Cruz Vermelha (Lisboa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde fevereiro de 2012). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.

O Bairro da Cruz Vermelha é um bairro da cidade de Lisboa, freguesia do Lumiar. É um bairro social em abrangente crescimento, onde existem focos de criminalidade e pobreza[carece de fontes?].

Foi construído na segunda metade da década de 60 do século XX, numa iniciativa assistencialista da Cruz Vermelha Portuguesa e da Câmara Municipal de Lisboa. O bairro era inicialmente composto por casas unifamiliares geminadas, construídas com materiais precários e baratos e destinava-se a famílias carenciadas e vítimas de desastres naturais.[1]

Na década de 70 o bairro foi ampliado com a construção de vários edifícios colectivos no espaço existente entre o bairro da Cruz Vermelha e o bairro da Musgueira Norte.[1] Parte dos edifícios foram ocupados ainda em construção após a revolução de 25 de Abril de 1974.[1] Actualmente o bairro da Cruz Vermelha é composto apenas por edifícios colectivos e integra-se no Plano de Urbanização do Alto do Lumiar, comercialmente conhecido por Alta de Lisboa.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c Antunes, Gonçalo (2015). Da Musgueira à Alta de Lisboa - recomposição social e urbana. Lisboa: Chiado Editora 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Lisboa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.