Discussão:ColdFusion

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Se não é referente à esse artigo, por que mencionar isso?

--Osias 16:24, 22 Nov 2004 (UTC)

Por que mencionar o termo errado (Cold Fusion)[editar código-fonte]

Por quê muitas pessoas confundem os conceitos e também para que os usuários novatos chamem o termo certo e não o errado "Cold Fusion" (separado). Enfim pra aprender certo do começo. Saudações. Emanuel Costa (Macromedia Certified Developer)

Então é caso pra criar um redirect do termo errado para o certo. --Osias 16:50, 22 Nov 2004 (UTC)

Mas o termo é errado se for referênciado para linguagem de programação. Se for referênciado a Fusão a Frio (em inglês) então está correto. Cordialmente. Emanuel Costa

Não esta' extamente correto... está em inlgês. Ninguém vai procurar fusão a frio aqui digitando "cold fusion", certo? --Osias 16:56, 22 Nov 2004 (UTC)

Eu parto do princípio que pode haver todos os casos. 1 - O sujeito é novato no ColdFusion e procura pelo termo errado (Cold Fusion) O que ocorre muito comumente. Ou 2 - O sujeito pode estar procurando por Cold Fusion (em inglês) se referenciando a fusão à frio (pq não?). Fique a vontade para editar (adicionar links) mas acho importante deixar a mostra esse detalhe do termo correto e do errado.

nos casos
1 - já criei um redirect, que resolve, tente clicar aqui: Cold Fusion.
2 - o sujeito cria vergonha na cara e procura na WP em inglês uma expressão em inglês,en:Cold fusion e se ele fala portugues, tenta na nossa, fusão a frio.
Osias 17:08, 22 Nov 2004 (UTC)

Osias eu acho que é melhor não colocar um redirect. Assim estaria favorecendo a pessoa que escreveu errado. Pois provavelemente ela não iria nem perceber que digitou com espaço e vai pensar que foi pro lugar correto. Talvez na página do Cold Fusion (separado) coloca-se uma nota para a linguagem e para o Fusão à Frio fosse melhor. O que vc acha?

Mas esse argumento é contra TODAS as páginas de redirecionamento que existem por aí... Se a pessoa não perceber o texto que informa que houve um redirecionamento, nós não podemos fazer milagre... E um artigo Cold Fusion que falasse sobre fusão a frio viola a idéia de que a wikipédia não é um dicionário. --Osias 17:57, 22 Nov 2004 (UTC)

Então tá ok! O principal é que a explicação tá dada. Quem quiser aprender que observe os detalhes do texto. ;) Sds Emanuel costa

Procura no wikipedia[editar código-fonte]

Alguem sabe pq quando procuro por coldfusion na busca do site não aparece nada mas quando procuro pelo termo errado "cold fusion" então sou automaticamente redirecionado para o artigo? --208.57.186.106

Maiúsculas fazem diferença... seria bom criar um coldfusion (que é diferente de ColdFusion) com o conteúdo " #redirect [[ColdFusion]]" (sem as aspas, claro). Ou não?
Osias 17:43, 23 Nov 2004 (UTC)

Beleza. Criei tb um redirect pro coldfusion. Agora o engraçado é que quando procuro continua não aparecendo nos resultados e a primeira letra tá maiúscula. Esse é um detalhe que eu não sabia. Que a busca do site era "case-sensitive"

Lista do "por fazer"[editar código-fonte]

Segue minhas sugestões do que poderia ser adicionado para ajudar a descrever melhor o ColdFusion:

1 - Alguns outros exemplos com as tags mais comumente utilizadas.

Uma TAG muito usada no cold é a usada para setar uma variavel. Essa tag é a <CFSET> ela é usada da seguinte maneira.

<CFSET valorCompra = 25>

Para você visualizar esse valor é usado a TAG <cfoutput>.

