Portal:Grande Porto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portal do PRT.png Grande Porto
Página principal   Índices   Projecto e subprojectos
Porto - Pont de Lluís I.JPG

Este portal é dedicado ao Grande Porto, uma metrópole multimunicipal portuguesa, constituída em subregião própria (NUTS III), parte da Região Norte.

O Grande Porto ocupa uma área total de 1.024 km², tem 1.392.189 habitantes (INE, 2007) e é constituído por onze concelhos: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia. O Grande Porto não é inteiramente coincidente com a Área Metropolitana do Porto que é mais abrangente, incluindo também os municípios de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Vale de Cambra e Trofa.

Mostrar outros destaques
 ver·editar Artigo em destaque
Autocarro movido a gás
A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, S.A. ou STCP é a empresa que gere a rede de autocarros no concelho do Porto e também várias linhas em concelhos da Área Metropolitana do Porto. Para além dos autocarros, há ainda três linhas de carros eléctricos que estão sob a responsabilidade desta empresa.

O serviço, nas cerca de 70 linhas, é assegurado por um parque moderno de autocarros (perto de 600, com uma média de idade de seis anos e meio). A STCP explora uma das maiores frotas de autocarros a gás da Europa, com um total de 255 veículos, o que representa perto de 50% da sua frota. A empresa participou num programa para testar autocarros movidos a hidrogénio em várias cidades europeias.

A cor-padrão dos autocarros é o azul-e-branco, tendo sido retirados de circulação os antigos veículos cor-de-laranja. Digno de visita é o Museu do Carro Eléctrico, em Massarelos, onde se podem admirar vários veículos que marcaram o passado do Porto.

 ver·editar Citações
Citação

O Porto é o lugar onde para mim começam as maravilhas e todas as angústias.
 ver·editar Biografia em destaque
Valente de Oliveira
Luís Valente de Oliveira (São João da Madeira, 1937) é um político português.

Licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Porto e doutorado pela mesma universidade em 1973, Valente de Oliveira é também diplomado em Planeamento e Desenvolvimento Regional pelo Institute of Social Studies da Haia, Holanda (1969) e tem um master of sciences em Planeamento de Transportes pelo Imperial College da Universidade de Londres (1971). Em 1980 tornou-se professor catedrático na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Esteve à frente do gabinete técnico e da gestão da Comissão de Planeamento Regional do Norte entre 1973 e 1978, tendo sido presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte entre 1979 e 1985.

Exerceu diversas funções governativas: ministro da Educação e Investigação Científica entre 1978 e 1979; ministro do Planeamento e da Administração do Território entre 1985 e 1995; ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação em 2002 e 2003.

Tem escrito numerosos artigos e livros sobre temas relacionados com a sua área de especialização académica e com as responsabilidades políticas que tem exercido, nomeadamente sobre o tema da regionalização. Actualmente, Valente de Oliveira é vice-presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP).

 ver·editar Sabia que...

Av Boavista (Porto).JPG

 ver·editar Imagens em destaque
 ver·editar Portais relacionados
 ver·editar Outros portais

Portais de Países e Regiões de Língua Oficial Portuguesa

Flag of Angola.svg
Flag of Brazil.svg
Flag of Cape Verde.svg
Flag of Guinea-Bissau.svg
Flag of Equatorial Guinea.svg
Flag of Macau.svg
Flag of Mozambique.svg
Flag of Portugal.svg
Flag of Sao Tome and Principe.svg
Flag of East Timor.svg
Angola Brasil Cabo Verde Guiné-Bissau Guiné Equatorial Macau Moçambique Portugal São Tomé e Príncipe Timor-Leste