Discussão:Capivari de Baixo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Por volta do século XVIII inicia-se o povoamento da região de Capivari de Baixo com o deslocamento da colônia de Santo Antônio dos Anjos, de Laguna, em 1721. Habitada inicialmente pelos índios tupis-guaranis, mais conhecido por Carijós, essa região também foi contemplada mais tarde pela presença dos imigrantes açorianos, portugueses e italianos. Quanto a origem de seu nome, existem algumas hipóteses. A versão oficial enuncia que a origem do nome Capivari de Baixo vem do tupi-guarany que significa Rios das Capivaras. Como esta região é cortada por este rio que os índios locais chamavam de "capivary", suas terras também começaram a ser conhecidas por este mesmo nome. A terminação "de Baixo" provem em função do município encontrar-se geograficamente na parte final do curso desse mesmo rio, cuja nascente localiza-se no município de São Bonifácio.

Até 1941 Capivari era uma região agrícola. Então, com a criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em 1945, houve um crescimento populacional considerável e, assim, Capivari tornou-se um imenso canteiro de obras com operários bem pagos.

Em 2 de setembro de 1985 o então Vereador Luiz Carlos Brunel Alves, da Cidade de Tubarão, apresentou um projeto transformando o então bairro de Capivari em distrito. Esse projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores. Em 4 de julho de 1986 foi sancionada, pelo então prefeito de Tubarão Sr. Miguel Ximenes de Melo Filho, a Lei que criou o distrito.

Em 13 de outubro de 1986 foi homologada a Lei que criou o distrito de Capivari de Baixo pelo governador do estado Esperidião Amin Helou Filho, depois de aprovada pela A.L.

No dia 18 de outubro de 1987 foi instalado oficialmente o distrito de Capivari de Baixo em ato solene na praça da matriz, com inauguração do monumento alusivo ao acontecimento. No dia 21 de agosto de 1991 foi criada comissão de emancipação.

A emancipação do distrito foi aprovada em 15 de março de 1992 com 4.377 votos em plebicito realizado entre seus moradores. No dia 27 de março de 1992, a Assembléia Legislativa aprova a criação do município de Capivari de Baixo, desmembrado de Tubarão. Em 30 de março desse mesmo ano o governador de Santa Catarina, Sr. Vilson Pedro Kleinubing, sancionou a Lei nº 8.556 criando oficialmente o município.