Alta de Lisboa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Alta de Lisboa, mais conhecida por Santa Clara, é um bairro do concelho de Lisboa, situado a norte da Segunda Circular e a poente do Aeroporto da Portela.

Este bairro está distribuído por duas freguesias: Lumiar e Santa Clara.

História[editar | editar código-fonte]

O território da Alta de Lisboa (freguesia de Santa Clara) situa-se na antiga zona “saloia” que abastecia a cidade de Lisboa, com suas quintas e campos de cultivo até às primeiras décadas do século XX.

O projecto da Alta de Lisboa tem início em 1984 a partir de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa como entidade pública e a Sociedade Gestora da Alta de Lisboa (SGAL), como empresa privada, estabelecida após um concurso internacional. O empreendimeto do Alto do Lumiar, como era então designado, abrangeu uma área de 300 hectares, localizada entre o Aeroporto da Portela e a Alameda das Linhas de Torres, onde viviam cerca de quatro mil famílias agrupadas nos bairros da Musgueira Norte, Musgueira Sul, Quinta Grande, Quinta do Louro, Pailepa, Cruz Vermelha, Calvanas e Quinta das Pedreiras.[1]

Referências

  1. Revista Municipal da Câmara Municipal de Lisboa n.º 15, 1.º Trimestre de 1986.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Lugares e Bairros, integrado no Projecto Grande Lisboa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.