Discussão:Irmãos Wright

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 19 de abril de 2014 de Marcric no tópico Sobre o trabalho dos Irmãos Wright

Reverti porque a contribuição era parcial. Manuel Anastácio 01:52, 4 Nov 2004 (UTC)

Aeronave motorizada[editar código-fonte]

O texto alega que a aeronave dos Wrights utilizada em 1903 era motorizada. Mas afinal, não era um planador catapultado, a voar àlguns centímetros do solo??? Tonyjeff 20:02, 21 Março 2006 (UTC)


O texto alega que o avião foi inventado pelos Wright. Entretanto era um aparelho que alçava vôo com a ajuda de uma catapulta, e para manter o trajeto, deslizava sobre trilhos; somente no ar seu motor o sustentava. A novidade do avião é justamente o fato de alçar vôo por meios próprios e não auxiliados por um outro mecanismo. Pelo menos era isso o regulamento da FAI. Levando-se em consideração que na época quem ditava as regras no meio científico era a Europa, acho um equivoco atribuir a invenção do avião aos Wright. Além do mais, suas pesquisas e testes foram executados em sigilo. Como é possível confiar nestes resultados? Até mesmo nos dias atuais, é necessário expor o que tem sido pesquisado e seus resultados para adquirir respeito e confiança da comunidade científica. Santos Dumont, alçou vôo com seu 14Bis no Campo de Bagatelle, por meios próprios, com o piloto dentro da nave guiando-a. Penso que essa preferência pelos Wright, se deve a importância que o avião adquire após a 1ª guerra mundial, tanto para a aviação civil, quando para fins bélicos. Um invento dessa importância, por motivos políticos, acabou sendo creditado aos norte-americanos, o que era bastante conveniente na formação da imagem de "grande potência" que adquiriu os Estados Unidos da América, ao longo do século XX.


A questão da catapulta é mais complexa do que nos ensinam no Brasil. Os irmão Wright só começaram a usar uma catapulta para lançar o seu avião em 7 de setembro de 1904. Até essa data, eles voaram muitas, mas muitas vezes sem a famosa catapulta. Em dezembro de 1903, quando voaram pela primeira vez em Kitty Hawk, os irmãos Wright usaram um trilho (aparece na foto) para permitir ao avião deslizar, ganhar velocidade e decolar sobre as areias da praia (Kitty Hawk é uma praia). Certamente, sem o trilho, o avião não teria potência para acelerar e decolar na areia fina da praia. O mesmo trilho, com diferentes comprimentos, continuou a ser usado em 1904 em Huffman Prairie até a adoção da catapulta. Os irmão Wright voaram umas 30 vezes em 1904 sem usar a catapulta, sendo o maior vôo anterior a catapulta no dia 13 de agosto de 1904, quando voaram por 50 segundos uma distância de 705m. Porém, além desses 30 vôos bem sucedidos, muitos outros não tiveram sucesso, principalmente em função da falta de vento (23 e 25 de Maio com testemunhas, por exemplo). A catapulta foi na verdade uma tentativa de solucionar o problema e permitir a decolagem em qualquer condição climática, inclusive na ausência de vento. Ela funcionou tão bem que os irmão Wright continuaram usando em 1908, quando se apresentaram na França. Eles queriam homologar um recorde de distância e tempo de vôo. Os franceses, insistiram que um avião devia decolar por conta própria, sem uso de uma catapulta externa. Wilbur então decolou com o seu avião sem catapulta (e sem rodas) para marcar o recorde. Evidentemente, em 1908 o motor de seu avião já era muito mais potente que o que eles dispunham em 1903/1904.

Como vocé sabe tudo? Os irmão Wright usar até 1904 serras pequenas para avios deles. J.M.

que mentira!!![editar código-fonte]

só os ianques acreditam nessa historia!!! como podem querer o crédito de uma invenção se as testemunhas desse fato era apenas dois salva vidas e uma criança que estavam na praia ,e pior até hoje nehuma réplica desse caras saiu do chão,se é assim eu posso afirmar qualquer recorde e colocar meus amigos com testemuhas ou será que não teria que ter um orgão credenciado para avaliar se era um fato verdadeiro ou uma fraude.


Respondendo:

Um "órgão credenciado" filmou e fotografou Graham Bell inventando o telefone ?

Um "órgão credenciado" filmou e fotografou Alfred Nobel inventando a dinamite ?

