Discussão:Carvão ativado

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 5 de março de 2016 de Jorge Stolfi no tópico Histórico dos usos médicos

Usos médicos limitados[editar código-fonte]

O carvão ativado não serve para qualquer intoxicação. Ele tem efeito apenas para certos tipos de toxinas que são adsorvidas por ele. Segundo a página em inglês:

While it is used to treat many types of oral poisonings, there is no good evidence that it improves outcomes.[3] It is not effective for a number of poisonings including: strong acids or bases, iron, lithium, arsenic, methanol, ethanol or ethylene glycol.[3] In a study of acute poisonings from agricultural pesticides and yellow oleander seeds,[4] the administration of activated carbon did not affect survival rates of patients.

É importante ressaltar essas limitações no artigo. --Jorge Stolfi (discussão) 02h05min de 5 de março de 2016 (UTC)Responder

  • Acrescentei essas informações com fontes, e retirei os links e parágrafos abaixo, que parecem ter motivação publicitária:
(www.ribeiraopreto.sp.gov.br Documento não disponível)
As doses terapêuticas variam conforme o tamanho e peso do paciente, além da substância a ser adsorvida. Tipicamente, o tratamento consiste na aplicação de 50 a 100 gramas de carvão ativado diretamente no sistema digestivo da vítima, via ingestão ou sonda nasogástrica, com repetições da dose após períodos de 4 a 6 horas.
(Blog Tua Saúde em tuasaude.com, Carvão vegetal
Com isso, o carvão ativado passou a ser tratado como um possível antídoto em caso de intoxicações, ganhando destaque na indústria farmacêutica. Atualmente é facilmente encontrado para vendas em farmácias e lojas de produtos naturais, sendo comercializado na forma de [[Pó (forma farmacêutica)|pó]], cápsulas e tabletes.
(Blog Florais e Cia (27 de julho de 2009), 119-' Os Extraordinários Benefícios do Carvão Ativado)
(taps.org.br, Documento não disponível)
--Jorge Stolfi (discussão) 02h56min de 5 de março de 2016 (UTC)Responder

Histórico dos usos médicos[editar código-fonte]

  • A seção "Histórico do uso medicinal" foi retirada de uma página de blog de medicina alternativa, mas essa página não cita suas fontes. Deixei por enquanto, mas ela contradiz a página da wikipédia inglesa (que afirma que o C.A não tem efeito contra arsênico) e meus conhecimentos básicos de química. Seria bom ter a opinião de algum especialista. --Jorge Stolfi (discussão) 02h56min de 5 de março de 2016 (UTC)Responder