Discussão:Barcelos

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imagem do galo[editar código-fonte]

É uma m*rda. Não tem nada a ver com o verdadeiro. Uma oportunidade de mostrar a imagem de barcelos deitada ao lixo.

Barcelos do brasil[editar código-fonte]

A todos, especialmente o pessoal do lado de lá do Atlântico:

Preciso desambiguar esta página, porque tem uma cidade de mesmo nome no Amazonas. Queria sugestões para os melhores nomes das páginas desambiguadas: para a Barcelos de cá gostaria de colocar Barcelos (Amazonas). E a daí? Barcelos (Portugal) me parece meio fora do padrão que se usa em desambiguações. Aguardo sugestões (ou, se alguma boa alma puder fazer a desambiguação, melhor).

Amorim, acho que depende do grau de reconhecimento que a Barcelos amazónica tem no Brasil. Vê o que eu escrevi sobre as desambiguações na Esplanada (tópico: coisas diferentes, nomes iguais). Por cá, a nossa Barcelos é muito conhecida: porque o concelho é bastante populoso, se bem que a cidade, propriamente dita, não o seja, mas principalmente por causa de um item do artesanato local que se transformou num símbolo de Portugal: o galo de Barcelos. Se a Barcelos amazónica tiver um grau de importância ou reconhecimento semelhante, teremos de meter a Barcelos portuguesa em Barcelos (Portugal), mas se isso não acontecer, cria-se uma página de desambiguação em Barcelos (desambiguação). --Jorge 13:13, 4 Ago 2004 (UTC)
O usuário mais atento deve comparar este caso de desambiguação com o de Sobral para um melhor entendimento de como realmente as desambiguações são realizadas. --E2m 19:26, 26 Set 2004 (UTC)
Aqui a solução parece-me simples. Nós aqui não conhecemos Barcelos (Amazonas). Vocês brasileiros conhecem Barcelos (Portugal)? Se não, então é porque Barcelos (Portugal) não é assim tão conhecido e nenhuma das cidades deve ocupar a página [[Barcelos]].--JoaoMiranda 23:03, 26 Set 2004 (UTC)
Eu já ouvi falar de Barcelos de Portugal... Alguma coisa a ver com religião. Marcelo R. 06:20, 27 Set 2004 (UTC)
Apesar de esta discussão já ser antiga, está-me a apetecer meter uma colherada... só porque Barcelos tem o galinho típico em cerâmica cozida, é mais, por exemplo, do que Bragança, Portalegre, Santarém ou Viseu? É que estas são capitais de distrito (critério que a mim me parece francamente mais relevante do que o simples facto de ser ou não conhecida, neste caso concreto, devido à sua louça), e a desambiguação está na página principal... aqui é o contrário... e nem mesmo o critério é uniforme... senão vejamos: Aveiro fala da cidade do Vouga, e em Aveiro (desambiguação) é que se acede à Aveiro do Pará; o mesmo para Braga, em que na página principal está a luz do ocidente, e é preciso aceder à desambiguação para chegar à Braga do Rio Grande do Sul. --André 23:13, 24 Nov 2004 (UTC)

Já agora vou meter também uma colherada: Na minha opinião, esta questão de Barcelos, e parece que de muitas outras, resolve-se como em Rádio e outras iguais, ou seja: a página principal é realmente ambígua, fazendo-se o redireccionamento para todas as outras nessa página, não havendo assim ciúmes. No caso de ser uma freguesia, faz-se referência ao concelho, no caso de ser concelho, faz-se referência ao distrito and so on...Juntas 00:31, 25 Nov 2004 (UTC)


REtirado text que tinha sido copiado daqui. Paulo Juntas 20:27, 6 Julho 2005 (UTC)


  • Barcelos do Brasil tem o nome de Barcelos em Portugal. Eu confesso que não gosto como lagos é tratado na wiki En. Lagos da Nigéria tem o nome de Lagos portuguesa. Mas a outra é que fica com Lagos... é um bocado injusto. Já na astronomia acho que o critério deveria ser o mesmo. Os deuses é que deveriam ter a página principal, já que o nome original é deles! É o que penso. Isso da importancia... aposto que a Barcelos brasileira é mais importante para a população local que a barcelos portuguesa, e vice-versa! Não se rejam por esse tipo de critério, senão alguém vai ler e não vai gostar e com razão, isso é muito relativo. --Pedro 15:17, 6 Dezembro 2005 (UTC)


Olá a todos! S. Bento (da Várzea) nao é uma freguesia de Barcelos?

Não sei. Não será Várzea (Barcelos)? Se o nome for alternativo, pode-se sempre fazer um redireccionamento em São Bento da Várzea (e adicionar em São Bento). -- Nuno Tavares 21:29, 10 Dezembro 2005 (UTC)

É de facto uma freguesia do concelho de Barcelos, que fica na estrada Barcelos-Famalicão.

De onde vem o valor de 40000 habitantes? Pelos dados que tenho, a única freguesia que faz parte da cidade de Barcelos é Barcelos (freguesia). 217.129.204.135 18:17, 9 Julho 2006 (UTC)

Da zona urbana fazem parte Barcelos, grande parte de Arcozelo, e zonas de Barcelinhos e São Martinho. O valor de habitantes está errado, deve ter sido alguma estimativa "atirada para o ar". 87.196.121.33 03:14, 11 Agosto 2006 (UTC)
  • Andam rumores a dizer que algumas freguesias de Barcelos iriam/desejariam ser transferidas para Esposende e para a Póvoa devido à excessiva dimensão do concelho, e que a maior polémica é a transf. de barqueiros para Esposende. São boatos ou realidade? --Pedro 00:57, 1 Outubro 2006 (UTC)

Boatos, só pode. Esse argumento não faz sentido porque na prática não resultaria em melhorias nenhumas a qualquer nível.