Um "órgão credenciado" filmou e fotografou uma maçã caindo na cabeça de Issac Newton ?

Um "órgão credenciado" filmou e fotografou Galileu inventando a luneta astronômica ?

Um "órgão credenciado" filmou e fotografou D.Pedro gritando Independência ou Morte ?

Acontece que fatos históricos devem ser avaliados no contexto da época, e são considerados verdadeiros ou não a partir da análise isenta de todos os fatos disponíveis, e não a partir de uma exigência arbitrária de alguém.

Talvez seja o caso de dizer que o 14bis de Santos-Dumont fez apenas dois vôos e depois foi desmontado, e alguns brasileiros (mais preocupados com a "torcida" do que com a verdade) presumem que os Wright fizeram o mesmo. NÂO. Os irmãos Wright fizeram DEZENAS de vôos, com testemunhas. Há uma foto do primeiro vôo. (Alguém vai dizer "Só uma?". Parece que em 1903 nem todo mundo andava com um smartphone no bolso.)comentário não assinado de 189.1.15.195 (discussão • contrib) 22 de julho de 2008 (UTC)

Não podemos desqualificar as tentativas dos irmãos, são apenas isso tentativas, o propio 14 bis foi uma tentativa, um avião mais funcional so foi desenvolvido mais tarde por Santos Dumont, as Demoiselle, A inglatera e seu filho os EUA sempre tiveram um bom faro para a propaganda, foi assim que se tornaram no que são hoje, criaram mitos em torno de fatos pequenos ou simplismente mentiam descaradamemnte, não podemos hoje determinar com exatidam se os voos dos irmãos foram verdadeiramente sem auxilio pois eles mesmo trataram de esconder os fatos. assim o unico jeito de não ser desonesto com a historia, alias carateristicas dos EUA e Inglaterra, seria colocar os tres com percusores da aviação. Jair de castro 04h35min de 7 de Novembro de 2008 (UTC)

WK: POV[editar código-fonte]

Pelo menos daria para os escritores acima esconderem seus preconceitos. A rabidez e forocidade que sao usadas a defender o voo the Dumont e incrivel. Lembrem-se que nacionalismo nao so tem na China, nao seja segados facilmente pela a sua indocrinacao ou sua emocao. Descuple pelo Portugues, mas eu nao a considero minha primeira lingua, mesmo que foi a primeira que aprendi.

  • De mim você não vio discriminação, apenas fatos, hoje não podemos atestar a veracidade de nada, Santos Dumont voo em paris em 1906 com testemunha e ate o filmaram e os Irmãos Wright cade as provas, não contesto seus meritos mas eles mesmo fizeram sua historia confusa ao tentar esconder seus teste de Samuel Pierpont Langley, o certo hoje seria considera os tres os pais da aviação. isso mesmo nacionalismo não tem so na china mesmo, os EUA e o maior exemplo disso.

Jair de castro 04h06min de 18 de julho de 2009 (UTC)Responder

WK: POV Você fala em nacionalismo, mas os yankees são ultranacionalistas, em ferocidade, mas não são os brasileiros que defendem um teste secreto, Santos Dumond expôs publicamente seu invento, fala também no nacionalismo chinês, se esquecendo que a Nação mãe de vocês, Inglaterra, humilhou e explorou o povo chinês sem o menor escrúpulo,coisa que vocês tão bem aprenderão. Não partamos para alegações absurdas, nacionalismos baratos e impróprios,estas máquinas como tantas outras foram inventadas e nos beneficiam de maneira eficiente, e é o que interessa! Há, e não falo assim por odiar os americanos, ao contrário creio que os bons exemplos de uma sociedade unidade, ordeira e em busca da evolução de todos deveria ser seguida por todos.comentário não assinado de 189.24.137.180 (discussão • contrib) 1 de janeiro de 2012 (UTC)

Quem é o pai?[editar código-fonte]

Leitura

-- XÃNÐÏ Æ  00h19min de 6 de outubro de 2009 (UTC)Responder


Artigo muito fraquinho. Só repete catapulta, catapulta, catapulta. Se o primeiro vôo não foi o do Flyer I, então porque não fala do Flyer III, que existe até hoje e fez vôos de 40 minutos, um ano antes do 14bis ???

