Discussão:Liderança

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Estrutura lógica do artigo[editar código-fonte]

Este artigo me parece baseado apenas em uma parte da literatura disponível. Eu me proponho a alterar a estrutura lógica do artigo, explorando as teorias de liderança existentes e depois endereçando os possíveis campos onde a liderança pode ser aplicada, indo além do mundo empresarial.

Eu me proponho a alterar este artigo em linha com alterações que pretendo sugerir no artigo wiki-en, que também está um pouco confuso.

Comentários ou sugestões? --Editor br (discussão) 08h12min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)

Colocando aqui resposta de Sergiobarreto a minha pergunta, colocada na minha página de discussão: Caro Editor_br, realmente o artigo Liderança está mais voltado ao campo empresarial. Merece uma expansão, com novos tópicos de modo a tornar o conceito mais abrangente. Entretanto, penso que a parte "empresarial", com o respectivo embasamento dos autores, não deva ser alterada significativamente. Abraços. Sergiobarreto (discussão) 10h53min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)
Resposta: mesmo dentro do contexto de liderança empresarial há bastante a expandir. Vou expandir a parte de teorias de liderança, trabalhando tanto na wiki-en como na wiki-pt. Não se preocupe, pois vou preservar muito do que foi escrito e vou embasar as alterações tendo como base fontes fiáveis. Estou usando como referência o livro de Ronald Heifetz, Leadership Without Easy Answers, que dá uma visão geral sobre diferentes teorias de liderança na sua introdução. Estou consultando as fontes bibliográficas do mesmo, que são bastante extensas e podem trazer outras perspectivas quanto ao tópico. --Editor br (discussão) 14h27min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)
Estou trabalhando bastante na entrada sobre liderança em Inglês, que está muito ruim. Comecei a expandir as theorias sobre liderança lá. A idéia é explorar a teoria de traços de personalidade com maior profundidade e vinculá-la a acadêmicos da área. A teoria de liderança situacional precisa também ser retrabalhada. Por fim, vou incluir a teoria de estilos de liderança dentro da "contingent theory" (não achei tradução para pt, sugestões?). Lewin e Lipitt baseiam muito dessas idéias e eles são os precursores dessa corrente de pensamento. --Editor br (discussão) 00h53min de 7 de Dezembro de 2008 (UTC)

Obras sobre liderança escritas originalmente em português[editar código-fonte]

Tenho encontrado dificuldades de referenciar o assunto liderança a acadêmicos brasileiros ou portugueses. Alguém conhece alguma bibliografia nacional a respeito? --Editor br (discussão) 00h52min de 7 de Dezembro de 2008 (UTC)

Texto reescrito sobre o estudo e teorias[editar código-fonte]

O texto escrito é parcial e carece citações. Proponho reescrever da seguinte forma. O texto ainda precisa de trabalho.

O Estudo da liderança[editar código-fonte]

A natureza e o exercício da liderança tem sido objeto de estudo do homem ao longo da sua história. Bernard Bass (2007) argumenta que "desde sua infância, o estudo da história tem sido o estudo dos líderes - o que e porque eles fizeram o que fizeram". [1] A busca do ideal do líder também está presente no campo da filosofia. Platão, por exemplo, argumentava em A República que o regente precisava ser educado com a razão, descrevendo o seu ideal de "rei filósofo". Outros exemplos de filósofos que abordaram o tema são Confúcio e seu "rei sábio", bem como Tao e seu "líder servo".

Acadêmicos argumentam que a liderança como tema de pesquisa científica surgiu apenas depois da década de 30 fora do campo da filosofia e da história. [carece de fontes?]

Segundo Chiavenato a Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas. - Não consegui entender a relevância dessa frase. O que ela quer dizer? --Editor br (discussão) 16h43min de 6 de Dezembro de 2008 (UTC)

  1. Bass, Bernard, 2007, Concepts of Leadership, em Robert P. Vecchio (ed.) Leadership. Understanding the Dynamics of Power and Influence in Organizations, 2nd edition, Notre Dame: University of Notre Dame Press.