Portal:Lisboa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal Lisboa
 ver · editar Lisboa  
Torre de Belém

Lisboa GCTE é a capital e a maior cidade de Portugal. A cidade é considerada uma cidade global alfa e é também a capital do Distrito de Lisboa e da Área Metropolitana de Lisboa. É ainda o principal centro da sub-região estatística da Grande Lisboa. Lisboa possuía, em 2004 uma população de 564 657 habitantes e uma área metropolitana envolvente que ocupa cerca de 2 870 km², com cerca de 2,8 milhões de habitantes. A sua área metropolitana concentra 27% da população do país. A Região de Lisboa, que abrange do estuário do Tejo ao norte da Península de Setúbal, apresenta um PIB per capita superior à média da União Europeia, que faz desta a região a mais rica de Portugal. O concelho de Lisboa tem 83,84km² de área, e apresenta uma densidade demográfica de 6 734,94 hab./km².


Ler mais sobre Lisboa

 ver · editar Artigo em destaque
Rio Tejo visto do Castelo de Almourol

O Tejo é o rio mais extenso da Península Ibérica. A sua bacia hidrográfica é a terceira mais extensa na Península, atrás do rio Douro e do rio Ebro. Nasce em Espanha - onde é conhecido como Tajo - a 1593 m de altitude na Serra de Albarracín, e desagua no Oceano Atlântico, banhando Lisboa, após um percurso de cerca de 1007 km. A sua bacia hidrográfica é de 80.600 km² (55.750 km² em Espanha e 24.850 km² em Portugal), sendo a segunda mais importante da Península Ibérica depois da do rio Ebro.

Nas suas margens ficam localidades espanholas como Toledo, Aranjuez e Talavera de la Reina, e portuguesas como Abrantes, Santarém, Salvaterra de Magos, Vila Franca de Xira, Alverca do Ribatejo, Forte da Casa, Póvoa de Santa Iria, Sacavém, Alcochete, Montijo, Barreiro, Seixal, Almada e Lisboa.

Da foz do Tejo partiram as naus e as caravelas dos descobrimentos portugueses. A onda que assolou Portugal no dia do terramoto de 1755 subiu o rio e inundou Lisboa e outras localidades na margem.

Em Lisboa o rio Tejo é atravessado por duas pontes. A mais antiga é a Ponte 25 de Abril (inaugurada em 1966, então Ponte Salazar), uma das maiores pontes suspensas da Europa, e que liga a capital de Portugal a Almada. A outra é a Ponte Vasco da Gama, de cerca de 17 km de comprimento. Foi inaugurada em 1998 e liga Lisboa (Sacavém) a Alcochete e Montijo. O local mais largo deste rio chama-se Mar da Palha e fica entre a Lisboa, Vila Franca de Xira e Benavente.


Ler mais sobre o Rio Tejo

 ver · editar Sabia que...

...os Pastéis de Belém foram considerados a 15.ª mais saborosa iguaria do mundo pelo jornal The Guardian, em 2009?

 ver · editar Categorias
 ver · editar Biografias
Retratado por João L. Roth

Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888Lisboa, 30 de Novembro de 1935), mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português.

É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Luís de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou a sua obra um "legado da língua portuguesa ao mundo". Por ter crescido na África do Sul, para onde foi aos sete anos em virtude do casamento de sua mãe, Pessoa aprendeu a língua inglesa. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa. Fernando Pessoa dedicou-se também a traduções desse idioma.

Ao longo da vida trabalhou em várias firmas como correspondente comercial. Foi também empresário, editor, crítico literário, activista político, tradutor, jornalista, inventor, publicitário e publicista, ao mesmo tempo que produzia a sua obra literária. Como poeta, desdobrou-se em múltiplas personalidades conhecidas como heterónimos, objecto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra. Centro irradiador da heteronímia, auto-denominou-se um "drama em gente".


Ler mais sobre Pessoa

 ver · editar Imagem em destaque
Ruínas de Lisboa.
Após o terramoto de 1755, os sobreviventes viveram em tendas nos arredores da cidade, como ilustra esta gravura alemã de 1755.
 ver · editar Colabore


 ver · editar Tópicos
 ver · editar Wikimedia
Lisboa no Commons Lisboa no Commons
Imagens e mídia
Lisboa no Wikcionário Lisboa no Wikcionário
Definições
Lisboa no Wikilivros Lisboa no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Lisboa no Wikinotícias Lisboa no Wikinotícias
Notícias
Lisboa no Wikiquote Lisboa no Wikiquote
Citações
Lisboa no Wikisource Lisboa no Wikisource
Biblioteca
Lisboa na Wikiversidade Lisboa na Wikiversidade
Recursos de aprendizado
 ver · editar Portais relacionados