O primeiro voo controlado e a primeira aviação.[editar código-fonte]

O vôo dos Irmão Write foi homologado pela FAI o primeiro voo controlado mais pesado que o ar como diz no site deles http://www.fai.org/news_archives/fai/000295.asp, mas a FAI homologa como primeiro desempenho esportivo da aviação vôo de Santos Dumont como pode ser conferido no site da FAI http://www.fai.org/fai_news_17_06 no trecho dizendo:

A century later, historians consider this flight, which was duly recorded by official observers from the Aéro-Club de France, to be the first aviation sporting performance homologated by the FAI.Luizdl (discussão)

A se pensar![editar código-fonte]

A resposta para a discórdia é clara: os bodoques já existinham há muito - na idade média, e se bobear muito antes!!!! E o voo da pedra é tão controlado a ponto de matar um pequeno passarinho, que garanto, não quer morrer... --189.61.160.117 (discussão)

Santos Dumont ou Irmãos Wright[editar código-fonte]

Alberto Santos Dumont perante várias pessoas no Campo de Bagatelle apresentou e Voou no seu 14 Bis, homologando sob as luzar da imprensa conhecida há sua época, Já os Irmãos Wright fizeram tudo as escuras, sem nenhuma testemunha e sem nenhuma prova seja ela fotografada, filmada ou gravada de alguma forma para que o crédito realmente seja dado a eles como pais da aviação, titulo este mesmo que com uma visão nacionalista foi concedido a Santos Dumont. Seria a mesma coisa que falar que o Pai da computação é Blaise Pascal e não Charles Babbage, que, desenvolveu uma máquina que era capaz de executar as operações básicas, somar, subtrair, multiplicar e dividir, e também essa máquina era capaz de armazenar dados em uma memória (com 1000 números de 50 dígitos) além de imprimir os resultados.

R: Algumas verdades:

1903: O Flyer I dos irmãos Wright voa 260 metros em linha reta na praia em Kitty Hawk; Existe uma fotografia na Biblioteca do Congresso dos EUA.

1904: O Flyer II dos irmãos Wright voa 5 km e faz curvas e círculos completos em Dayton; Um jornalista acompanhou um dos vôos e publicou um artigo.

1905: O Flyer III dos irmãos Wright voa 40 km, com total controle e pousando sem danos; o Flyer está preservado e exposto em Dayton.

1906: O 14bis de Santos-Dumont voa 220 metros em linha reta no Campo de Bagatelle.

Segundo várias fontes, o Flyer I NÃO usava catapulta. Os irmãos Wright tiveram a idéia de usar a catapulta nos testes com o Flyer II, porque estavam preocupados com voar de forma controlada, e não com a forma de decolagem.comentário não assinado de 201.86.7.112 (discussão • contrib) 31 de outubro de 2015 (UTC)

Um artigo com duas infobox[editar código-fonte]

Alguém poderia providenciar para que as duas infobox estivessem alinhadas horizontal e não verticalmente?--Kaktus Kid (discussão) 21h48min de 17 de fevereiro de 2012 (UTC)Responder

Mas isto não prejudicaria quem navega utilizando uma resolução de tela relativamente pequena?--Luizdl (discussão) 00h41min de 18 de fevereiro de 2012 (UTC)Responder
Duas caixas lado a lado possibilitariam boa visualização sobre estes irmãos. Se prejudica os usuários parcos em recursos visuais não sei! As caixas não são muito largas ...--Kaktus Kid (discussão) 00h46min de 18 de fevereiro de 2012 (UTC)Responder
Veja como ficou na página de testes, na minha opinião ficou espremido.--Luizdl (discussão) 02h25min de 18 de fevereiro de 2012 (UTC)Responder
Não ficou bom! Que pena. Obrigado --Kaktus Kid (discussão) 10h09min de 18 de fevereiro de 2012 (UTC)Responder

Sobre o trabalho dos Irmãos Wright[editar código-fonte]

