foi entre Castela e Leão, Portugal não tinha nada a haver com isso e poderia ter tomado Badajós. Fico triste em saber que faltou tão pouco para Badajós ser portuguesa.

Zamora ou Tui?[editar código-fonte]

Ouvi há tempo na televisão, no âmbito da eleição do maior português, que Afonso Henriques foi armado cavaleiro em Zamora e não em Tui, como refere o artigo. Telegram (discussão) 22h11min de 14 de Julho de 2008 (UTC)

Não há qualquer indicação das condições em que morreu D. Afonso Henriques. Devido à omissão, suponho que terá morrido no leito, mas era desejável completar esta informação. A data da morte está espalhada pelo artigo, mas na secção "Morte e Legado" não se aponta nem a data, nem o local, nem as condições em que faleceu.

Reversão de 20h42min de 13 de agosto de 2010[editar código-fonte]

Eliminei o seguinte texto por não se encontrar referenciado, má ortografia, POV, informações altamente duvidosas. No entanto, colo aqui em baixo o texto revertido porque a contribuição poderá ter grande utilidade se correctamente editada, separando o trigo do joio - por exemplo, não faz muito sentido falar de um nobre europeu da época como ateu, poder-se-à eventualmente dizer que não se queria submeter ao poder do papado.

Afonso Henriques e a Igreja[editar código-fonte]

Existem varios episodios entre o Rei e membros da Igreja -incluindo um enviado do Vaticano- em que o monarca mostrou ter uma atitude muito independente da politica do papa naquela altura. Apesar de ele nunca se ter manifestado dessa forma, alguns professores de Historia acreditam que Afonso Henriques, devido a educaçao dada por Egas Moniz, fosse agnostico ou ate mesmo ateu. Facto esse bem vincado quando ele despropriou um enviado do Vaticano que tentou excomunga-lo, nao permitindo assim que o Vaticano levasse valores para fora de Portugal.Apenas mantinha uma linha aberta com a Igreja devido a influencia que tinha sobre o povo e a ajuda militar enviada, monges gerreiros que, por exemplo, ajudaram a conquistar obidos aos Mouros.

Pode-se dizer: um verdadeiro Tuga de barba rija!

Geneall não é fonte fiável[editar código-fonte]

Ver: [[1]]

O inicio de reinado de Afonso Henriques[editar código-fonte]

Meus caros, proponho a mudança de data de inicio de reinado de Afonso Henriques pois sempre estudei que ele se tornou rei em 05 de outubro de 1143 com a assinatura do Tratado de Zamora.


Incumprimentos vassálicos[editar código-fonte]

A data da batalha (vitoriosa) dos Arcos de Valdevez é 1140, a retirada para Guimarães é para mim um mistério? Ver CHRONICA Gothorum. In: HERCULANO, Alexandre. Portugaliae Monumenta Historica. Scriptores. Traduzida em: http://www.arqnet.pt/portal/historiograf/godos_cronica.html Xicodaponte (discussão) 14h42min de 20 de dezembro de 2019 (UTC)[responder]

Vida de Afonso Henriques[editar código-fonte]

Afonso Henriques era filho de D Henrique de Borgonha ( 1066-1112 ), cujo pai, que também se chamava D Henrique ( 1035-1074 ), faleceu antes de ocupar o ducado da Borgonha e era filho do duque Roberto I e de Hélia de Semur. Esse duque da Borgonha, cognominado ‘o Velho’ ou ‘o Sem Terra’, era irmão de Henrique I, rei dos Francos (que é bem diferente de ser rei de França) e ambos eram filhos de Roberto II e netos de Hugo Capeto. Portanto, ao contrário do que consta no início do texto relativo à vida de Afonso Henriques, seu pai (conde de Portucale) era neto de Roberto I duque da Borgonha e de Hélia de Semur. Roberto II, que foi rei dos Francos, era, na verdade, seu bisavô!