Saltar para o conteúdo

Portal:Grande Porto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal do Grande Porto
Página principal   Índices   Projecto e subprojectos

Este portal é dedicado ao Grande Porto, uma metrópole multimunicipal portuguesa, constituída em subregião própria (NUTS III), parte da Região Norte.

O Grande Porto ocupa uma área total de 1.024 km², tem 1.392.189 habitantes (INE, 2007) e é constituído por onze concelhos: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia. O Grande Porto não é inteiramente coincidente com a Área Metropolitana do Porto que é mais abrangente, incluindo também os municípios de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Vale de Cambra e Trofa.

Mostrar outros destaques
 ver · editar Artigo em destaque
Praia do Mar Belo
Espinho é uma cidade situada na sub-região do Grande Porto e integrada na Grande Área Metropolitana do Porto. É sede de um pequeno município, com 21,42 km² de área e 33 701 habitantes (2001), subdividido em 5 freguesias.

No período pré-romano na região existia um castro, o chamado Castro de Ovil, que assentava numa pequena colina de forma circular rodeada por um fosso a Norte e Nascente e por uma ribeira a Sul e Poente, que actualmente se encontra na Freguesia de Paramos. Na origem moderna de Espinho está um grupo de pescadores que aí se estabeleceram pela grande abundância de peixe, pernoitando em abrigos improvisados. O concelho foi criado em 1899, por desmembramento de Santa Maria da Feira.

Espinho é cidade famosa pela sua centenária feira, gastronomia e pelas várias possibilidades nas áreas do turismo e lazer, nomeadamente pelo seu casino (imagem). A feira semanal é a maior do país, realizando-se todas as segundas-feiras, ocupando uma grande extensão da Avenida 24, desde o centro da cidade à freguesia de Silvalde. Aí pode-se encontrar uma grande variedade de produtos, designadamente legumes, frutos, peixe e vestuário.

 ver · editar Citações
Citação
O portuense não gosta de Lisboa. Não gosta da polícia. Não gosta da autoridade. Da autoridade vinga-se, desprezando-a. Da polícia vinga-se, resistindo-lhe. De Lisboa vinga-se, recebendo os lisboetas com a mais amável hospitalidade.
 ver · editar Biografia em destaque
Eduardo Souto de Moura
Eduardo Souto de Moura (Porto, 25 de Julho de 1952 ) é um reputado arquitecto português.

Formado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, iniciou a sua carreira no atelier de Álvaro Siza Vieira mas em 1981, recém-formado, surpreendeu a comunidade dos arquitectos vencendo o concurso para o importante projecto do Centro Cultural da Secretaria de Estado da Cultura no Porto que o viria a lançar como um dos mais importantes arquitectos da nova geração. O seu reconhecimento internacional viria a reforçar-se com a conquista do primeiro lugar no concurso para o projecto de um hotel na zona histórica de Salzburgo, na Áustria, em 1987.

A partir da Casa em Cascais, realizada em 2002, começou a afastar-se da linguagem miesziana que o definiu numa primeira fase da sua obra e começou a redesenhar a forma de construir e criar arquitectura através da complexidade e dinamismo de formas, mas sempre com o cuidado do desenho espacial habitual. Exemplo disso é o Estádio Municipal de Braga, onde o imaginário de teatro e o cenário da pedreira, onde a obra foi edificada, nada nos remetem às primeiras obras do arquitecto, mas muito mais a uma segunda etapa que dá, agora, os primeiros passos.

 ver · editar Sabia que...

 ver · editar Imagens em destaque
 ver · editar Portais relacionados


 ver · editar Concelhos do Grande Porto
 ver · editar Outros portais

Portais de Países e Regiões de Língua Oficial Portuguesa

Angola Brasil Cabo Verde Guiné-Bissau Guiné Equatorial Macau Moçambique Portugal São Tomé e Príncipe Timor-Leste