<cfoutput>

 #variables.valorCompra#

</cfoutput>

É só isso pessoal "Calasans"


2 - Informações relativas à integração do ColdFusion com Flash principalmente utilizando o Flash Remoting.


3 - Exemplos (não de código) de aplicações para soluções utilizando XML, Arquivos, Correio Eletrônico, E-Commerce e Gerênciamento de Conteúdo.


4 - Indicações de livros sobre o tema.


5 - Mostrar um pouco (dentro do que já foi divuldado na internet e não fere o NDA) do futuro do Coldfusion: BlackStone


6 - Divulgação dos CFUGs existentes do Brasil (São Paulo, Rio, Brasilia e Sul)


7 - Comparativo com as outras linuagens de programação web como o baseado nos artigos escritos pelo Guru Ben Forta (que não seja "religioso" e estritamente técnico)


8 - Mostrar mais da interação ColdFusion/J2EE e de como utilizar classes e pacotes Java em CFML.


9 - Listar empresas e orgãos (do Brasil e do Exterior) que utilizam ColdFusion como ferramenta de desenvolvimento.


10 - Falar dos servidores "alternativos" que rodam código CFML como o Bluedragon (existem outros mas não recordo agora os nomes)


Por enquanto é "só" isso.

Saudações

Emanuel


Minha sugestão é dar uma olhada na versão em inglês do arigo pra ver se tem algo a mais pra se basear. Osias 12:17, 26 Nov 2004 (UTC)


As versões das outras linguas são bem simples (a nossa já cobre basicamente as mesmas coisas). Acredito que completando as minhas sugestões nosso artigo ficará bem mais completo e seremos modelo pros gringos (isso se algum deles souber português). Sds. Emanuel.

Faltou mais um item que esqueci de mencionar muito importante:

11 - Descrever os editores de CFML mais comuns, Homesite, Eclipse (usando o plugin CFeclipse), Dreamweaver e ColdFusion Studio (esse último foi descontinuado mas ainda é bastante usado). Sds. EmanuelCosta

briguinhas e ranhetices[editar código-fonte]

Pessoal, fiquemos atentos com editores que estão claramente engajados em eliminar quaisquer entradas para o CFGIGOLÔ, simplesmente porque se sentiram ofendidos com a existência de links para críticas ao conceito de Web 2.0 no artigo de mesmo nome. Eles estão tratando quaisquer entradas ao CFGIGOLÔ como sendo "SPAM", o que é algo absolutamente fora da realidade. Em primeiro lugar porque o CFGIGOLÔ não tem fins lucrativos algum (sequer colocamos anúncios do Google), e segundo porque não vende nada, tampouco consultoria de quem lá escreve. É apenas fonte de informação, livre, gratuíta e irrestrita.

Passarei a contribuir com o artigo daqui em diante. A começar com a atualização de aquisição da Adobe. --Alex Hubner 02:40, 13 Junho 2006 (UTC)

Mais coisas para se fazer[editar código-fonte]

Pessoal, uma boa idéia é olhar o artigo em inglês, mas não necessariamente nos basearmos nele.

Algumas das coisas que farei em breve:

1) Detalhar melhor o histórico do produto

  • Cold Fusion 1.0 (Allaire)
  • Cold Fusion 2.0 (Allaire)
  • Cold Fusion 3.0 (Allaire)
  • Cold Fusion 4.0 (Allaire)
  • ColdFusion 4.5 (Allaire) - passou-se a usar o nome ColdFusion sem espaços
  • ColdFusion 5 (Macromedia)
  • ColdFusion 6.x (Macromedia - versões 6.0 (Neo) e 6.1 (Redsky)
  • ColdFusion 7.x (Macromedia - versões 7.0 (Blackstone) - Adobe 7.02)

2) Detalhar melhor as diferenças entre as versões e incluir uma lista de recursos extras tais como Verity e afins.

3) Colocar frameworks de desenvolvimento (MatchII, ModelGlue, Fusebox, etc);

--Alex Hubner 00:17, 29 Junho 2006 (UTC)