Portal:Grande Porto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portal do PRT.png Grande Porto
Página principal   Índices   Projecto e subprojectos
Porto - Pont de Lluís I.JPG

Este portal é dedicado ao Grande Porto, uma metrópole multimunicipal portuguesa, constituída em subregião própria (NUTS III), parte da Região Norte.

O Grande Porto ocupa uma área total de 1.024 km², tem 1.392.189 habitantes (INE, 2007) e é constituído por onze concelhos: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia. O Grande Porto não é inteiramente coincidente com a Área Metropolitana do Porto que é mais abrangente, incluindo também os municípios de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Vale de Cambra e Trofa.

Mostrar outros destaques
 ver·editar Artigo em destaque
Estádio do Dragão
O Estádio do Dragão é um estádio de futebol localizado no Porto, classificado, por muitos, como o mais belo e funcional estádio do Euro 2004.

Propriedade do Futebol Clube do Porto, o estádio foi projectado pelo arquitecto Manuel Salgado e tem capacidade para 52 mil espectadores sentados. Foi inaugurado em 2003 e recebeu cinco jogos do Euro 2004: o jogo inaugural (Portugal-Grécia); os jogos da fase de grupos (Alemanha-Holanda e Itália-Suécia); os quartos-de-final (República Checa-Dinamarca); e a meia-final (Grécia-República Checa).

O Estádio do Dragão, que custou cerca de 98 milhões de euros (dos quais 18,5 milhões suportados pelo Estado), veio substituir o velho Estádio das Antas, inaugurado em 1952.

O Estádio do Dragão é de "Grau A", o que significa que pode ser palco de qualquer evento futebolístico nacional ou internacional. Está equipado com a mais avançada tecnologia, nomeadamente em termos de controlo de acessos e de painéis electrónicos. O Dragão recebeu um prémio da "European Convention for Construction Steelwork" e foi o primeiro estádio europeu a conseguir a certificação "GreenLight" da Comissão Europeia que premeia a utilização racional da energia. O Estádio do Dragão, pela sua excelência, tem servido de inspiração para construções similares noutros países.

 ver·editar Citações
Citação
Uma ida ao Porto é sempre uma lição de portuguesismo, tanto mais rica quanto mais raramente lá se vai. É indispensável – é claro! – um mínimo de contacto reiterado com esse lar da nação para nele vermos algumas das significações latentes que enriquecem a nossa consciência.
 ver·editar Biografia em destaque
Aurélio Paz dos Reis
Aurélio Paz dos Reis (Porto, 28 de Julho de 1862 — Porto, 18 de Setembro de 1931), comerciante na sua cidade natal, revolucionário republicano, mação convicto, é considerado o pioneiro do cinema em Portugal visto ter sido o primeiro português que produziu e realizou um filme no seu país, A Saída do Pessoal Operário da Fábrica Confiança, que é uma réplica do primeiro da história do cinema, rodado em França pelos irmãos Lumière, em (18941895) La Sortie de l'usine Lumière à Lyon.

O chamado Kinematógrafo Português – designação usada por Paz dos Reis para referir o cinematógrafo inventado pela família Lumière – foi apresentado em sessão pública no Porto, junto com outros onze «quadros», sete nacionais e onze estrangeiros, no Teatro do Príncipe Real, mais tarde chamado Teatro Sá da Bandeira, no dia 12 de Novembro de 1896. Eram filmes com a duração de cerca de um minuto.

 ver·editar Sabia que...

Porto, Torre dos Clérigos (25).jpg

  • ...o italiano Nicolau Nasoni é tido como o "arquitecto do Porto", pelas muitas obras em estilo barroco que deixou na cidade, entre as quais o seu ex libris, a Torre dos Clérigos (imagem)?
  • ...o "Prémio Dona Antónia" distingue anualmente uma figura feminina portuguesa que se destaque pelo espírito empreendedor e pelas características de organização e gestão empresarial reconhecidas à Dona Antónia Ferreira?
  • ...o Porto ganhou o título de "Invicta" por ter vencido onze meses de cerco miguelista?
  • ...as "contas à moda do Porto" derivam da prática de pagar as mercadorias à chegada?
  • ...as barreiras fiscais à entrada e à saída do Porto só foram abolidas em 1943?
  • ...em 2007, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi considerado pela Airports Council International o terceiro melhor aeroporto da Europa (em termos absolutos) e o mesmo lugar a nível mundial na categoria de menos de 5 milhões de passageiros?
 ver·editar Imagens em destaque
 ver·editar Portais relacionados
 ver·editar Outros portais

Portais de Países e Regiões de Língua Oficial Portuguesa

Flag of Angola.svg
Flag of Brazil.svg
Flag of Cape Verde.svg
Flag of Guinea-Bissau.svg
Flag of Equatorial Guinea.svg
Flag of Macau.svg
Flag of Mozambique.svg
Flag of Portugal.svg
Flag of Sao Tome and Principe.svg
Flag of East Timor.svg
Angola Brasil Cabo Verde Guiné-Bissau Guiné Equatorial Macau Moçambique Portugal São Tomé e Príncipe Timor-Leste