Portal:Grande Porto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal do Grande Porto
Página principal   Índices   Projecto e subprojectos

Este portal é dedicado ao Grande Porto, uma metrópole multimunicipal portuguesa, constituída em subregião própria (NUTS III), parte da Região Norte.

O Grande Porto ocupa uma área total de 1.024 km², tem 1.392.189 habitantes (INE, 2007) e é constituído por onze concelhos: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia. O Grande Porto não é inteiramente coincidente com a Área Metropolitana do Porto que é mais abrangente, incluindo também os municípios de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Vale de Cambra e Trofa.

Mostrar outros destaques
 ver · editar Artigo em destaque
Interior do Majestic
O Café Majestic é um local ligado à história do Porto, não só pela ambiência cultural que o envolve, nomeadamente a tradição do café tertúlia, como também pela sua arquitectura de identidade Arte Nova.

Inaugurado a 17 de Dezembro de 1921 com o nome de "Elite", o café, situado no n.º 112 da Rua de Santa Catarina, esteve desde logo associado a uma certa frequência das pessoas distintas da época. Um dos que estiveram presentes na inauguração foi o piloto aviador Gago Coutinho. No ano seguinte o nome mudaria de Elite para Majestic.

Frequentaram o café nomes como Teixeira de Pascoaes, José Régio, António Nobre, o filósofo Leonardo Coimbra. Mais tarde tornou-se lugar assíduo para os estudantes e professores da Escola de Belas Artes do Porto.

Uma das conhecidas tertúlias que o animaram era constituída pelo escultor José Rodrigues e pelos pintores Armando Alves, Ângelo de Sousa e Jorge Pinheiro. Este grupo adoptaria, devido à classificação final do curso, o irónico nome de "Os quatro vintes", e manter-se-ia unido numa série de exposições no Porto, em Lisboa e em Paris no período 1968-1971.

Hoje em dia o Majestic continua a ser animado com recitais de poesia, concertos de piano, exposições de pintura, lançamentos de livros e a realização de algumas cenas para filmes nacionais ou estrangeiros.

 ver · editar Citações
Citação

Se na nossa cidade há muito quem troque o B por V, há muito pouco quem troque a liberdade pela servidão.
 ver · editar Biografia em destaque
Tomé de Sousa
Tomé de Sousa (São Pedro de Rates, 15031573 ou 1579) foi um militar e político português, o primeiro a ocupar o cargo de governador-geral do Brasil.

Descendente do rei Afonso III de Portugal, foi o primeiro titular da comenda da Ordem de Cristo em 1517, após a reorganização do mosteiro de Rates. No exército, participou na guerra contra os mouros em Marrocos, nomeadamente em Arzila, recebendo como recompensa, em 1535, o título de fidalgo.

A fim de consolidar o domínio português no litoral, a 7 de Janeiro de 1549 Tomé de Sousa foi nomeado primeiro governador-geral do Brasil, recebendo Regimento para fundar, povoar e fortificar a cidade de Salvador, na capitania real da Bahia. Manteve-se no cargo até 1553, sendo sucedido por Duarte da Costa. Após o seu mandato como governador-geral, em 1553, retornou a Portugal, onde ocupou outros importantes cargos públicos.

 ver · editar Sabia que...

 ver · editar Imagens em destaque
Mercearia tradicional "A Pérola do Bolhão", na Baixa do Porto.


She Changes de Janet Echelman, na Praça da Cidade de Salvador.
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Outros portais

Portais de Países e Regiões de Língua Oficial Portuguesa

Angola Brasil Cabo Verde Guiné-Bissau Guiné Equatorial Macau Moçambique Portugal São Tomé e Príncipe Timor-Leste