Discussão:Póvoa de Varzim

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 10 de abril de 2021 de GualdimG no tópico Freguesias 2 x
Portal-Logo
Portal-Logo
Este artigo esteve em destaque no Portal do Grande Porto


Eu honestamente acho que é melhor só colocarmos Entre-Douro-e-Minho. A Povoa andou sempre de ping-pong entre o Porto e Braga, apesar de se ter ligado ao Porto desde tempos ancestrais, a verdade é que grande parte do século XX esteve ligada a Braga e considerada parte do Minho (ainda o é culturalmente em quase todo o concelho). A Póvoa e Vila do Conde são por isso zonas do Entre-Douro-E-Minho, que é uma antiga região antes da divisão do Douro Litoral e do Minho. Isto acontece porque há identidade com as duas regiões, o que é normal visto estarem na fronteira... A Povoa por exemplo, é quase um enclave no Minho e as suas aldeias são aldeias minhotas. Em termos religiosos, a Povoa tem sede em Braga e não no Porto, apesar de ter quase tudo mudado para o Porto, só em 2001, os telefones mudaram para a zona do Porto. A Povoa está à mesma distancia do Porto e Braga - 25km. Bom, admito que é uma situação complicada já que iria tornar este artigo inconsistente com os outros que so usam minho e outros que só usam douro litoral.-Pedro 16:11, 10 Jun 2005 (UTC)

  • Concordo com aquilo que disseste, mas como por certo concordarás, por vezes as delimitações político-administrativas não têm em conta as afinidades geo-culturais das populações envolvidas. Esse parece ter sido o caso da Póvoa. Por isso decidi colocar a província da qual oficialmente fez parte a partir de 1936 (Douro Litoral), e depois entre parênteses a antiga região/comarca à qual andou desde sempre ligada, o Entre-Douro-e-Minho. Espero que concordes. Já agora, acho o teu artigo francamente bom, tou só a revisar o português, gostaria de o propor como artigo para figurar em destaque. --André 16:51, 10 Jun 2005 (UTC)
    • Não sabia que desde 1936 pertence ao douro litoral, pensei que ficasse até mais tarde em Braga. Até tenho colegas de Gaia que pensam que a Povoa pertence a Braga, olha só! Qdo até pertence ao gr.Porto... Quanto ao artigo obrigado!!! Mas ainda faltam alguma info em termos de imagens, festas e eventos. Precisa de melhores imagens, mas eu tenho um azar com fotografia ou a máquina não vale um "cacete" (mais provavel), mas tem um optimo som. Brigado pela revisão! ficou fixe. -Pedro 17:38, 10 Jun 2005 (UTC)
      • Pedro dixit: «Não sabia que desde 1936 pertence ao douro litoral» ... Pois... O que é que queres? Invenções do dr. Salazar... Os nossos reis sempre eram muito mais inteligentes e resolveram o problema não dividindo nada, era tudo Antre-Douro-e-Minho (para usar o português quinhentista) e ponto final (lol). --André 17:44, 10 Jun 2005 (UTC)
  • Acho que o salazar não era assim tão burro. A ideia da costa verde, costa do sol, montanhas, etc não era dele? Bom... acho que o artigo já está com imagens suficientes, se calhar a mais, não? -Pedro 18:20, 24 Jun 2005 (UTC)
  • Tanto quanto sei as pessoas da Póvoa gostam mais de se ligar ao Porto do que ao Minho, eu acharia errado referir a Póvoa como minhota dado que eles tem feito um esforço para se enquadrar como "portuenses", apesar de eu sentir muita nisso porque eu próprio sou minhoto de gema. Silveringking (discussão) 10h25min de 18 de julho de 2017 (UTC)Responder

PedroPVZ, acabei de notar algo que não estava à espera: a típica e singela lista de freguesias. Se eu quiser saber rapidamente quantas (e quais) são, tenho que ler o artigo todo? É que estou habituado a chegar ali e pimba... não leves a mal, mas é também uma questão de uniformização... talvez uma predef? Qualquer coisa? Help? -- Nuno Tavares 23:09, 24 Agosto 2005 (UTC)

  • olha o inicio de Municipio:

A Póvoa de Varzim é sede de um pequeno município com 81,94 km² de área e 63 469 habitantes (2001), subdividido em 12 freguesias, a saber: A Ver-o-Mar, Aguçadoura, Amorim, Argivai, Balasar, Beiriz, Estela, Laúndos, Navais, Póvoa de Varzim, Rates e Terroso

tá aí a lista!

