Discussão:Mecânica clássica

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 23 de novembro de 2009 de Dmbfm no tópico Um pedido de revisão




O final da introdução menciona que:

> A mecânica clássica é amplamente compatível com outras teorias clássicas como o eletromagnetismo e a termodinâmica, também > "clássicas" (estas teorias têm também o seu correspondente quântico).

é melhor suprimir esta frase uma vez que a questão de compatibilidade não é clara, e num sentido profundo a mecânica clássica é incompatível com o eletromagnetismo. Este é afinal o ponto de inicial discussão da relatividade restrita.

ensino de mecanica classica[editar código-fonte]

é absolutamente dispensável a parte da introdução que diz ser ela, a mecanica classica, o primeiro campo a ser estudado, já que além de não ser necessarimente verdadeiro é tambem inútil

___

Você tem razão... Vim à página de discussão para fazer este comentário. Vou ver se corrijo a frase...

--Lauro Chieza de Carvalho (discussão) 02h16min de 10 de junho de 2009 (UTC)Responder

mecanica lagrangiana e hamiltoniana[editar código-fonte]

A importância da mecanica lagrangiana e hamiltoniana vai muito além de simplificar sistemas, embora o faça frequentemente, a importancia esta mais para sua rigorosidade matematica e para sua eficiencia em tratamentos teóricos.

Eu achei uma boa idéia criar a página mecânica newtoniana para poder extender essa aqui a toda a física clássica: newtoniana, lagrangeana e hamiltoniana; por isso eu mudei parte do que estava escrito aqui. Espero que todos concordem.

vcs tem as medidas dos pistoes ate o carter

Um pedido de revisão[editar código-fonte]

Amigos editores, não estou procurando criticar o trabalho de vocês, até por que sou um novato aqui, e imagino a dificuldade da expansão do Wikipédia em português. Que o artigo está incompleto, creio que ninguém há de descordar. Mas creiro que, além disto, a estrutura dele não fornece um bom "esqueleto" para a sua expansão em um artigo sólido sobre a mecânica clássica. Proponho então, em conjunto com os colegas, uma reestruturação, onde coloborarei como puder. Para isso acho bom estabelecer uma bibliográfia básica, onde sugiro: Goldstein, Poole & SafkoClassical Mechanics, Lemos, N. Mecânica Analítica, Landau & Lifchtiz, Mechanics e Arnolod, V. I, "The Mathematical Methods of Classical Mechanics", para a parte do formalismo da mecânica clássica; para uma discussão conceitual e histórica, Nussenzveig, Moyses, Curso de Física Básica - 1, o Princípia de Newton, Jammer, Max, Concepts of Space e Dugas, "A History of Mechanics". Se quiserem, também escrevi algumas notas de estudo sobre mecânica clássica, mais no ambito do formalismo, que está disponível aqui: http://docs.google.com/fileview?id=0B1CE4qhCLGLpZDg4OTYyNzUtMWVmNy00MzYwLWE0MjYtYzhlYWE0MzhkMDBh&hl=en.

Sinceramente acho que deve ser uma reestruturação total. A parte de 'Unidades de Medida' parece desnecessária. As divisões seguintes estão vazias, e também não parecem servir à nenhum propósito.


Espero respostas, um abraço! --Dmbfm (discussão) 03h51min de 23 de novembro de 2009 (UTC)Responder