Discussão:Dispersão (óptica)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Estou enviando esta c.e. (carta eletrônica) porque encontrei no seu sítio a palavra ótica com sentido da palavra óptica e essa diferenciação é parte integrante da formação dos profissionais da nossa área (óptica). Sem querer ofender, mas tentando esclarecer essa matéria técnica que é confundida pelo senso comum.


Desculpe-me por ser intrometido assim, mas penso ser uma causa válida.


Assim como a palavra "mixirica" que mesmo sendo simples é grafada de forma incorreta. Esta palavra se escreve assim: MEXERICA.

Muitas palavras não se escrevem da mesma forma que se pronuncia, como por exemplos:

- Fala-se "parabéis" e se escrevem parabéns; - Fala-se "muinto" e se escreve muito; - Fala-se "ótica" e se deve ser escrito óptica.


 A palavra "ótica" se refere ao ouvido, por incrível que possa parecer. Infelizmente uma quantidade muito grande de livros utiliza esta palavra "ótica" como o mesmo sentido da palavra óptica que se refere à visão e não ao olho. Ao olho temos oftalmo. Infelizmente temos uma grande confusão.

ÓTICA E ÓPTICA são duas palavras homófonas (sons iguais e grafias diferentes). Possuem significados distintos. Muitos dicionários, por descuido, apresentam a palavra "ótica" como segundo significado da palavra óptica, infelizmente, novamente.

 O objetivo é esclarecer este fato e para isso temos um texto seguinte para ilustrar ETIMOLOGIA DA PALAVRA ÓPTICA.

Em um bar "movimentado", duas pessoas se abraçam fortemente...

- Oi Maria, tudo bem! - MARIA! Meu nome não é Maria!

- Desculpe-me, Maria, você sabe, eu sou estrangeiro e tenho dificuldade em pronunciar e escrever algumas palavras. Tem somente três anos que estou aqui no Brasil, você sabe, e isso tem causado alguns problemas de comunicação, mas estou aprendendo.

- Tudo Bem! É um enorme prazer revê-lo aqui no bar. Desta vez "passa"! MAS, POR FAVOR, NÃO ME CHAME DE MARIA NOVAMENTE, NA FRENTE DE TODOS OS MEUS AMIGOS, E AINDA ME DANDO UM ABRAÇO, JÁ TE DISSE... MEU NOME É MÁRIO.

Lendo-se a cômica história acima, logo se conclui que UMA LETRA é mais do que importante para nomear.

A etimologia das palavras estuda exatamente a origem das palavras.

A palavra ÓPTICA, do grego OPTIKÉ, pelo latim OPTICE, significa relativo e pertencente à visão. ÓPTICA é um substantivo feminino que designa a parte da Física que investiga os fenômenos de produção, transmissão e detecção de radiação eletromagnética, ou luz. OPIS, OPTER, OPOPE, OPTIKÉ e OPTIKOS determinaram etimologicamente as palavras latino-portuguesas atuais ÒPTICA e OPTOMETRIA. Pode-se, ainda, estudar outros prefixos e palavras relacionadas com a palavra ÓPTICA para se obter um resultado mais preciso deste assunto. Quando se refere à VISÃO, tem se o prefixo OP, como em OPTIKÉ, ÓPTICA, ÓPTICO, OPTER (observar) e OPOPE (a vista). Ainda podem-se observar as variantes desta etimologia: ORAMA (visão), ORAN (contemplar), ORASIS (ver), ORATIKOS (relativo à visão), ORATOS (visível), ORPNAIOS (obscuro), ORPNINOS e ORPNIOS (marrom escuro), OMMA e OSSE (olhos), OSSESTAI (olhar, ver) e OPHTALMOS (olho). OPIS (a visão) liga diretamente as palavras formadas pelo prefixo OP à VISÃO. Então, não se esqueça de que para se referir à visão corretamente deve-se utilizar OP.

Vejamos a palavra ÓTICA, do grego OTIKÓS, OTÓS, que significa relativo ou pertencente ao OUVIDO, ORELHA. Se você procurar esta palavra em um bom dicionário, verificará que ÓTICA ou ÓTICO estão relacionados aos ouvidos e não a visão. A palavra OTOLOGIA se refere à parte da Medicina que trata dos OUVIDOS e suas doenças. Se a letra P fosse retirada das palavras seguintes, seu sentido mudaria completamente. OPTOMETRIA passaria para OTOMETRIA, que significa medida do ouvido. As palavras OTOANTRITE, OTODINIA, OTITE, OTÓLITO, OTOLOGIA, OTOMICOSE, OTOPATIA, OTOPLASTIA, OTORRÉIA, OTOSCLEROSE, OTOSCÓPIO, OTOSPONGIOSE, OTOTOMIA, PARÓTICO (perto da orelha), PAROTIDITE (caxumba), OTORRINO e OTORRINOLARINGOLOGISTA (médico especializado no tratamento das doenças do ouvido (OTO), nariz [RIN (O)] e garganta [LARINGO (E)], estão todas relacionadas com o OUVIDO. Desta forma, não se coloque aqui o P, de ÓPTICA, senão todas elas se relacionarão com a visão. Da mesma forma não elimine o P, de ÓPTICA, para não relacionar esta palavra ao ouvido. Então, podemos afirmar que, etimologicamente: • ÓPTICA (O) se refere à VISÃO; • ÓTICA (O) se refere ao OUVIDO.

É importante, também, mencionar que a palavra OCULISTA não se refere à Oftalmologia. É importante dizer que OCULISTA é aquele que faz óculos e a OCULÍSTICA, a sua arte. Muitos dicionários colocam oculista como sendo o segundo sinônimo de oftalmologista, o que não é correto.

Desculpe-me por esta c.e.