Acho que precisava era na predef ter um campo para os forais! Eu honestamente não curto predefs no meio do artigo... já a normal stressa-me um bocado! Não acredito que quem vem a este artigo, vem para clicar em freguesias, se o vai fazer vai lendo o texto e clica se quer saber mais. Ou vai logo à freguesia directamente. A póvoa tem poucas, mas v.conde e Barcelos estão cheio delas! Pobres barcelenses que vao fazer o artigo sobre Barcelos e todo ele percorrido por nomes de freguesias de cima abaixo...--Pedro 00:07, 25 Agosto 2005 (UTC)

Eheeheh, yap. Eu tenho andado a converter algumas para tabelas de duas ou três colunas... mas é mesmo essa tabela que eu sinto falta.. achas que fica muito mal? Elas são poucas, mas a ideia é espalhá-las na vertical (à semelhança dos outros), e não na horizontal (como está agora). É uma questão visual: espera-se encontrar a informação sempre disposta da mesma maneira. Por exemplo, assim:

ou então

Assim não incomoda a imagem, e forma a tal mancha azul a que me referia. Não entendi o que querias dizer com "campo para os forais". Como assim? Um campo para evidenciar as datas do foral dos concelhos? Se é isso parece-me uma ideia excelente! Se for isso, adiciona o campo que quiseres aqui no artigo, no espaço da predefinição, e deixa uma nota na agenda do NTBot (em substituições) que amanhã adiciona-se o campo a todos (tem que ser assim). -- Nuno Tavares 00:29, 25 Agosto 2005 (UTC)

  • sim queria dizer mesmo "foral", é que isso é um dado importante sobre as cidades. Usei a tua ideia dessa tabela que fizeste vê, se conseguires melhorar... --Pedro 00:46, 25 Agosto 2005 (UTC)

Ok, parece-me bem. Se conseguires alinhá-la à esquerda, tanto melhor (não experimentei). Adicionei o parâmetro foral. A ver se não me esqueço de o adicionar amanhã na predef. Atenção ao Mosteiro de Santa Clara. -- Nuno Tavares 01:10, 25 Agosto 2005 (UTC)

  • Honestamente, mosteiro... convento... vai dar tudo ao mm. Mas obrigado pela dica. :P É melhor usar convento, que é o nome mais reconhecido.--Pedro 20:44, 25 Agosto 2005 (UTC)

Eheheh acho que não entendeste... mosteiro de Santa Clara ia dar a um mosteiro de Coimbra. Era por isso... parece que os forais, só para amanhã. -- Nuno Tavares 20:53, 25 Agosto 2005 (UTC)

Demografia: 38 848 ou 63 469 habitantes[editar código-fonte]

Boas, Parabéns pelo excelente trabalho feito. Reparei numa pequena inconsistência. No texto é referido que a Póvoa tem 38 848 habitantes. No entanto, na 'ficha técnica' aparece 63 469 habitantes.

