Portal:Grande Porto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Portal do PRT.png Grande Porto
Página principal   Índices   Projecto e subprojectos
Porto - Pont de Lluís I.JPG

Este portal é dedicado ao Grande Porto, uma metrópole multimunicipal portuguesa, constituída em subregião própria (NUTS III), parte da Região Norte.

O Grande Porto ocupa uma área total de 1.024 km², tem 1.392.189 habitantes (INE, 2007) e é constituído por onze concelhos: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia. O Grande Porto não é inteiramente coincidente com a Área Metropolitana do Porto que é mais abrangente, incluindo também os municípios de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Vale de Cambra e Trofa.

Mostrar outros destaques
 ver·editar Artigo em destaque
Estádio do Dragão
O Estádio do Dragão é um estádio de futebol localizado no Porto, classificado, por muitos, como o mais belo e funcional estádio do Euro 2004.

Propriedade do Futebol Clube do Porto, o estádio foi projectado pelo arquitecto Manuel Salgado e tem capacidade para 52 mil espectadores sentados. Foi inaugurado em 2003 e recebeu cinco jogos do Euro 2004: o jogo inaugural (Portugal-Grécia); os jogos da fase de grupos (Alemanha-Holanda e Itália-Suécia); os quartos-de-final (República Checa-Dinamarca); e a meia-final (Grécia-República Checa).

O Estádio do Dragão, que custou cerca de 98 milhões de euros (dos quais 18,5 milhões suportados pelo Estado), veio substituir o velho Estádio das Antas, inaugurado em 1952.

O Estádio do Dragão é de "Grau A", o que significa que pode ser palco de qualquer evento futebolístico nacional ou internacional. Está equipado com a mais avançada tecnologia, nomeadamente em termos de controlo de acessos e de painéis electrónicos. O Dragão recebeu um prémio da "European Convention for Construction Steelwork" e foi o primeiro estádio europeu a conseguir a certificação "GreenLight" da Comissão Europeia que premeia a utilização racional da energia. O Estádio do Dragão, pela sua excelência, tem servido de inspiração para construções similares noutros países.

 ver·editar Citações
Citação

O Porto é um arrabalde de si mesmo.
 ver·editar Biografia em destaque
Infante D. Henrique
Infante D. Henrique (Porto, 4 de Março de 139413 de Novembro de 1460) foi um príncipe português e a mais importante figura do início da era das Descobertas, também conhecido na História como Infante de Sagres ou Navegador.

O Infante D. Henrique nasceu no Porto, numa Quarta-Feira de Cinzas, dia que se considerava pouco propício ao nascimento de uma criança. Era o quinto filho do rei D. João I, fundador da Dinastia de Avis e de Dona Filipa de Lencastre. O infante foi baptizado alguns dias depois do seu nascimento, tendo sido o seu padrinho o Bispo de Viseu. Os seus pais deram-lhe o nome Henrique possivelmente em honra do seu avô materno, o duque Henrique de Lencastre. Pouco se sabe sobre a vida do infante até aos seus catorze anos. O infante e os seus irmãos (a chamada Ínclita geração) tiveram como aio um cavaleiro da Ordem de Avis.

Em 1414 convenceu seu pai a montar a campanha de conquista de Ceuta, na costa norte-africana junto ao estreito de Gibraltar. A cidade foi conquistada em Agosto de 1415, abrindo para o Reino de Portugal as portas ao domínio do comércio que aquele porto exercia. Em 1415 foi armado cavaleiro e recebeu os títulos de Duque de Viseu e Senhor da Covilhã. A 18 de Fevereiro de 1416 foi encarregue do Governo de Ceuta, cabia-lhe organizar no reino a manutenção da Praça marroquina.

 ver·editar Sabia que...

Vimaraperes.jpg

 ver·editar Imagens em destaque
 ver·editar Portais relacionados
 ver·editar Outros portais

Portais de Países e Regiões de Língua Oficial Portuguesa

Flag of Angola.svg
Flag of Brazil.svg
Flag of Cape Verde.svg
Flag of Guinea-Bissau.svg
Flag of Equatorial Guinea.svg
Flag of Macau.svg
Flag of Mozambique.svg
Flag of Portugal.svg
Flag of Sao Tome and Principe.svg
Flag of East Timor.svg
Angola Brasil Cabo Verde Guiné-Bissau Guiné Equatorial Macau Moçambique Portugal São Tomé e Príncipe Timor-Leste