Discussão:Maria Pia de Saxe-Coburgo e Bragança

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 17 abril de AnnaBruta no tópico Hilda de Toledano no site Family Search
Arquivo I
Arquivo II

Arquivos[editar código-fonte]

A informação que aqui constava foi transferida para Discussão:Maria Pia de Saxe-Coburgo e Bragança/Arquivo 1. Obrigado. Darwin (discussão) 20h37min de 1 de abril de 2009 (UTC)Responder

Devido ao excesso de informação que já aqui de novo constava, foi aberto o Discussão:Maria Pia de Saxe-Coburgo e Bragança/Arquivo 2. Boas contribuições a todos! Anjo Sozinho (discussão) 16h39min de 26 de junho de 2018 (UTC)Responder

Princípio da imparcialidade[editar código-fonte]

Questionei a neutralidade deste artigo, pois existe conteúdo que não respeita a imparcialidade exigida na Wikipédia.

Exemplo:

Na secção titulada "Abdicação", os processos movidos contra Rosario Poidimani são tratados como alegações e suposições ("o Governo Português decidiu agir contra o pretendente Rosario Poidimani de modo a alegadamente salvaguardar os interesses portugueses no estrangeiro"; "Rosario Poidimani foi detido sob a acusação de uma suposta burla em relação à venda de passaportes diplomáticos que o pretendente afirmou estar autorizado a emitir (...)"), ao mesmo tempo, é afirmado que "O pretendente iniciou ainda várias ações judiciais contra Duarte Pio de Bragança e contra os funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros que o acusaram sem fundamento". Para manter a mesma linha de raciocínio e imparcialidade, não deveria ser "que alegadamente o acusaram sem fundamento"? No entanto, já corrigi esta questão.

Utilizar como referência um site chamado "rei faz de conta" que tem como objetivo ridicularizar Duarte Pio de Bragança, respeita ainda menos o principio da imparcialidade utilizado nos artigos da Wikipédia. Retirei esta e outras referências que, para além de tendenciosas, já nem estão disponíveis online e coloquei um aviso de que o artigo necessita de fontes (de preferência fiáveis e imparciais) que cubram todo o conteúdo. AlmeidaBenevides 12h05min 22 de março de 2024 (UTC)

Verificabilidade[editar código-fonte]

Política de verificabilidade da Wikipédia:

"Os artigos deverão conter somente material que tenha sido publicado em fonte reputada.

Os usuários que adicionem novo material deverão citar uma fonte reputada. Se tal não acontecer, qualquer editor poderá remover o material introduzido.

A obrigação de providenciar uma fonte reputada cabe ao editor que deseja introduzir novo material e não aos editores que desejem remover esse mesmo material."

Uma petição pública não é uma fonte reputada e a petição de Maria Pia de Bragança, em específico, é, na realidade, uma campanha propagandística, com afirmações que deveriam ser tratadas como alegações. AlmeidaBenevides 12h05min 22 de março de 2024 (UTC)

Hilda de Toledano no site Family Search[editar código-fonte]

O site Family Search contém uma lista de passageiros de 1935, chegados a Nova Iorque, onde se menciona uma Hilda de Toledano, 27 anos de idade (nascida em 1907 ou 1908), nacionalidade cubana, natural de Lisboa, Portugal. https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-G5DG-XHG?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A24V6-8HN&action=view.

No mesmo site, há outra lista, onde se menciona a eventual mãe, Amelia Laredo de Toledano, https://www.familysearch.org/search/record/results?q.givenName=Amelia&q.surname=Laredo%20de%20Toledano

Casamento de Hilda D De Toledano com Francisco J Bilbao Y Batista, em 1926, em St Giles, Londres https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QVZT-N2SZ AnnaBruta (discussão) 23h44min de 17 de abril de 2024 (UTC)Responder