    • obrigado!... 38 848 habitantes é o número de habitantes das freguesias urbanas Aver-o-Mar, Póvoa e Argivai (cidade) que a camara inclui como parte da cidade. 63 469 é o numero de habitantes no concelho.-Pedro 19:05, 1 Setembro 2005 (UTC)

Realmente parabéns a todos que participaram deste artigo! Está muito bom, bem completo. abraço, FML Não clica aqui não, tá? Clica do lado.oi? 13:45, 23 Janeiro 2006 (UTC)

Olá, é a primeira vez que participo numa discussão do wikipédia, cujo conceito acho fantástico. Gostei muito de todo artigo sobre a Póvoa, parabéns, pois infelizmente nem a Camara tem no seu site tanta informação. É a cidade onde vivo e, por isso fico ainda mais contente. Reparei que o orago da Póvoa é Nª Sª da Conceição, depois fui conferir em Póvoa (freguesia) e é o mesmo. Como a festa da cidade é no S. Pedro, não será este o orago do concelho e Nª sª da Conceição apenas da freguesia? - Aurélio 20:56, 27 Abril 2006 (UTC)

  • pegaste num assunto que queria falar na wikipedia e para todos os artigos. Os casos da Póvoa e do Porto em especial, dado que os oragos religiosos principais são diferentes dos populares. Na Póvoa é São Pedro, no Porto São João. mas pela igreja é N. S. Conceição e N.S. Assunção, respectivamente. Pelo que me disseram o orago popular é aceite como orago secundário. Mas... o concelho não é regido pela igreja, mas sim pela câmara. O estado é laico, logo a importancia é a que a camara e o povo escolheu. E, tanto numa cidade como na outra, os santos populares são diferentes do orago. Para as freguesias deveria continuar a valer os oragos e para o concelho, o feriado decidido pela camara seja religioso ou não. Já reparei que na Horta existe o mesmo problema. Se vem um padre, choca-se por ver São Pedro se vem uma pessoa normal choca-se por ver a Senhora da Conceição. É algo que tem que ser mudado nos artigos todos. -Pedro 00:53, 28 Abril 2006 (UTC)

De facto, já tinha tido uma discussão quanto a isso, a respeito do orago da freguesia onde nasci. Lá, toda a gente julga que é Nossa Senhora da Assunção; aqui, asseveraram-me que a sede espiscopal diz que é Nossa Senhora do Amparo. Qual escolher? Não entendi bem qual é a vossa opinião sobre o assunto. De qualquer forma, creio que o problema tem também a ver com o facto de existirem freguesias que incluem várias localidades (como acontece em Carvalhal, onde nasci), cada uma com o seu orago distinto, enquanto que existem outras freguesias que são apenas parte de uma localidade (onde se processa o contrário - existe um orago da localidade, comum a todas as suas freguesias constituintes e o orago de cada uma). Por mim, optava por retirar (manualmente, e caso a caso, consoante as informações que tivermos) os oragos das tabelas e explicitar melhor a coisa no próprio texto. Manuel Anastácio 02:50, 28 Abril 2006 (UTC)

  • não é isso.

Na Póvoa, os principais bairros têm o seu proprio orago (dados pela igreja), e nem sequer são locaalidades distintas dentro da freguesia, são até o centro da cidade. Mas tal como no Porto o que conta é a Sé, na Póvoa o que conta é a Matriz. Mas isso é em termos religiosos para a freguesia. E, o orago é N.S. da Conceição porque a paróquia foi criada na da altura do fim do domínio dos filipes.