Fiquei um tanto surpreso com o fato de não haver na Wikipédia os artigos sobre as realizações práticas dos Irmãos Wright, que não foram poucas. O meu entendimento sobre essa questão da "disputa" entre quem "inventou" o avião é totalmente superável e relativamente simples de entender: mantendo aquela máxima de que: "nada se cria tudo se copia", a "invenção" na realidade foi uma evolução prática de vários trabalhos desde Leonardo da Vinci. Destas evoluções, a de Santos Dumont de 1906, foi e até hoje é reconhecida como sendo o primeiro avião (aparelho capaz de levantar e manter voo controlado com meios próprios), sem ajuda de elementos externos (o vento, trilhos ou uma catapulta, por exemplo). O que os Irmãos Wright alegaram ter realizado desde 1903, mesmo considerando as "provas" por eles "exibidas" como válidas, era na melhor das hipóteses, segundo esse critério, um planador motorizado, que alçava voo por meio de elementos externos e se mantinha em voo com o auxílio de um motor de baixa potência. Os seus projetos só começaram a evoluir na direção de um avião autônomo à partir de 1908, quando eles tiveram contato com o que era feito na Europa daquela época. E é isso que o Aeroclube francês reconhece até os dias de hoje. Dito isso, não ha como não reconhecer as inúmeras contribuições importantes que os artefatos dos Wright deram à aviação, antes e depois do voo do 14 bis, portanto, pretendo criar os artigos sobre essas realizações aqui na Wikipédia:

Depois de iniciar o trabalho de revisão deste artigo, descobri que está tudo muito bem documentado no artigo en:History by Contract onde se lê textualmente que: "In return, the United States guarantees the aircraft to be displayed prominently in the nation’s capital and to be identified as the first heavier-than-air flying machine in which men made a controlled and powered flight." (primeira máquina voadora mais pesada que o ar na qual o homem efetuou um voo motorizado controlado), que absolutamente não a qualifica como um avião. Portanto, esse artigo passa a ter importância fundamental nesse processo de atualização

Discordo. Onde estão definidos os critérios para "qualificar" um avião? O próprio artigo linkado avião começa com a seguinte frase: "Um avião ou aeroplano é qualquer aeronave que necessita de asas fixas para se sustentar no ar." Logo adiante, diz "Duas características comuns a todos os aviões são a necessidade de um fluxo constante de ar pelas asas para a sustentação da aeronave e a necessidade de uma área plana e livre de obstáculos onde eles possam alcançar a velocidade necessária para decolar e alçar voo, ou diminuí-la, no caso de uma operação de pouso. A maioria dos aviões, portanto, necessita de um aeroporto..." Os irmaõs Wright só tinham a areia da praia, e fizeram uma "pista" com ripas de madeira. Onde isso desqualifica um avião? Um 747 também não pode decolar na areia da praia. O 747 não é avião ? Um F-14 usa uma catapulta para decolar do porta-aviões. O F-14 não é avião?

Em 22/04/2014, segundo a wright-brothers.org ainda faltam ser criados os seguintes artigos sobre as aeronaves Wright:

Se ninguém tomar a iniciativa, mais adiante eu tento criá-los, sendo que o modelo "H", que não tem correspondente em inglês, é bem importante, pois foi o primeiro a utilizar uma cabine fechada.

--Marcric (discussão) 10h31min de 19 de abril de 2014 (UTC)Responder

Será que é tão difícil entender ?[editar código-fonte]

Gente, leiam o artigo. Leiam as fontes citadas. O FLYER I não usava catapulta !!! Agora, dá para parar com esta tolice de "primeiro a alçar vôo por meios próprios" ???comentário não assinado de 201.86.7.112 (discussão • contrib) 31 de outubro de 2015 (UTC)

O artigo é sobre duas pessoas, portanto um artigo biográfico. O artigo deve mostrar os fatos relevantes da vida dessas pessoas. O que Santos-Dumont tem a ver com isso ?comentário não assinado de 201.86.7.112 (discussão • contrib) 31 de outubro de 2015 (UTC)

Favor ter um pouco mais de seriedade !!!!![editar código-fonte]

Gente, eu seiu que muita gente acha que o Flyer I usava catapulta. Tem até sites brasileiros que dizem isso. NÃO É VERDADE!!! Busquem uma bibliografia séria e vejam. E por favor, parem de vandalizar a página.

o Usuário Alrora boreal colocou NO CABEÇALHO que o Flyer I foi a "segunda" máquina voadora e que ela era "jogada ao ar". Colocou três fontes que não dizem absolutamente nada disso, sem falar no absurdo que é algo que voou em 1903 ser o segundo, e algo que voou três anos depois ser o primeiro. Também removeu uma afirmação válida, essa sim com fonte correta. Posso citar textualmente se quiserem.

Então, chega de "nacionalismo" burro, por favor. Acreditar em bobagens não é patriótico. Patriótico é buscar o conhecimento.