O que estamos a falar é outra coisa. O feriado da cidade é no dia 29 de Junho, dia de São Pedro, porque já haviam festas populares em honra a este santo e porque era pescador a câmara escolheu esse dia para ser feriado e fez com que as festas se revitalizassem e pronto... E, o facto é que passaram a ser, de longe, as festas principais e toda a gente julga que São Pedro é o padroeiro da cidade - eu próprio chamo-me Pedro por causa desse santo e claro que toda a vida ouvi dizer que São Pedro é o padroeiro da cidade. A festa da N.S. da Conceição nem sequer é das 5 maiores, se é que se pode chamar aquilo festa. O que se está a sugerir, é tirar o orago da infobox dos concelhos, mas mantendo nas freguesias como até agora. Nos concelhos passava a valer o nome do feriado municipal. Em vez de orago sei lá que nome se dava mas desde que desse para por na Póvoa, o São Pedro, no Porto o São João e numa terra qq o Contestável, porque esse é o feriado municipal e essa é muito provavelmente a principal devoção/festa local. Quem quer saber o orago religioso vai à principal freguesia, que ora tem nome de Sé, Matriz ou o nome da sede do concelho. Não gosto da ideia de por orago maior: N.S.Conceição e Orago menor: São Pedro - continua estranho. É obvio que onde há festas de Santos Populares (Santo António, São João e São Pedro) este problema vai-se repetir. Para já detectei: Póvoa de Varzim, Porto, Lisboa e Horta. Como disse o estado é laico e quem decide essas coisas são o povo que festeja e a câmara que cria o feriado e não a igreja. Todos sabemos que as festas dos santos populares nada têm a ver com religião. recapitulando: Segundo me disseram a igreja decidiu aceitar as principais devoções populares como oragos secundários. No entanto, a igreja não tem poder de decisão sobre o municipio. Logo não faz sentido colocar um orago num concelho. Nas freguesias não há essa questão, já que não há feriados para freguesias. --Pedro 11:30, 28 Abril 2006 (UTC)

Obrigado a todos pelo esclarecimento. Agora, sendo o orago o santo padroeiro da localidade, freguesia, cidade ou concelho, naturalmente é um assunto religioso, portanto, penso que se deve manter a informação de acordo com a informação da igreja e, nos casos de ambiguidade, como na Póvoa, explicar no texto. Aurélio 15:53, 29 Abril 2006 (UTC)

Beiriz tem Mar?[editar código-fonte]

Boas, é a primeira vez que comento um artigo da wikipédia, a minha duvida, e vou tentar procurar mais informação sobre isso, é a seguinte, Beiriz tem ligação ao mar? Já me foi dito por várias pessoas, algumas com alguma idade, que a freguesia de Beiriz vai até ao mar, que parte do estádio do Varzim F. C. está dentro de Beiriz, creio até, mas sem certeza absoluta, que já vi mapas das feguesias que comprovavam isso. Vou tentar arranjar informação sobre isso, mas se puderem investigar agradecia. Joao Alves

É verdade, Beiriz tem uma lingua que vai ao mar. A parte Norte da Avenida Vasco da Gama até ao Hotel Vermar pertence a Beiriz, assim como a Clipóvoa, etc... Parece que por razões históricas de disputas entre os povoados criou-se essa lingua para que os habitantes de Beiriz pudessem ter acesso ao mar. Aurélio.

  • Só agora é possível responder a esta pergunta com maior conhecimento de causa e não apenas um misterio. De facto, Beiriz entra a Norte da Póvoa, contudo a afirmação que a metade norte da Avenida Vasco Gama pertence a Beiriz parece-me exagerada. E a Póvoa não era uma freguesia (paróquia), era uma entidade administrativa.
  • Da Clipovoa até à praia da antiga lagoa (que não é a actual) era sim Beiriz, e a Póvoa estava separada de Aver-o-Mar pela lagoa. A zona da Nova Póvoa/Hotel Vermar e boa parte da zona não construída tenho duvidas que sejam Beiriz, pois eram a tal lagoa, mas dai para nascente, sim. Aver-o-Mar que começava na alminha (junto à Maripraia) e daí até à zona do Alto de Martim Vaz e quase a chegar à clipóvoa era uma lagoa, não pertencia a qualquer freguesia. Isso é possível ver num mapa antigo da Póvoa e Vila do Conde que já coloquei na wikipedia em inglês, que desvenda não só o problema de Beiriz, mas também o problema de Poça da Barca.
  • Ou seja, onde a freguesia de aver-o-mar colocou aquela placa, que está em tribunal, é de facto Beiriz. Também está resolvido o mistério da Légua da Póvoa em Laundos, era lá que acabava Villa Euracini na época feudal. As 3 grandes confusões na Póvoa. São hoje claras, com recurso a pesquisas que têm sido feitas a dados antigos.--Pedro (discussão) 14h08min de 4 de abril de 2013 (UTC)Responder

Pessoalmente discordo que a parte referente a "Touradas" esteja no capítulo "Desporto". É uma maneira original de ver a tourada como um desporto... Se vamos por, aí as lutas de cães ou galos também seriam desporto...Joseolgon 16:31, 1 Maio 2007 (UTC)

  • Isto não é propriamente o sitio para debates anti-tourada. Julgo que é o melhor sitio. Cultura, não me parece que tourada seja simplesmente cultura, é claramente um espaço desportivo, tal como saltos de cavalo e assim. -Pedro 23:52, 12 Abril 2007 (UTC)

Artigo renovado[editar código-fonte]

Aos pouquinhos este artigo foi completamente renovado, e é completamente diferente do que é quando foi destacado. Pelo que vai ficando realmente bom e muito superior quando foi destacado (quer em termos informativos, neutralidade e referencias), tenho-me baseado em enciclopédias de papel, mas os sub-artigos estão fracos/com algumas incoerencias e algumas secções precisarão de revisão (desporto/Economia nomeadamente). Em termos de imagens tb melhorou, mas é necessária uma imagem de dentro do estádio do Varzim durante uma partida de futebol ou uma boa imagem de alguém a praticar bodyboard ou outro desporto bastante popular na Póvoa. Se alguém quiser avançar com isso e substituir a imagem existente. --Pedro (discussão) 15h38min de 6 de Junho de 2008 (UTC)

Literatura[editar código-fonte]

Ola,

Alguem que tivesse vontade, poderia fazer no artigo uma pequena mencao ao escritor jornalista brasileiro Paulo Barreto (Joao do Rio) que defendeu os pescadores de Povoa de Varzim. Um adendo na parte de literatura mesmo. Eu nao costumo fazer artigos ou alterar coisas assim tao importantes, por isso comento.

obrigada e um abraco,

La Jou (discussão) 16h02min de 15 de Novembro de 2008 (UTC)

  • Desculpe o atraso na resposta. Penso que sim, tem importancia, penso que seria melhor integrar a menção ao escritor no artigo na parte de Etnografia ou Demografia, na parte em que fala do isolamento da comunidade e o caso no Brasil ajuda bastante a refernciar/tornar credivel para os leitores este aspecto.

Para a parte de literatura, o objectivo ali é de escritores que conviveram na Póvoa, ou que escreveram sobre ela num dos seus romances, logo num aspecto mais artisticos e menos cientifico/etnografico, que é onde Paulo Barreto se inclui. Vou fazer uma alteração ao texto hoje. Irei quando tiver oportunidade também vou tirar uma foto à placa da Rua Paulo barreto aqui na Póvoa, possuiu a imagem dele com caracteres poveiros. Cumprimentos e obrigado pela sugestão. -Pedro (discussão) 13h51min de 2 de julho de 2009 (UTC)Responder

Bandeira do município[editar código-fonte]

As bandeiras dos municípios e das localidades portuguesas devem estar padronizadas. O facto de uma localidade apresentar uma bandeira de formato diferente das restantes pode levar os consultantes do artigo a pensar que nessa localidade a bandeira é mesmo diferente, o que não corresponde à realidade. Se alguém se comprometer em substituir todos os estandartes pelas bandeiras rectangulares, tudo bem. Eu também prefiro o formato rectangular. Até lá, deve ficar padronizado. Eu não tenho grande jeito com imagens, mas depois de estarem carregadas no Commons talvez possa ajudar colocando-as nos artigos. --Bluedenim (conversa) 15h11min de 5 de novembro de 2009 (UTC)Responder

  • A bandeira da Póvoa é esta. Nao outra. bom, se bem que até recentemente via-se muito ainda a bandeira plena de branco. Este presidente é que massificou a actual, logo vista comum na cidade, como até se pode ver nas imagens. O que voce chama de bandeira é um galhardete. O objectivo da infobox é ter uma Bandeira, se os outros artigos têm galhardetes problema desses artigos, é um problema que não tem a ver com este artigo em particular, devem ser alterados, sem duvida. Não deve ficar "padronizado" com algo errado, desse modo também se nivelava por baixo a dimensão dos artigos, visto que este está superior à media e, por isso, com estrutura diferente e cheio de listas. Se é para ser diferente, claro que não é, é uma mera bandeira municipal. Não é por aí que a Póvoa se individualiza. -Pedro (discussão) 16h34min de 5 de novembro de 2009 (UTC)Responder
Como eu disse, prefiro completamente as bandeiras. Mas até haver um esforço concertado para substituir todos os estandartes (também galhardetes), devia manter-se uma padronização pela maioria. Mesmo eu que tenho particular atenção a bandeiras, quando me deparei com a diferença do símbolo neste artigo, coloquei a hipótese de na Póvoa de Varzim, por alguma razão, não aceitarem estandartes. Não sei se parece estranho (ou se parece que penso demais em bandeiras, eheheheh), mas pensei nisso. Se tive essa impressão, outras pessoas poderão também tê-la. Eu continuo a achar que é melhor manter tudo padronizado até haver garantia de que em todos os artigos haverá substituição (e à falta de melhor, os estandartes também não são assim tão maus). Abraço. --Bluedenim (conversa) 17h06min de 5 de novembro de 2009 (UTC)Responder
  • Realmente... os galhardetes não são maus... são péssimos. lol. brincadeira. Estão é indevidamente colocados nos artigos. julgo não haver fundamentação para substituir uma bandeira por uma consistência meramente teórica, o que na verdade não faz sentido. O objectivo é ter uma bandeira com os respectivos elementos, sem floridos. Em relação aos restantes artigos, há autorização por parte do autor para se usar as bandeiras disponíveis no site, tem é que se recortar o mastro. Ou seja, paciência e voluntarismo por parte de alguem. O estandarte não é comum de se ver realmente. As pessoas comuns valorizam mais o brasão, que é genuíno, que propriamente a bandeira. -Pedro (discussão) 19h46min de 5 de novembro de 2009 (UTC)Responder

reestruturação[editar código-fonte]

  • Se esse é o suposto livro de estilo da wiki pt, chega a ter sub-subsecções, nao faz qualquer sentido. Este artigo segue o livro de estilos dos artigos de cidades da wiki.en que até é muito parecido com o que se pratica aqui. com o acrescento de etnografia. "Pontos turisticos" o que é isso? tudo pode ser ponto turistico e pode nao ser, cabe a cada pessoa decidir o que considera turistico ou nao. Além de que uma rua comercial e surfistas nao tem a ver com turismo, mas vida urbana. --Pedro (discussão) 23h19min de 6 de novembro de 2009 (UTC)Responder


São Paulo como cidade geminada?[editar código-fonte]

  • O Rio de Janeiro é uma cidade geminada com a Póvoa, apesar de ser uma geminação inactiva, ao contrário das geminações com França e Alemanha que são bastante activas. Sobre São Paulo sei que a cidade tem(ou tinha) um vereador poveiro e que tinha declarado o dia 30 de Junho como dia da Povoa de Varzim na cidade. Também existe uma casa dos poveiros. Mas uma geminação desconheço. Seria bom algum tipo de referencia sobre o assunto. ---Pedro (discussão) 22h20min de 4 de abril de 2013 (UTC)Responder

Olá, eu decidi adicionar a Etimologia da Póvoa do Varzim, eu tenho alguma formação linguistica e vi que tinha essa informação disponível na internet, sinceramente, não faço a mínima ideia porque é que isto não foi adicionado antes tendo em conta que há informação disponível online, talvez mais tarde edite a versão inglesa se também tiver falta de informação. No entanto gostaria de pedir um favor, gostaria que verificassem o que eu adicionei, porque pode ser que eu esteja errado é claro. Silveringking (discussão)

Freguesias 2 x[editar código-fonte]

A lista de freguesias está duplicada, na secção Freguesias e na secção Governo, o que me parece desnecessário. GualdimG (discussão) 18h45min de 10 de abril de 2021 (UTC)Responder